Publicidade

Review Hyundai HB20 2023 | Rivais vão precisar se mexer — e rápido

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Outubro de 2022 às 09h30

Link copiado!

Review Hyundai HB20 2023 | Rivais vão precisar se mexer — e rápido
Review Hyundai HB20 2023 | Rivais vão precisar se mexer — e rápido

A Hyundai sabia que algo precisava ser feito logo depois da repercussão causada pelo design da nova geração do Hyundai HB20, lançada no final de 2019. A aparência que misturava elementos da geração passada com traços esquisitos recebeu inúmeras críticas, apesar de não ter necessariamente afetado as vendas do carro.

Em julho desse ano a Hyundai decidiu fazer o primeiro facelift na atual geração do Hyundai HB20 e talvez não há na indústria brasileira uma mudança tão radical de design dentro de uma mesma geração como foi com esse modelo da fabricante sul-coreana.

Continua após a publicidade

De fato, ele ficou muito mais bonito e harmonioso e, evidentemente, isso deve despertar mais o interesse do público em sua aquisição. Além disso, a Hyundai aproveitou a oportunidade para elevar o patamar de seu principal produto com mais itens de tecnologia e segurança, que vamos explicar na sequência

Fato é, que o novo Hyundai HB20 2023 está melhor e vai fazer a concorrência ter que se mexer.

Nós passamos um tempinho com o modelo topo de gama do hatch, o Hyundai HB20 2023 Platinum Plus, e vamos te contar em detalhes como foi a experiência. Vem com a gente!

Continua após a publicidade

Conectividade e Segurança

Assim que vimos o novo Hyundai HB20 2023 pela primeira vez, logo deu para perceber que ele evoluiu. Ficou óbvio. Mas nos surpreendemos mesmo foi com aquilo que não conseguimos enxergar: o banho de loja que a montadora deu no seu hatch em termos tecnológicos.

No modelo antigo, o HB20 Platinum Plus já contava com o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência. Na versão 2023, esses recursos receberam melhorias e agora detectam pedestres e ciclistas, com a frenagem total sendo executada até 50km/h.

Mas não foi só isso. O alerta de saída de faixa agora corrige sua trajetória de modo ativo a partir de 60 km/h, algo muito útil em estradas e vias expressas. Além do Peugeot 208, esse é o único hatch compacto com esse recurso no mercado.

Continua após a publicidade

Mas para subir mesmo de patamar, a Hyundai trouxe mais recursos para o carro que, realmente, surpreenderam. São eles: o centralizador de faixa, alerta de ponto cego, alerta de saída segura, aviso de movimentação do veículo à frente e o alerta de colisão traseira com frenagem.

O centralizador de faixa, em especial, nos deu um “gostinho” de carro autônomo dentro de um produto (ainda) considerado popular, por praticamente dirigir por você a partir dos 20 km/h. Para isso, basta que ele identifique as faixas nas ruas por meio de sua câmera e faça a correção automática. Claro, não chega a ser como o Super Cruise, da General Motors, mas é bem interessante.

Já com relação à conectividade, o Hyundai HB20 2023 Platinum Plus é bem servido e conta com o Hyundai Bluelink, serviço de concierge e telemetria que proporciona ao usuário uma série de recursos remotos com um app de celular, como dar a partida, localizar o automóvel em tempo real e até traçar perímetro de ação.

Continua após a publicidade

Durante nossa experiência, o Bluelink funcionou de modo impecável e tornou as coisas mais fáceis. Exemplo: sair de casa com criança pequena, fica mais dinâmico se, por exemplo, você simplesmente chegar no carro e ele já estar ligado e pronto para rodar.

Para completar, a central multimídia de 8 polegadas agora espelha o Android Auto e o Apple CarPlay sem fio, algo que não acontecia na versão anterior. O sistema de som do HB20 mostrou-se competente, bem como a interface da central, já conhecida de outros modelos da marca.

Sentimos falta, contudo, da possibilidade de conexão nativa via 4G, algo que está presente, por exemplo, no Chevrolet Onix.

Continua após a publicidade

Os itens de segurança e conectividade do novo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus são complementados pelos seis airbags de série, controles de estabilidade e tração, sistema ISOFIX, monitoramento de pressão dos pneus, alarme e auxílio de partida em rampa e carregamento de celulares por indução.

