Publicidade

Preview Nissan Sentra 2023 | Um sedan pronto para desbancar o Corolla

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Março de 2023 às 10h00

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A briga pelo posto de sedan mais vendido do Brasil tem como principais concorrentes, mês após mês, o Chevrolet Onix Plus, campeão incontestável, o Fiat Cronos e o Toyota Corolla. E é justamente a posição do representante japonês no pódio que o Nissan Sentra 2023 tem na mira.

A reportagem do Canaltech foi convidada para testar o Novo Sentra em um bate-volta de São Paulo a Nova Odessa, no interior paulista, em um percurso de aproximadamente 300 quilômetros, somando ida e volta. E sentiu de perto um pouquinho das mudanças que a Nissan aplicou no sedan para tentar melhorar sua posição no ranking.

Continua após a publicidade

A versão testada foi a topo de linha, Exclusive 2.0 CVT Interior Premium, que chegará às lojas por R$ 173.290. O acabamento diferenciado da cabine chama a atenção logo na primeira olhada, e os bancos dotados da tecnologia zero gravity, até então exclusivos nos carros da marca à venda no país, realmente tornam até mesmo as viagens mais longas bastante confortáveis.

Segundo a Nissan, essa tecnologia tem o melhor ângulo “assento x encosto” do segmento, e isso proporciona um alívio nas costas do motorista e dos demais ocupantes do carro, já que também está disponível nos assentos traseiros. Então acomode-se na sua cadeira para ver mais sobre as primeiras impressões do Sentra 2023.

Nissan Sentra 2023: Primeiras impressões

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Apesar de ter mantido o conjunto mecânico formado por um motor 2.0 aspirado e um câmbio automático tipo CVT, a Nissan mexeu nas configurações. Segundo a montadora, a combinação da 3ª geração do motor MR20 DD com a 8ª do câmbio Xtronic de 8 velocidades tornou o carro mais “nervoso” e econômico ao mesmo tempo.

O Sentra 2023 entrega ao condutor 151cv de potência máxima e 20 kgf/m de torque a 6.000 rpm, números similares, por exemplo, ao do Toyota GLi 2023 em sua versão a combustão. O rival do sedan da Nissan também tem um motor 2.0 aspirado sob o capô, que entrega 177cv de potência e 21,4 kgf/m de torque.

A diferença de 26 cavalos e quase 1,5 quilos de torque favorável ao modelo da Toyota, porém, ficou em segundo plano quando o Nissan Sentra caiu na estrada. A nova calibração tornou o modelo mais ágil, com retomadas rápidas e uma tocada bastante esportiva, principalmente nos modos Sport e Manual, este com a troca de marchas nas borboletas atrás do volante.

Continua após a publicidade

O ajuste fino da suspensão também apareceu bem durante o primeiro contato da reportagem com o Sentra 2023. Foi possível conferir durante o trajeto na Rodovia dos Bandeirantes o quanto o carro está mais estável nas curvas, com menos rolagem da carroceria, menos vibrações e menos ruídos.

As poucas imperfeições da rodovia também quase não foram sentidas, assegurando uma viagem bastante confortável, fechada com um bom consumo médio de 11,8 km/l. Boa parte da viagem foi feita em modo Sport, exceto na volta, quando a chuva forte exigiu mais cuidados e o modo normal foi selecionado, reduzindo o consumo para a casa dos 16 km/l.

Pacote de segurança aprovado na prática

Continua após a publicidade

Foi possível testar também, na prática, alguns dos principais recursos de tecnologia embarcados no novo Nissan Sentra 2023. Todos se mostraram extremamente funcionais e fáceis de usar, e comprovaram que a nova geração do carro está, sim, bem mais segura.

Constatamos a eficiência do monitoramento de ponto cego, que emite sinais luminosos quando um veículo se aproxima das laterais, seja ele um carro, uma moto, um caminhão ou mesmo uma bicicleta.

Também testamos algo que certamente vai ajudar muitos motoristas: o Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI). Ele faz a direção tremer quando você esquece de sinalizar ativando a seta.

Continua após a publicidade

E, por fim, vimos funcionar a Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), que acionou um sinal sonoro e a câmera dianteira imediatamente quando um pedestre resolveu se colocar à frente do carro em uma saída de semáforo.

Nissan Sentra 2023: O que esperar?

Uma das principais reclamações em relação ao Nissan Sentra era por conta de o sedan ser “chocho” nas arrancadas e retomadas, muito por conta da relação câmbio CVT/motor 2.0 aspirado. Essa preocupação, no entanto, foi resolvida com as novas gerações da transmissão e do propulsor que equipam o sedan em sua versão 2023.

Continua após a publicidade

Apesar de ainda não ter a tão sonhada tecnologia e-Power empurrando o Sentra por aqui, a Nissan acertou nas configurações do carro para colocá-lo na briga com o Chevrolet Cruze e com o Toyota Corolla GLi, mesmo entregando menos potência e torque que os rivais do disputado segmento.

O comportamento do Nissan Sentra em ação mostrou que seus 151cv e 20 kgf/m de torque não deixam nada a dever para os 153cv e 24,5 kgf/m do modelo da GM, dotado de motor Ecotec 1.4 turbo, ou mesmo para os 177cv e 21,4 kgf/m do badalado rival da Toyota. E o que importa, até mais do que os números, é a prática, não é mesmo?

Nissan Sentra 2023: Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Nissan Sentra 2023 estará disponível para pré-venda a partir desta quinta-feira (16), com uma promoção especial para os 100 primeiros compradores que dispuserem de R$ 2 mil para dar de sinal neste primeiro lote (apenas de maneira online).

O sedan será oferecido nas seguintes cores: Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), além das bicolores Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), estas exclusivas para a versão Exclusive.

Nissan Sentra 2023: Versões e preços
VersãoPreço
Advance 2.0 CVTR$ 148.490
Exclusive 2.0 CVTR$ 171.590
Exclusive 2.0 CVT Interior PremiumR$ 173.290