Toyota

  • Fundação

    Japão

A história da Toyota teve início em 1892, quando Sakichi Toyoda, aos 24 anos, desenvolveu o primeiro tear automático do Japão. Nos Estados Unidos, o rapaz conheceu o automóvel, deixando a missão para o seu filho, Kichiro, construir o primeiro veículo motorizado do país. Em 1935, Kichiro apresentou ao mundo o modelo A1, inaugurando a Toyota Motor Company dois anos mais tarde.

Hoje, a Toyota é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo. Com mais de 340 mil colaboradores, fábricas em todos os continentes e presença em mais de 160 países, a companhia é responsável pelo desenvolvimento e produção de clássicos, como o Corolla, Celica, Hilux, Camry, RAV4, Fielder, Prius, entre tantos outros modelos.

De acordo com a companhia, o objetivo da Toyota é "criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo". Para isso, a empresa tem entre seus valores a liderança, inovação, qualidade e segurança.

A Toyota chegou ao Brasil em 1958, com a instalação da primeira fábrica da companhia fora do Japão, na cidade de São Paulo. Em 1962, a produção foi transferida para São Bernardo do Campo. Durante a década de 1990, foi inaugurada a segunda fábrica em solo brasileiro, em Indaiatuba, quando foi iniciada a produção do Corolla no país. No Brasil, também estão instaladas uma ecofactory e uma fábrica em Porto Feliz.