Conforto e Experiência de uso

Por aqui, sem grandes novidades. Tudo aquilo que aferimos na versão passada do Hyundai HB20 segue na versão 2023. Isso acontece porque o motor 1.0 turbo TGDI não sofreu alterações e segue entregando ótimos 120cv e 17,5 kgf/m de torque, proporcionando bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada.

Continua após a publicidade

Há, porém, alguns pormenores, como o turbo lag exagerado nas arrancadas, que pode ser explicado pela relação do câmbio automático de seis marchas ou simplesmente pelo modo como o motor se comporta. O turbo lag é comum em motores com turbocompressores.

Para efeitos de uso diário, isso não chega a irritar, mas para a medição do 0 a 100km/h, mesmo tendo números superiores em termos de motor, ele ficou para trás quando comparamos com seu rival mais direto, o Chevrolet Onix. Em nossas medições, o trajeto foi feito em 10,5 segundos.

Já ao volante, o Hyundai HB20 2023 segue agradando, com uma direção elétrica extremamente bem calibrada. O acerto de suspensão deixa o hatch mais arisco em curvas e bem durinho, algo que pode incomodar para quem enfrenta a buraqueira das cidades brasileiras.

Continua após a publicidade

E por falar em incomodar, o HB20 2023 segue sendo um dos compactos mais apertados do mercado, embora não seja necessariamente um problema dos mais graves. Pessoas com mais de 1,80m podem sofrer um pouco, dependendo de quem estiver nos bancos da frente. O porta-malas, por sua vez, está na média da categoria, com 300 litros.

De modo geral, o Hyundai HB20 2023 não teta enganar ninguém com relação à proposta: é sim um carro compacto e para o dia a dia, sem a pretensão de relembrar os hatches médios. Tem bom desempenho, consumo aceitável e o espaço interno está na média da categoria, embora tenhamos concorrentes com melhor aproveitamento nesse último aspecto.

Os itens de conforto do Hyundai HB20 2023 Platinum Plus são inúmeros. Ele traz, por exemplo, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, sensor crepuscular, sensor de chuva, ar condicionado digital e automático, piloto automático, chave presencial e alerta de itens no banco traseiro.

Continua após a publicidade

Consumo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus - Medição Canaltech (Etanol)

Média 8.8 km/l em trajeto misto cidade e estrada

Design e Acabamento

Continua após a publicidade

Como já adiantamos em nossa prévia e também no início desta análise, a maior mudança do novo Hyundai HB20 2023 foi mesmo em seu design, que foi completamente alterado nesse facelift, um dos mais profundos em toda a história automotiva brasileira.

Na dianteira, há elementos completamente novos e que lembram, um pouco, o Hyundai i20 europeu, com um perfil mais agressivo, sobretudo nas linhas mais pontiagudas e na grade. Os faróis são novos também, mas não são em LED, talvez a única mancada da montadora na dianteira.

Já na traseira, há uma clara inspiração em carros do grupo Hyundai, como o Hyundai Azera coreano e até mesmo o Hyundai Tucson vendido nos Estados Unidos. Um filete em plástico refletor liga as duas lanternas e dão um ar de mais elegância ao carro. Essa peça, aliás, só tem luzes no modelo sedan.

Continua após a publicidade

Já o acabamento segue o mesmo da versão anterior, com bons arremates e materiais que mesclam texturas, mas sempre em plástico duro, o que é normal no segmento. Há, no entanto, menos couro nos bancos, uma posição proposital da montadora.

As rodas na versão Platinum Plus são em liga-leve e com aro 16 polegadas.

Concorrentes

O principal concorrente do Hyundai HB20 2023 é o Chevrolet Onix, que custa entre R$ 79 mil e R$ 103 mil. Há, porém, outros modelos postulantes, como o recém-lançado Citroën C3, que custa entre R$ 69 mil e R$ 98 mil; e o Fiat Argo, que sai por preços entre R$ 75 mil e R$ 85 mil.

Hyundai HB20 2023: Vale a pena?

O novo Hyundai HB20 2023 é um enorme acerto e vale muito a pena. Apesar de custar R$ 115 mil em sua versão topo de linha, traz muitos equipamentos e pode te fazer repensar a compra de outros concorrentes. O design, claro, agora passa ser um chamariz a mais desse produto vencedor.

O novo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus tem preço estimado em R$ 115 mil, mas há versões que partem de R$ 77 mil.

No Canaltech, o Hyundai HB20 2023 Platinum Plus foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Hyundai Brasil.