Publicidade

Review Volkswagen Nivus 2022 | SUV é o ideal para quem busca estilo e tecnologia

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Julho de 2022 às 09h30

Link copiado!

Review Volkswagen Nivus 2022 | SUV é o ideal para quem busca estilo e tecnologia
Review Volkswagen Nivus 2022 | SUV é o ideal para quem busca estilo e tecnologia

Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus praticamente inaugurou o segmento dos SUVs subcompactos ou crossovers aqui no Brasil. Desenvolvido pelo time local da montadora, não há dúvidas de que se trata de um projeto vencedor, feito sobre uma base já consolidada e que certamente balançaria o mercado — como o fez desde então.

Agora em 2022, o Nivus já tem concorrentes bem próximos, como o ótimo Fiat Pulse e o competente Caoa Chery Tiggo 3X Pro, derivado do também subcompacto Tiggo 2, já aposentado pela marca sino-brasileira. Mas, mesmo diante de uma boa concorrência, o produto da Volkswagen tem seus trunfos para conquistar cada vez mais clientes.

O Canaltech passou um tempinho com a versão atualizada do Volkswagen Nivus em sua versão Highline modelo-ano 2022, a topo de gama do SUV, e vai te contar em detalhes como foi a experiência nessa análise.

Continua após a publicidade

Conectividade e Segurança

No momento do seu lançamento, o Volkswagen Nivus já se colocou como uma referência em segurança entre os SUVs compactos, trazendo itens antes vistos somente em modelos de porte médio — algo que segue até hoje.

Continua após a publicidade

Logo de cara, o crossover trouxe recursos como o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência, elevando o patamar da categoria. Além disso, ele está equipado com o Piloto Automático Adaptativo, aquele em que o carro se adapta ao da frente mantendo uma boa distância e velocidade.

Mas, mesmo sem esses itens, o SUV germano-brasileiro pode ser considerado um carro bem seguro por sua construção e demais itens de segurança, características da plataforma modular MQB. De série, ele traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, frenagem pós-colisão e freios a disco nas quatro rodas.

Já quando pensamos em conectividade, o Nivus não brilha tanto quanto seu rival Pulse, mas oferece boas soluções nesse espectro. A central multimídia VW Play, lançada junto com o carro em 2020, foi atualizada e ganhou a conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Continua após a publicidade

No mais, o equipamento segue com os mesmos ótimos recursos originais, como os 10 GB de armazenamento próprio, a possibilidade de instalação de apps nativamente, compatibilidade com roteamento 4G dos celulares e, claro, a excelente interface e resolução, uma das melhores do mercado nacional.

Completam os itens de segurança o sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis, frenagem automática de emergência em manobras, vetorização de torque, indicador de fadiga, assistente de saída em rampa, alarme e freios ABS.

Conforto e Experiência de uso

Continua após a publicidade

O Volkswagen Nivus tem com base outro bom carro da montadora, o VW Polo. Entretanto, há diferenças de comportamento entre eles, sobretudo por conta do formato coupé do SUV. Mesmo sem ser dos mais altos do segmento, ele é, sim, um pouco mais valente para enfrentar as ruas esburacadas, mas também há um balanço traseiro interessante justamente por ser mais comprido.

Dirigir o Nivus é muito agradável. Na cidade, seu melhor habitat, tudo vai muito bem graças ao conhecido motor 1.0 TSi de 128cv e 21,4 kgf/m de torque, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Muita agilidade, acelerações vigorosas e pouquíssimos perrengues em subidas. Já em estradas e vias expressas, tudo corre muito bem, mesmo faltando um pouco de potência em rotações um pouco mais altas.

Em termos de consumo, o SUV coupé teve médias de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, mas é possível fazer números melhores se você for um motorista bem calminho e andar sozinho. E por falar em “andar sozinho”, esse é um dos pontos em que o Nivus merece algumas críticas: o espaço interno.

Continua após a publicidade

Embora tenha um ótimo porta-malas de 415 litros, o entre eixos de 2,56 m, o mesmo do Polo, não lhe proporciona um bom espaço interno. Com mais de 1,80 m, este repórter sofreu para se acomodar na fileira traseira de bancos, dando a sensação de estarmos em um carro menor. Seus concorrentes não são muito melhores, mas a impressão é de que são mais espaçosos.

Portanto, se você tem uma família maior, talvez o Nivus não seja o carro ideal para você. Mas, sendo solteiro ou um casal, o SUV coupé dá conta do recado sem maiores problemas, principalmente por ser extremamente eficiente para o uso urbano, além de ser um verdadeiro charme.

Continua após a publicidade

Mesmo não sendo um primor de conforto, o Nivus traz bons equipamentos para ajudar no dia a dia. Entre os recursos estão os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, volante multifuncional, troca de marchas nas aletas, sensor crepuscular, sensor de chuva, ar-condicionado digital e automático, chave presencial e porta-luvas climatizado.

Design e Acabamento

Por aqui, temos uma grande virtude do VW Nivus e um grande defeito. Comecemos pela parte boa: o design.

Continua após a publicidade

O SUV coupé da Volkswagen é um deleite quando pensamos em design. O time de desenvolvimento da montadora aqui no Brasil fez um trabalho espetacular, acertando em cheio no formato da carroceria e na harmonia apresentada com suas linhas e nuances. Tudo casou muito bem e deu um ar “sensual” para o carro.

O conjunto óptico mais agressivo deixou o Nivus jovem, sobretudo pelo fato de ser Full LED, o que ajuda muito. Já a traseira, com caimento na medida certa, além de favorecer uma dinâmica diferente ao carro, trouxe um certo requinte e sensação de exclusividade na rua. Todo mundo pára para ver o Nivus.

Em contrapartida, o acabamento é o mesmo do VW Polo, ou seja, bem ruim. Mesmo que a aparência seja bacana por conta o cluster digital e da enorme central multimídia, tudo ao redor é com muito plástico duro, algo que, com mais tempo de uso, pode ser prejudicial na experiência com o carro.

Continua após a publicidade

Há, porém, pontos positivos, como os bancos, volante e encosto do braço em couro, o teto com coloração preta e a disposição dos porta-objetos.

Concorrentes

Os concorrentes mais próximos do Volkswagen Nivus são o Fiat Pulse, que custa entre R$ 100 mil e R$ 125 mil e o Caoa Chery Tiggo 3X Pro, na faixa dos R$ 115 mil. Entretanto, outros modelos podem ser incomodados pelo SUV da montadora alemã, como o Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker, estes com preço entre R$ 110 mil e R$ 160 mil.

Continua após a publicidade

Volkswagen Nivus 2022: Vale a pena?

Se você quer um SUV de porte compacto, mas que exale estilo, eficiência e seja bem equipado, o VW Nivus pode ser a escolha certa e vale muito a pena. Um dos mais belos carros do mercado nacional é, também, um dos mais legais de dirigir e impacta a todos com seu charme.

Continua após a publicidade

O problema, talvez, esteja no espaço interno limitado e no preço absurdo cobrado por ele em ambas as versões. Algo que pode ser melhorado com a chegada de variantes mais em conta, com menos potência e um conjunto de equipamentos visando a competitividade no mercado.

O Volkswagen Nivus avaliado pelo Canaltech sai por R$ 137 mil em sua versão Highline. Na variante Comfortline, o preço parte de R$ 120 mil.

No Canaltech, o Volkswagen Nivus Highline 2022 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Volkswagen do Brasil.