Review Chevrolet Bolt 2022 | Compacto elétrico eleva patamar para brigar no topo
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Quando avaliamos a primeira versão do Chevrolet Bolt, em 2020, já o consideramos o carro elétrico mais racional disponível em nosso mercado. Com ótima autonomia e bom pacote de equipamentos tecnológicos, o compacto entregava tudo aquilo o que prometia, mas era necessário evoluir para encarar os rivais que pintariam pelo caminho.
Sem trocar de geração, a General Motors soube como dar uma repaginada no Chevrolet Bolt e lançou uma nova versão do carro, no ano passado. O design, recursos de segurança e tecnologia e o acabamento interno foram todos aperfeiçoados e melhorados, e seu competente powertrain foi mantido, de modo que ele ficasse, ao menos nos Estados Unidos, sendo um modelo popular e acessível.
Se por lá essa estratégia é matadora e ajuda no sucesso do carro, aqui as coisas são diferentes. O Chevrolet Bolt 2022 é um carro quase perfeito, mas que custa muito mais do que deveria, mesmo com as mazelas de se trazer um carro elétrico para o Brasil. Seu preço já esbarra em concorrentes considerados “premium” e isso pode ser um problemão.
Conectividade e Segurança
Falar do Chevrolet Bolt 2022 é descrever um produto que está alinhado com o que o mercado espera, ainda mais de um carro elétrico. A General Motors soube como trabalhar seu carro elétrico e ele pode ser considerado um dos mais conectados e seguros do mercado, dando uma noção do que teremos quando os novos modelos da montadora chegarem por aqui, ainda mais modernos e bem pensados.
Comecemos pela segurança, onde o Bolt realmente dá um show. São 10 (!) airbags de série, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com assistente de tráfego cruzado, sistema de manutenção em faixa e controlador de distância.
Em nossos testes, os recursos parecem muito bem calibrados e não tivemos nenhum tipo de “desconfiança” com os recursos. Há a clara sensação de que tudo está mais “atento”, melhor até do que o modelo que testamos em 2020.
O pacote de assistências do Bolt é complementado pelo piloto automático adaptativo, que aqui no Brasil funciona sem o Super Cruise, o módulo de condução autônoma da Chevrolet e que está disponível somente nos Estados Unidos. Para implementá-lo, a GM precisaria mapear ruas e estradas, como fez por lá. Se um dia ela vai fazer isso, não sabemos. Mas, quem sabe?
Já no campo da conectividade e da comodidade, por assim dizer, o Bolt 2022 também está bem servido. Agora ele vem com 4G nativo e a central My Link, além de espelhar celulares sem fio, também pode ter apps instalados diretamente, como o Spotify e o Waze, além da compatibilidade com a Amazon Alexa.
Essa central multimídia é uma das melhores do mercado e no Bolt, comparando com outros Chevrolets do país, ela parece em sua melhor versão. A tela tem mais de 10 polegadas, a resolução é HD e tudo funciona de modo muito fluido. O pacote fica ainda mais completo se lembrarmos que o carro tem sistema de som assinado pela Bose, um mimo a mais.
O OnStar, serviço de telemetria e monitoramento veicular de emergência que é negociado à parte, também está disponível no Chevrolet Bolt 2022, tornando-o ainda mais seguro e conectado.
Os itens de segurança e conectividade são complementados pelo assistente de partida em rampa, câmera 360º para manobras, controles de estabilidade e tração e farol alto automático.
Conforto e Experiência de Uso
Como bom carro elétrico, o Chevrolet Bolt 2022 manteve seus predicados com relação ao modelo anterior quando pensamos em desempenho, autonomia e dirigibilidade. E isso traz com ele seus pontos positivos, que são muitos, e negativos, que são alguns.
Obviamente trata-se de um carro ágil. Seus 203cv e 36,7 kgf/m de torque são suficientes não apenas para dar ao motorista muito dinamismo no trânsito, mas até mesmo sensação de esportividade em vários momentos. Mas, assim como os carros a combustão, se você pisar muito, vai gastar mais. Então, o ideal aqui é usar toda essa cavalaria “para o bem”.
