6 carros que vão sair de linha no Brasil em 2023
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O ano de 2023 já registrou seu adeus a alguns carros que fizeram história no Brasil, como o Volkswagen Gol, o também alemão Voyage e o Renault Sandero. E o clima de nostalgia tende a aumentar nos próximos meses.
Há pelo menos mais 6 carros que vão sair de linha no Brasil até dezembro de 2023, embora nem todos tenham a aposentadoria confirmada oficialmente pelas montadoras envolvidas — pelo menos até a produção desta lista.
Confira abaixo quais são os modelos de carros que já têm o destino traçado e definido para deixar a linha de produção até o fim do ano e, futuramente, um espaço vazio no coração dos fãs.
6. Chevrolet Cruze
Abrindo a lista de carros que vão sair de linha em 2023 está o Chevrolet Cruze. E a aposentadoria será em dose dupla, já que a General Motors deixará de vender tanto a versão hatch quanto a sedan no Brasil.
Os dois modelos do Cruze são produzidos na fábrica de Santa Fé, na Argentina, e importados para cá, mas a baixa nas vendas em 2023 (emplacaram menos de 400 unidades até o fim de abril) antecipou o fim da linha para o “Último dos Moicanos” no segmento dos hatches e para um dos sedans mais injustiçados do país.
5. Chevrolet Camaro
Mais um representante da General Motors pronto para pendurar as chuteiras, ou melhor, os pneus, é o Chevrolet Camaro. O muscle car terá suas últimas unidades produzidas na planta de Lansing Grand River, em Michigan (EUA), e encerrará uma linda história de mais de 50 anos no mercado.
A GM, porém, pensa em recolocar o Camaro em jogo no futuro, mas como um carro totalmente diferente, inclusive na motorização, que deverá ser elétrica. A nova versão do muscle car pode ser feita sobre a plataforma Ultium, que já dá origem a outros modelos elétricos da GM: o Hummer EV e o Cadillac Lyriq.
4. Ford Mustang
O Ford Mustang é mais um representante do segmento dos muscle cars que faz parte da relação dos que vão sair de linha no Brasil em 2023. Assim como o rival Camaro, ele também não dará um adeus “definitivo” ao mercado, mas encerrará um capítulo importante.
A montadora estadunidense já confirmou que a versão a combustão só tem unidades em estoque para venda no país e, como por enquanto não há previsão da chegada do modelo elétrico por aqui, dezembro marcará, ao menos temporariamente, o adeus do esportivo ao mercado brasileiro.
3. Renault Captur
O Renault Captur, SUV compacto da montadora francesa, também deixará de ser fabricado no Brasil e sairá de linha no país antes do final de 2023. O carro, inclusive, já deixou de ser fabricado na planta localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
A montadora pretende lançar no mercado um SUV com propulsor elétrico — o Megáne E-Tech —, e este deve acabar ocupando o lugar do Captur aqui no Brasil.
2. Renault Logan
Mais um representante da Renault que está com os dias contados para sair de linha no Brasil ainda em 2023 é o Logan. O carro já passou por mudanças profundas, mas não adiantou muito.
O sedan, a exemplo do Captur, não caiu no gosto do público e, entre janeiro e abril, emplacou somente 722 unidades, segundo a Fenabrave. A planta de São José dos Pinhais também já teria parado de produzir o carro, segundo as informações de bastidores.
1. Chevrolet Bolt EUV
Deixamos para fechar a lista de carros que vão sair de linha no Brasil em 2023 com o caso mais curioso de todos: o Chevrolet Bolt EUV, versão SUV do compacto Bolt.
O Bolt EUV chegou ao Brasil oficialmente em maio, pouco depois de ter feito sua primeira aparição no festival Lollapalooza, no finzinho de março.
Testado pelo Canaltech, que até participou do evento em que o carro elétrico estabeleceu um novo recorde mundial de autonomia, o Bolt EUV terá sua produção descontinuada nos Estados Unidos, conforme anunciado pela própria CEO global da GM, Mary Barra.
O fim do Bolt EUV deverá abrir caminho para a chegada de novos e maiores SUVs ao mercado brasileiro, como Equinox e Blazer, ambos já confirmados em suas versões eletrificadas para o país.