Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota Corolla x Honda Civic: qual o melhor sedã japonês?

Por| 25 de Outubro de 2020 às 15h01

Link copiado!

Felipe Ribeiro, Mateus Argentoni / Canaltech
Felipe Ribeiro, Mateus Argentoni / Canaltech

Não tem como negar: no mercado automotivo, poucos embates são mais acirrados quanto o de Toyota Corolla e Honda Civic. Os sedãs japoneses são dois dos carros mais vendidos e respeitados do mundo há décadas e, aqui no Brasil, possuem uma clientela fixa, que ainda resiste às imposições do cenário nacional, que se entregou de vez aos SUVs.

Tanto o Corolla quanto o Civic apresentaram inovações e melhorias significativas ao longo dos anos, mas, nas atuais gerações de cada um, tanto Toyota quanto Honda optaram por seguir caminhos diferentes para tentarem atingir o mesmo público, seja apelando para pacotes tecnológicos mais modernos, ou para um motor mais apimentado.

Em termos de vendas, o Corolla segue dominando o segmento há anos e com ampla vantagem. Para termos ideia, em 2020, até o mês de setembro, mesmo com a pandemia, o sedã médio da Toyota emplacou 26.770 unidades, enquanto o Honda somou 12.766, segundo a FENABRAVE. Muitos carros populares não chegam nem aos pés desses dois, o que mostra que o consumidor desses modelos é bem fiel e sabem bem o que estão procurando

Continua após a publicidade

Nós testamos as versões topo de linha de ambos os carros para esse comparativo. Eventualmente utilizaremos as demais versões para alguns parâmetros. Da mesma forma como fizemos com o comparativo de picapes, dividiremos em critérios e, na soma dos pontos, o veredicto final. Lembrando que a pontuação é:

  • Vitória - 3 Pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem - 2 pontos
  • 2º lugar absoluto - 1 ponto

1. Design e Acabamento

O bicho já começa a pegar por aqui. Como falamos acima, por mais que sejam concorrentes ferrenhos, Corolla e Civic tentam atingir o mesmo público, mas com propostas bem diferentes, e isso inclui o design.

Continua após a publicidade

Sempre conhecido como "Vovôrolla", o Toyota mudou bastante essa visão na atual geração e apresenta um estilo mais agressivo em seu design, mas ainda sim mais "tradicional" se compararmos com o Civic. Já o modelo da Honda optou pela esportividade, e traz uma aparência mais arrojada e moderna.

Quando vamos para o interior, o jogo se inverte. Por mais que a evolução do Civic para a geração 9 tenha sido brutal, o Corolla apresenta um painel e detalhamento mais refinado e elegante, com materiais de mais qualidade.

Continua após a publicidade

Como não podemos ficar em cima do muro, a vitória vai para o Honda Civic, mas podemos dizer, sem dúvidas, de que não existe mais Vovôrolla.

Vencedor: Honda Civic - 3 pontos

2º lugar: Toyota Corolla - 2 pontos

2. Conforto

Continua após a publicidade

Este é um quesito que vai causar polêmica. Ambos os automóveis são confortáveis, mas aqui é onde, talvez, a proposta de ambos se torne mais distinta. O Toyota Corolla é, há décadas, sinônimo de conforto e maciez, e isso parece ser chegado ao auge na atual geração. A cabine, além de extremamente silenciosa, recebe poucos impactos do solo devido à suspensão independente com braço multilink (na traseira). Por mais que seja o mesmo tipo de equipamento do Civic, o acerto de ambos é bem diferente.

O Civic, até por seu apelo esportivo, privilegia uma condução mais firme e robusta. Não que ele não seja confortável, mas a diferença para o Corolla é bem evidente, sobretudo na maneira como nosso corpo se posiciona no hip line. Se estivéssemos falando sobre dirigibilidade, talvez até o Honda pudesse vencer, mas, o que torna o Corolla absoluto neste quesito é que o modelo da Toyota, por mais macio e confortável que seja, também é capaz de proporcionar uma condução ágil se necessário.

Aqui, não há muitos questionamentos. Dá Corolla.

Continua após a publicidade

Vencedor: Toyota Corolla - 3 Pontos

2º lugar: Honda Civic - 1 ponto

3. Desempenho

Aqui, por mais que tenhamos um vencedor, haverá polêmica, claro e, de novo, entenderemos os motivos pelos quais as propostas são bem diferentes. Não há dúvida: o Civic anda mais do que o Corolla. O Honda, em sua versão topo de linha, ostenta um motorzão 1.5 turbo de 173cv, enquanto o Corolla ainda aposta em uma solução 2.0 aspirada, que entrega 177cv. A diferença, contudo, vai para a oferta de torque, que é superior, nesse caso, no Civic, graças ao seu motor turbo.

