Os 5 carros mais vendidos do mundo

Os 5 carros mais vendidos do mundo

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 03 de Outubro de 2021 às 10h00
Raul Bhogal/Canaltech

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulga, mês a mês, o ranking com os carros mais vendidos do Brasil, indicando tendências e novidades relacionadas ao mercado. Mas você faz alguma ideia de quais são os 5 carros mais vendidos do mundo?

A resposta para essa pergunta pode gerar pelo menos mais dois questionamentos na mente dos canaltechers: estamos falando dos mais vendidos do mundo atualmente, ou sobre os 5 carros mais vendidos do mundo em todos os tempos?

As duas perguntas são válidas, sem dúvida, e merecem respostas, mas, para evitar discussões e mal-entendidos, avisaremos desde já que o foco desse conteúdo são os carros mais vendidos de todos os tempos, E aqui vai um pequeno spoiler: os três mais vendidos do mundo, desde que o primeiro carro da história foi lançado, são modelos que continuam sendo produzidos até hoje!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ficou curioso? Então veja a seguir o ranking dos 5 carros mais vendidos do mundo em todos os tempos.

5. Lada Riva

Imagem: Divulgação/Lada

O carro que abre a lista dos mais vendidos do mundo não é o mais bonito, muito menos o mais conhecido da nossa relação. O Lada Riva foi fabricado originalmente na União Soviética (e depois na Rússia) entre 1980 e 2012, e explodiu em popularidade.

Produzido com base no sedã Fiat 124, ele chegou a dar as caras no mercado brasileiro no início da década de 1990. Por aqui, no entanto, foi chamado de Lada Laika, e acabou cavando um espacinho entre os consumidores pela durabilidade prometida e pelo preço atraente. O Lada Riva (Laika, para nós, brasileiros), vendeu 19 milhões de unidades.

4: Volkswagen Fusca (Beetle)

Imagem: Divulgação/Volkswagen

O quarto lugar na lista dos 5 carros mais vendidos do mundo já tem nome e “cara” bem mais conhecidos e populares. Ele é nada mais nada menos do que o Volkswagen Beetle, que nasceu na Alemanha e no Brasil foi vendido com o nome Fusca.

O simpático protagonista da franquia Herbie, Se Meu Fusca Falasse, teve três gerações que, somadas, totalizaram mais de 24 milhões de unidades vendidas entre 1938 e 2019, data em que a última unidade foi produzida em uma fábrica na cidade de Puebla, no México, sob o nome New Beetle.

3. Volkswagen Golf

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Abrindo o pódio dos carros mais vendidos do mundo temos mais um representante da Volkswagen que conquistou o público brasileiro e, mesmo nos dias atuais, é sucesso por onde passa. Estamos falando do Golf, que não é mais fabricado no Brasil desde dezembro de 2020,

Desde 1974, quando nasceu como derivado justamente do Fusca (ou do Beetle, se preferirem), o Golf acumulou seguidores e foi explodindo em vendas em todas as suas gerações. De lá para cá, o hatch da Volkswagen, que desembarcou com seu primeiro modelo no Brasil só em 1999, já vendeu mais de 35 milhões de unidades.

2. Ford F-Series

Imagem: Divulgação/Ford

A segunda colocação entre os 5 carros mais vendidos do mundo pertence a uma picape. Ou melhor, a uma série específica de picape. Falamos da geração F, da Ford, criada pela montadora dos Estados Unidos em 1948, com a F-3.

Desde então, a marca apostou alto na evolução da categoria, que hoje está em sua 13ª geração, é a campeã no mercado dos Estados Unidos e tem mais de 41 milhões de unidades vendidas. No Brasil, a F-150 também é sucesso, e a expectativa, agora, é pela chegada da versão elétrica, batizada de F-150 Lightning.

1. Toyota Corolla

Imagem: Divulgação/Corolla

Grande campeão em vendas, o carro mais vendido do mundo é o Toyota Corolla, que deu as caras pela primeira vez no mercado em 1966.

Desde a primeira versão lançada no Japão há 55 anos, muitas mudanças aconteceram e, a julgar pelos números, todas seguiram agradando em cheio ao público. A prova irrefutável está nos números, já que o sedã japonês acumula, até 2021, mais de 50 milhões de unidades vendidas e devidamente emplacadas em todo o mundo.

Com informações: All Top Everything, Good Wood Road & Racing

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.