SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Intel Arrow Lake | Veja os detalhes do soquete LGA-1851

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Setembro de 2023 às 18h25

Link copiado!

Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS
Tudo sobre Intel

Durante o Innovation 2023, a Intel confirmou os planos de lançar os processadores Arrow Lake para desktop em 2024, mas não entrou em detalhes. Agora, o Igor's Lab conseguiu renderizações inéditas do vindouro soquete LGA-1851, que chegará como um requisito para as novas CPUs.

O veículo revelou imagens do ILM (Independent Loading Mechanism) e do chipset, mostrando que fisicamente as coisas não serão tão diferentes, pelo menos por fora. Certamente, a pinagem do soquete aumentará, mas o ILM, a "caixinha de metal" que recebe o processador, é bem parecida.

A principal diferença ficará nas questões relacionadas com o IO e o barramento PCIe Gen 5. Com o soquete LGA-1700, introduzido com os processadores Alder Lake, haviam 16 pistas PCIe 5.0 para SSDs e placas de vídeo que utilizem essa tecnologia. Mas pela quantidade limitada de pistas, os usuários não poderiam usar um SSD e uma GPU PCIe 5.0 em conjunto.

Continua após a publicidade

O soquete LGA-1851, por outro lado, deve ter 20 pistas PCIe 5.0, com quatro delas dedicadas para soluções de armazenamento. Dessa forma, teoricamente, será possível usar os SSDs e uma GPU que utilizem esse barreamento em conjunto.

Novo soquete exige novos chipsets

Além disso, a Intel deve revelar novos chipsets para as futuras placas-mãe que vão suportar os processadores Arrow Lake. É esperado que pelo menos cinco sejam anunciadas: Z890, B860, H810, W880 e a Q870. Alguns rumores ainda apontam a existência de uma H870 mais básica.

Continua após a publicidade

Embora o soquete mude, é improvável que a Intel altere o formato mais retangular dos processadores. Assim, é possível que os coolers com encaixes para o soquete LGA-1700 também sejam compatíveis com o soquete LGA-1851 — prova disso é a nova geração dos Noctua NH-U12A.

Esta não é a primeira vez que o LGA-1851 é vazado. A princípio, a Intel usaria o soquete para os processadores Meteor Lake de desktop, que acabaram cancelados pela empresa e serão lançados apenas em notebooks no final deste ano.

Fonte: Igor's Lab