Segundo a Chevrolet, a autonomia do Chevrolet Bolt é de 459km no ciclo WLTP, aquele que mistura o urbano e estrada. Mas, em nossos testes, majoritariamente na cidade, a sensação é de que dava para rodar até mais, graças ao sistema de regeneração de energia nos freios, que é dos mais competentes que já vimos entre todos os carros elétricos.
Com essa autonomia, viagens mais longas são perfeitamente possíveis, desde que o motorista se programe bem para as recargas no destino final ou no caminho. Para o uso urbano, caso você tenha um carregador em casa, a vida fica ainda mais fácil e econômica.
Já na parte do conforto, precisamos ser francos: o Bolt não mudou nada. Trata-se um carro compacto, com 4,16m de comprimento e 2,60m de entre-eixos, dimensões que seriam suficientes para a sua categoria. Entretanto, ele não agrada tanto quando pensamos em espaço interno. Para uma família pequena, até que vai bem, mas pessoas altas podem sofrer na fileira traseira de bancos.
O porta-malas, com litragem oficial de 478 litros, é uma decepção. Se você for realmente viajar, cabem poucas malas e, dependendo do uso na cidade, como foi com a nossa reportagem um carrinho de bebê pequeno já é o suficiente para ocupar todo o espaço.
Apesar disso, o Bolt é um carro confortável, de modo geral. Apesar do acerto da suspensão não ser tão voltado ao conforto e dar a impressão de não ter aquela “tropicalização” necessária, não podemos dizer que não é bom dirigir o carro. Muito pelo contrário.
Os itens de conforto do Chevrolet Bolt 2022 são muitos e servem bem seu usuário. O ar condicionado é digital e automático, mas com apenas uma zona. Há sensor de chuva, crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, aquecimento dos bancos dianteiros, ajuste elétrico do banco do motorista, chave presencial, freio de mão elétrico, câmbio automático com botões e teto solar panorâmico.
Design e Acabamento
O Chevrolet Bolt 2022 teve evoluções em várias áreas, mas as mais gritantes foram mesmo no design e no acabamento. A Chevrolet conseguiu trazer seu carro elétrico para um padrão interessante e agora ele parece, sim, membro da linha da montadora, com linhas bem semelhantes a outros modelos.
A dianteira teve faróis completamente novos e mais afinados, sempre em LED. A grade frontal agora segue a cor do carro e está maior e mais encorpada, de certo para poder fazer sentido também para o Bolt EUV, que chega em 2023. Na traseira, as mudanças foram menores, mas, ainda assim, boas.
Já no interior, temos acabamento digno de carro premium com um painel dos mais bonitos do mercado e recheado de material sensível ao toque. O bom uso do black piano também está lá e dá um requinte a mais. Outra coisa que gostamos foi do novo console central, com mais porta objetos e sem o câmbio joystick (agora somente botões).
Concorrentes
Considerando o porte e preço do Chevrolet Bolt, seus concorrentes são o Renault Zoe, o Nissan Leaf e, pasmem, o Volvo XC40 Recharge Plus. Todos custam menos do que o modelo da Chevrolet e ficam entre os R$ 240 mil e R$ 300 mil.
Chevrolet Bolt 2022: Vale a pena?
Analisando o carro em si, obviamente que o Chevrolet Bolt 2022 vale muito a pena e pode brigar em condições de igualdade com os melhores carros em sua faixa de preço. Mas é justamente o valor cobrado por ele seu maior problema.
Por R$ 330 mil, consumidores que querem carros elétricos já podem pensar em modelos de marcas consideradas premium. E isso não é menosprezar a qualidade do Bolt, mas sim entender a necessidade e os desejos desse público com maior poder aquisitivo.
O produto, em si, beira a perfeição e atende bem a proposta de um carro elétrico completo, mas a Chevrolet vai precisar rever esse preço em breve. Até porque, o Bolt EUV, versão maior do carro, chega no ano que vem, e é mais atraente.
O Chevrolet Bolt 2022 pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 329 mil.
No Canaltech, o Chevrolet Bolt 2022 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela General Motors do Brasil.