SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Toyota

Toyota

Fundação

1937 em Japão

A história da Toyota começou em 1892, quando Sakichi Toyoda, aos 24 anos, desenvolveu o primeiro tear automático do Japão. Nos Estados Unidos, o rapaz conheceu o automóvel, deixando a missão para o seu filho, Kichiro, construir o primeiro veículo motorizado do país. Em 1935, Kichiro apresentou ao mundo o modelo A1, inaugurando a Toyota Motor Company dois anos mais tarde.

A Toyota chegou ao Brasil em 1958, com a instalação da primeira fábrica da companhia fora do Japão, na cidade de São Paulo. Em 1962, a produção de veículos foi transferida para São Bernardo do Campo (SP), onde foi iniciada a fabricação do Bandeirante, modelo de automóvel que se destacou no mercado brasileiro. 

Durante a década de 1990, com a abertura das importações, mais opções de veículos comerciais ficaram disponíveis, aumentando o portfólio da companhia no país. Esse fator incentivou a abertura da segunda fábrica em solo brasileiro, em Indaiatuba (SP). Posteriormente, em 1998, nesta mesma fábrica, foi iniciada a produção do Corolla, outro marco na história. Além dessas localizações, a Toyota também mantém mais duas unidades produtivas: em Sorocaba e em Porto Feliz, ambas no estado de São Paulo.

Com destaque na indústria automobilística mundial, atualmente, a Toyota marca presença em mais de 160 países. Só no Brasil, a companhia conta com mais de 6 mil colaboradores, seja para a linha de montagem, distribuição ou escritórios. A fabricante de veículos é responsável pelo desenvolvimento e produção de outros clássicos, como a Hilux, Camry, RAV4, Fielder, Prius, entre tantos outros modelos.