Chevrolet Cruze sairá de linha e pode dar lugar a novo SUV
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Chevrolet Cruze, último representante do segmento dos sedans médios no Brasil (ou Último dos Moicanos, como costumamos dizer), está com os dias contados e, em breve, deve seguir o caminho do Volkswagen Gol, do Fiat Uno e de outros ícones ao também se aposentar.
- Review Chevrolet Cruze Hatch | O Último dos Moicanos
- Chevrolet Tracker RS e Midnight têm preços revelados; confira
Segundo o diário argentino Ámbito, a fábrica da GM em Santa Fé, responsável pela produção dos modelos hatch e sedan do Cruze, já decidiu tirar os dois modelos de linha e, assim, colocar um ponto final na trajetória de ambos ainda em 2023.
A data exata do fim da produção dos modelos que hoje são vendidos no Brasil com motor 1.4 turbo sob o capô ainda não foi cravada. A publicação diz que o Chevrolet Cruze terá sua fabricação interrompida em novembro, mas a aposentadoria definitiva pode ser postergada até o último mês do ano.
O Ámbito ainda apurou que o principal motivo que fará a GM local repetir o que já fez em países como Mèxico, China e Estados Unidos é a baixa procura pelo carro. Em 7 anos de produção em Santa Fé, o Cruze teve cerca de 200 mil unidades entregues. Em 2023, porém, emplacou apenas 335 unidades do sedan no Brasil, segundo a Fenabrave.
SUV no lugar do Cruze?
Além do baixo número de emplacamentos, outro motivo que pode ter decretado o fim da linha para os modelos da família Cruze é a ideia da GM de colocar no mercado um SUV inédito.
O modelo em questão é o Chevrolet Seeker, SUV que foi lançado primeiramente no mercado da China e, nos Estados Unidos, estreou no fim de 2022 como substituto do Tracker, sob o nome Trax.
Esse novo SUV seria produzido em Santa Fé, na planta que hoje tem em linha as duas variantes do Cruze e parte da produção do Chevrolet Tracker. A GM, porém, não confirmou oficialmente essa informação, tampouco o fim definitivo da linha dos modelos Cruze até dezembro de 2023.
Fonte: Ámbito