GM perde liderança no mercado de carros dos EUA após 91 anos; veja quem assumiu
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A General Motors (GM) reinava absoluta, ano após ano, desde 1931, como a montadora campeã em vendas de carros nos Estados Unidos. O posto, no entanto, agora mudou de dono e pela primeira vez na história foi para as mãos de uma marca de fora da América.
- Chevrolet Trax | Versão coupé do Tracker pode vir ao Brasil
- 10 carros elétricos mais vendidos no mundo em 2021
A nova número 1 em vendas de carros nos EUA é a japonesa Toyota, que emplacou, entre janeiro e dezembro de 2021, 114.034 carros a mais do que a GM (2,3 milhões contra 2,2 milhões, aproximadamente). A Toyota cresceu 10,4% no período, enquanto a montadora caseira retraiu 12,9% em relação ao ano anterior.
Steve Carlisle, vice-presidente executivo e presidente da GM na América do Norte, enalteceu o esforço da marca na tentativa de se manter na liderança. E prometeu lutar para retomar o posto em 2022:
“Nossos revendedores e nossas equipes de engenharia, cadeia de suprimentos, manufatura e marca moveram montanhas para satisfazer o maior número possível de clientes em 2021, apesar dos estoques baixos causados por problemas na cadeia de suprimentos de semicondutores durante o terceiro e quarto trimestres. Em 2022, planejamos tirar proveito da forte economia e antecipamos melhores suprimentos de semicondutores para aumentar nossas vendas e participação.”
Toyota minimiza 1º lugar; GM exalta SUVs
Fazer história não apenas por tirar a General Motors de uma posição quase centenária, mas também por ser a primeira fora da América a liderar em vendas nos EUA, não mudou o cotidiano da Toyota.
Em comunicado oficial, a japonesa preferiu exaltar os bons números do segmento de eletrificados, líder em vendas pelo 22º ano consecutivo e com aumento de 73,2% em 2021 no comparativo com 2020.
“A Toyota North America se concentrou em oferecer uma experiência excepcional ao cliente, e continuamos otimistas à medida que nossa estratégia de eletrificação evolui ainda mais”, resumiu Jack Hollis, vice-presidente sênior do Grupo de Operações Automotivas.
Na GM, o posicionamento foi direcionado para o saldo positivo nos segmentos de SUVs e de picapes, que fecharam 2021 na liderança pela oitava e pela 21ª vez consecutiva, respectivamente.
Em comunicado, a estadunidense disse que "espera que o crescimento econômico dos EUA e a melhoria da disponibilidade de semicondutores ajudem a impulsionar as vendas totais da indústria leve de 15 milhões em 2021 para cerca de 16 milhões em 2022".
Fonte: General Motors, Toyota, CNBC