Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que carro japonês é tão confiável?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota

Se você perguntar a um mecânico, ou até mesmo a alguém que curte e entende ao menos um pouquinho sobre carros, qual é o mais confiável, a resposta quase sempre estará atrelada a algum modelo de marcas japonesas. Afinal, como costumam dizer por aí, “carro japonês não quebra”. Mas como essa história começou?

A fama de confiável dos carros japoneses de marcas como Nissan, Honda, Mitsubishi e Toyota está atrelada a cinco principais pilares, todos muito importantes para quem busca por um novo carro (e não necessariamente por um carro novo).

  • Durabilidade
  • Baixo custo de manutenção
  • Excelência na pós-venda
  • Pouca desvalorização
  • Menor consumo de combustível
Continua após a publicidade

Outras montadoras de origem japonesa, como Mazda, Lexus e Subaru são igualmente bem-vistas pelos consumidores em quesitos como durabilidade e consumo de combustível, mas ficam um pouquinho atrás em outros pontos.

Ao contrário de Nissan, Toyota, Mitsubishi e Honda, essas marcas não contam por aqui com a mesma anuência dos clientes quando o assunto é relacionado à manutenção ou facilidade de revenda.

Isso acontece porque elas não têm uma rede de assistência técnica tão extensa quanto as demais, o que acaba dificultando e encarecendo eventuais reparos e, futuramente, atrapalhando a revenda.

Continua após a publicidade

De onde vem a boa fama do carro japonês?

A fama de confiável do carro japonês vem de longa data, desde meados da década de 1960, quando o Japão superou até mesmo a Alemanha para ocupar a terceira posição no ranking mundial de produtores de automóveis.

O nível de confiabilidade do carro japonês ganhou mais repercussão com o avanço das exportações da Ásia para outros países, principalmente para os Estados Unidos, onde até hoje a Toyota briga palmo a palmo com a General Motors pela liderança do mercado.

Continua após a publicidade

A fama de ser um carro mais confiável começou a ser reconhecida nos quatro cantos do planeta e, com o passar do tempo — e os elogios de consumidores e mecânicos —, não parou mais de crescer.

Tecnologia é outro ponto alto do carro japonês

Apesar de não fazer parte da lista de motivos para o carro japonês ser considerado bastante confiável no mercado, a tecnologia, sem dúvida, é um outro ponto que eleva o conceito dos modelos fabricados no país asiático.

Continua após a publicidade

O Japão, assim como a China, construiu fama de lançar tendências quando o assunto é tecnologia, e isso não foge à regra no que diz respeito aos carros lançados por lá. Muitas das novidades servem de inspiração para fabricantes de carros de outros países, das mais básicas até as mais conceituadas.

A tecnologia nascida no Japão quer continuar ditando as tendências mundiais na era da descarbonização. Para isso, o país elaborou, em 2020, um plano estratégico para tirar das ruas todos os carros movidos a combustíveis fósseis até atingir a neutralidade em carbono na frota.

As etapas consistem, primeiro, em passar a comercializar apenas carros elétricos ou híbridos no país a partir de 2030 e, em um segundo momento, conseguir tornar 100% da frota que roda no Japão “amiga do meio-ambiente”.

Continua após a publicidade

7 carros japoneses bastante confiáveis

7. Suzuki Swift Sport

O Suzuki Swift Sport é considerado um dos hatches compactos mais populares do mundo e acumulou prêmios na última década justamente por sua confiabilidade.

O Suzuki Swift Sport recebeu o troféu Wheels Car of The Year e foi condecorado com 5 estrelas pela Canstar Blue Small Car Reviews & Ratings em 2018.

Continua após a publicidade

6. Mazda MX-5 Miata

Um carro da Mazda que aparece como bastante confiável é o MX-5 Miata. Apresentado ao mundo no Salão do Automóvel de Chicago em 1989, ele é um conversível de baixo custo no comparativo com os demais rivais do segmento e foi apontado como um dos carros mais duráveis do mercado pela Consultoria iSee Cars em 2023.

Continua após a publicidade

5. Nissan Maxima

O mesmo estudo da iSee Cars colocou um sedan da Nissan entre os carros japoneses mais confiáveis do mundo: o Maxima. Ele foi vendido no Brasil entre 1991 e 2002 e é sinônimo de durabilidade e segurança tanto na Ásia quanto nos Estados Unidos.

O sedan de grande porte nascido no Japão em 1981, porém, sairá da linha de produção da montadora em 2023, muito por conta do aumento da preferência popular por picapes ou SUVs. O Maxima teve um total de 8 gerações em seus mais de 40 anos de vida.

Continua após a publicidade

4. Honda Civic

O próximo carro japonês em nossa lista é sinônimo não apenas de confiabilidade, mas de desejo, tradição e durabilidade. Trata-se do Honda Civic, que recentemente foi testado pelo Canaltech em sua mais recente versão, a híbrida.

O Civic tem uma história que começou no Japão em 1973, mas tomou os Estados Unidos de assalto quando chegou por lá no Salão de Detroit, em 1978. Afinal de contas, era muito mais eficiente e econômico que os modelos da casa. Por todo seu background, é até hoje considerado um carro japonês extremamente confiável.

Continua após a publicidade

3. Lexus LS400

Os três últimos carros em nossa lista de modelos fabricados no Japão que são considerados bastante confiáveis fazem parte da mesma “família”, mas não da mesma marca, podemos dizer assim.

O primeiro deles é o Lexus LS400. Segundo a KBB Car Research, o modelo é um exemplo de carro japonês confiável, pois mantém uma constância em suas avaliações 5 estrelas. A nota mais baixa na história do modelo foi uma 4,4, mas não por falta de confiabilidade, e sim por ter desempenho inferior a alguns rivais.

Continua após a publicidade

2. Toyota Yaris

O Toyota Yaris, que é uma espécie de “primo” dos carros da Lexus (ambas as montadoras pertencem ao conglomerado Toyota), também é indiscutivelmente um carro japonês confiável.

Eleito Carro Europeu do ano de 2021, o hatch também foi consagrado no período como o carro mais consagrado do Reino Unido. Os recursos de segurança foram considerados pontos altos do modelo.

1. Toyota Corolla

A prova “personificada” de que carro japonês é confiável atende por “nome e sobrenome”: Toyota Corolla. O modelo japonês, apresentado pela primeira vez ao mercado em 1966, já vendeu mais de 50 milhões de unidades nas quase seis décadas de vida (claro, somando todas as gerações do carro).

O modelo é, hoje, sinônimo de durabilidade, valor de revenda e economia, pontos que o colocam na posição de principal destaque na lista de carros japoneses mais confiáveis do mercado.

E aí: você também acha que carro japonês é extremamente confiável? Acha que faltou algum modelo específico em nossa listinha? Fique à vontade para interagir conosco pelas redes sociais e deixar sua opinião.