Continua após a publicidade

O Civic traz os 22,4 kgf/m de torque já a 1700rpm, enquanto o Corolla vem com 21,4 a 4400rpm. Por mais que o Toyota esteja longe, bem longe, de ser chato de guiar, o Honda é superior e mais ágil, além de ser um pouco mais econômico. A única desvantagem, contudo, é ser movido apenas à gasolina.

Neste quesito, a vitória vai para o Honda Civic, mas devemos fazer algumas ponderações. O motor Dynamic Force, que equipa a versão topo de linha do Corolla, é a mesma em todos os modelos do carro, inclusive a de entrada, a GLi. Já o Civic só possui o 1.5 turbo na versão Touring, uma vez que nas demais, é o mesmo e cansado 2.0 de 150cv.

Isso sem falar que o Corolla possui uma versão híbrida, muito eficiente, ágil e, claro, econômica. Portanto, no campo do desempenho, o Civic Touring reina absoluto, mas nas demais versões, o Toyota se sai melhor.

Continua após a publicidade

Vencedor: Honda Civic - 3 Pontos

2º lugar: Toyota Corolla - 1 ponto

4. Conectividade e Tecnologia

Em nossa análise do Honda Civic, abordamos que o sedã médio, apesar de agradar mais aos puristas, estava bem defasado em termos de tecnologia quando o comparávamos não apenas ao seu principal rival, mas também aos demais veículos de sua categoria e, até, de segmentos inferiores. Por isso, por aqui, sem mistérios. Dá Corolla.

Continua após a publicidade

Apesar de bem equipado e seguro, o Civic não possui o pacote tecnológico que equipa o Corolla. O sedã da Toyota, em sua nova geração, incorporou sistemas de segurança que, em breve, serão padrão da indústria, como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de frenagem de emergência e o alerta de saída de faixa com correção ativa. No campo da conectividade, porém, ambos possuem centrais multimídia equilibradas, com suporte ao Android Auto e Apple Car Play, além de um som de extrema qualidade.

A Honda talvez equilibre as coisas com a nova geração do Civic, que deve chegar ao Brasil apenas em 2022.

Vencedor: Toyota Corolla - 3 Pontos

Continua após a publicidade

2º lugar: Honda Civic - 1 Ponto

5. Custo-benefício

Aqui é páreo duro. Corolla e Civic reinam absolutos no mercado brasileiro não apenas por serem automóveis espetaculares, mas também pelo pós-venda impecável de suas respectivas montadoras. Aqui, a diferença é pelo fio de cabelo e dá Toyota Corolla. Explicamos.

Continua após a publicidade

Hoje, o Toyota Corolla Altis, em sua versão 2.0, custa na casa dos R$ 130.390, com todos os opcionais. Já o Honda Civic, mesmo defasado tecnologicamente, pode ser adquirido por R$ 142.200, também com todos os pacotes opcionais. É uma diferença considerável de preço de levarmos em conta o que cada um entrega aos seus proprietários.

Ambos são veículos extremamente confiáveis e duradouros, mas o que dá ao Civic a vantagem em termos de desempenho, pode tirá-la depois de anos de uso, já que o motor turbo exige uma manutenção mais delicada e complicada. Além disso, a tabela de revisões, que até os 30 mil quilômetros é bem equilibrada, apresenta uma discrepância quando vamos para os 40 mil.

Veja abaixo:

QuilometragemToyota Corolla Altis PremiumHonda Civic Touring
10 mil kmR$ 347,56R$ 353,15
20 mil kmR$ 699,00R$ 573,71
30 mil kmR$ 621,00R$ 584,15
40 mil kmR$ 960,00R$ 1.696,32

Com isso em mente, na ponta do lápis, o custo-benefício do Corolla se mostra superior ao do Honda Civic, ao menos, neste momento. Com a nova geração, claro, tudo pode mudar.

Vencedor: Toyota Corolla - 3 Pontos

2º Lugar: Honda Civic - 2 pontos

Veredicto

Com fãs pelo Brasil e pelo mundo, é sempre muito arriscado fazer um comparativo entre Honda Civic e Toyota Corolla. Mas, aqui no Canaltech, procuramos levar em conta todos os aspectos possíveis para este tipo de análise, e cada detalhe conta, afinal, são produtos extremamente equilibrados e bem sucedidos há décadas.

Porém, analisando ponto a ponto, a vitória vai para a atual geração do Toyota Corolla. Mesmo sendo inferior em desempenho, o sedã médio mais vendido do Brasil e do mundo reúne predicados que o colocam no topo sem maiores questionamentos.

Com design correto, muita tecnologia e conforto, mecânica confiável e custo-benefício justo, o Corolla segue na ponta sem risco de ser ultrapassado, mesmo tendo concorrentes como o Honda Civic.

Já pelo lado do Honda, o Civic é um carro extremamente gostoso de guiar e com desempenho mais do que divertido, porém seu atual projeto já precisa passar por uma atualização urgentemente, sobretudo no campo tecnológico.

Pontuação

  • Toyota Corolla - 12 pontos
  • Honda Civic - 10 pontos