Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 10 maiores fabricantes de carros da China

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Fevereiro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/Changan
Divulgação/Changan

A Great Wall Motor sacramentou a compra da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, e ainda em 2022 se tornará mais uma entre as fabricantes de carros da China a disputar o coração do brasileiro.

Além dela, já estão por aqui BYD, Geely, JAC Motors e Chery. Na China, por sua vez, há outras fabricantes de carros que se posicionam entre as maiores do país e, por enquanto, não são muito conhecidas no Brasil.

Para você que já tem um carro chinês, ou às vezes se pega pensando se há bons motivos para investir em veículos fabricados no país asiático, preparamos uma lista com as 10 maiores fabricantes de carro da China.

Continua após a publicidade

Antes dela, porém, alguns pontos importantes:

  • A lista foi montada com base no volume de vendas registrado por cada marca entre janeiro e dezembro de 2021, segundo levantamento da consultoria Car Industry Analyst e da CPCA (China Passenger Car Association);
  • A relação conta apenas com fabricantes de origem chinesa e não as estrangeiras que também vendem carros no país
  • O volume de vendas contabilizado também é o registrado apenas no país asiático.

10. Roewe

A primeira representante local na lista de maiores fabricantes de carros da China é a Roewe. Ela é uma das marcas que fazem parte do conglomerado da SAIC, mas, para efeitos de ranqueamento, tem suas vendas contabilizadas separadamente da empresa-mãe.

Continua após a publicidade

Entre os destaques da montadora estão os modelos Roewe 950 e Roewe e950 plug-in, que colaboraram para a marca de 350.280 carros emplacados entre janeiro e dezembro de 2021 no país.

9. Dongfeng

Em nono lugar vem a Dongfeng. A montadora vendeu 383.996 veículos em 2021 e foi a 18ª colocada em volume no ranking geral, mas a 9ª entre as montadoras chinesas.

Continua após a publicidade

Fundada em 1969, a Dongfeng tem sua sede em Wuhan e conta com mais de 176 mil colaboradores. Além de veículos de passeio, principalmente SUVs como o AX7, também fabrica caminhões e vans.

8. GAC Motor

A GAC Motor foi fundada em 2008 em Guangzhou e, hoje, é considerada uma das maiores empresas do mundo. A marca foi reconhecida pela J.D. Power Ásia Pacífico por sua excelência na qualidade dos produtos e também pelo índice de satisfação entre os clientes.

Continua após a publicidade

A marca também conta com diferentes modelos de SUVs em seu lineup, como o GS8, e de sedans, como o GA4, o GA6 (que lembra um pouco o jeitão do Nissan Sentra) e o GA8. A marca vendeu 450.374 carros em 2021.

7. MG Motor

A MG Motor é mais uma das marcas que faz parte do conglomerado da SAIC. Ela é a oitava maior fabricante de carros da China em volume de emplacamentos, tendo negociado 456.312 veículos entre janeiro e dezembro de 2021.

Continua após a publicidade

A MG Motor nasceu no Reino Unido, mas desde 2006 pertence à SAIC, produz e vende carros no território chinês. A marca tem como um dos destaques de seu lineup o MG ZS, SUV recheado de tecnologia e que tem sob o capô um potente motor 1.0 turbinado.

6. Chery

A sexta posição entre as 10 maiores fabricantes de carros da China é, finalmente, uma conhecida do público brasileiro: a Chery, que por aqui vende seus carros sob a bandeira Caoa Chery.

Continua após a publicidade

A montadora vendeu 651.230 veículos em 2021 e foi a 12ª entre todas as fabricantes de carros que atuam na China, à frente das alemãs Audi e Mercedes e até mesmo da badalada Tesla, de Elon Musk.

5. BYD

Mais uma entre as 10 maiores fabricantes de carros da China que atua no Brasil é a BYD. A montadora, que entrará no mercado de veículos leves do país com o SUV Tan e com o sedan de luxo Han, emplacou 730.093 unidades entre janeiro e dezembro de 2021 em sua terra natal.

Continua após a publicidade

O relatório da CPCA apontou que a BYD registrou um crescimento de 68% no comparativo ano a ano, quase 10% acima do que conquistou a Chery, que registrou 59,5% de alta no mesmo período.

4. GWM Haval

A Great Wall Motor estreará em breve no Brasil e, enquanto não chega por aqui, vê a Haval, uma de suas submarcas, alcançar o quarto posto entre as montadoras de carros com maior volume de vendas na China.

Continua após a publicidade

Segundo os dados compilados pela Car Industry Analysis, foram 770.008 novos emplacamentos nos 12 meses de 2021. Entre os destaques da Haval estão dois modelos de SUV que podem pintar por aqui: o H6 e o Jolion.

3. Wuling Motors

Quem abre o pódio entre as 10 maiores montadoras de carro da China é a Wuling, que vendeu 818.041 veículos em 2021. Fundada em 2007, a montadora tem negócios também em Hong Kong, Macau e na Indonésia.

Continua após a publicidade

Na China, o carro de maior sucesso da montadora é o pequeno elétrico Guang Mini EV. A Wuling Motors, para quem não sabe, é parceira comercial da General Motors, o que pode abrir as portas para o simpático carrinho de 27 cavalos de potência e 8,7 kgfm de torque dar as caras no Brasil no futuro.

2. Changan

A vice-campeã na lista de maiores montadoras de carros da China é a Changan. A marca estatal tem sua sede em Chongqing e entrou no mercado brasileiro em 2006, usando a marca Chana Motors.

Continua após a publicidade

A Changan emplacou 996.775 carros em 2021 e, no somatório geral, foi a sexta maior vendedora de veículos na China durante o ano. Um dos carros mais vendidos da marca é o Raeton CC, sedan médio com porte de Honda CIvic, Nissan Sentra e Toyota Corolla.

1. Geely

Enfim, chegamos ao topo da lista das 10 maiores montadoras de carros da China em volume de vendas. A dona do posto em 2021 foi a Geely, que emplacou nada menos do que 1.074.672 veículos novos entre janeiro e dezembro, ficando atrás apenas da Volkswagen, da Toyota e da Honda no ranking geral.

A montadora foi fundada em 1997 e, com o passar do tempo, melhorou a qualidade dos produtos, galgando degraus e se tornando referência para o mercado local. A melhora coincidiu com a compra da Volvo, sinônimo de luxo e segurança no mercado automotivo.

Com informações: Car Industry Analysis, Car Sales Base, Statista e CPCA