Publicidade

O que é o Modo Valet, que dedura o que fizeram com seu carro?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os carros estão cada vez mais seguros e conectados e isso tem muito a ver com o forte investimento em tecnologia feito pelas montadoras. Uma das partes que mais evoluiu nos automóveis nos últimos anos foi a telemetria e programas que monitoram o uso do veículo, como o Modo Valet presente em soluções como Fiat Connect Me, Hyundai Bluelink e Chevrolet OnStar, para citar alguns.

Modelos equipados com essas tecnologias conseguem verificar dados de uso do automóvel e armazená-los para, posteriormente, transferir para o telefone do condutor, "entregando" tudo o que fizeram com o seu carro. Em outras palavras, é como se fosse um detetive particular, muito útil em situações bem específicas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o Modo Valet?

O Modo Valet foi criado nos Estados Unidos com o intuito de diminuir ocorrências em que os manobristas (ou valets) fizessem coisas não permitidas com os carros dos clientes. O primeiro modelo a ter esse recurso foi o Chevrolet Corvette, em 2014.

Por ser um bólido esportivo, é natural que os manobristas fiquem até com mais vontade de dar aquela voltinha a mais antes de guardá-lo, mas a GM pensou nisso e criou esse sistema, que, certamente, pode evitar esse comportamento ou coisas ainda piores.

O Modo Valet limita uma série de recursos no carro e monitora todas as atividades feitas com ele depois de ativado, como a velocidade máxima, distância percorrida e até o consumo. Em modelos com conectividade nativa, como o Fiat Fastback Audace ou o Hyundai HB20S, o monitoramento pode ser feito em tempo real no celular, inclusive com delimitação de perímetro.

Já em modelos como o VW Nivus, o proprietário do veículo pode checar o que aconteceu com o carro na própria central multimídia, assim que o carro for devolvido. Situação essa que pode ser bem constrangedora para o manobrista, dependendo do que ele fizer. Tudo, absolutamente tudo, fica registrado. Em alguns carros, o Modo Valet restringe até o acesso ao porta-luvas e ao porta-malas, além de limitar a velocidade.

10 carros no Brasil que têm Modo Valet

O Modo Valet está presente em muitos carros no Brasil. Veja 10 modelos que contam com esse recurso:

Continua após a publicidade
  1. Fiat Fastback
  2. Fiat Toro
  3. Jeep Compass
  4. Jeep Commander
  5. Hyundai HB20
  6. Hyundai Creta
  7. Volkswagen Nivus
  8. Volkswagen T-Cross
  9. Chevrolet Equinox
  10. Chevrolet Onix

Com informaçoes da Revista Carro e FlatOut