Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira todas novidades do WhatsApp em 2022 e mais o que vem por aí

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Agosto de 2022 às 11h15

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode ser o mensageiro mais popular no Brasil por uma larga vantagem, mas ele não para de implementar novidades que tornam o app ainda mais útil para o dia a dia. Praticamente toda semana, o aplicativo inicia o desenvolvimento de uma ferramenta ou um recurso novo que, em muitos casos, nem os usuários sabiam que tanto precisavam.

A fim de deixar tudo em ordem, o Canaltech reúne nesta coluna todas as novidades que o WhatsApp implementou (ou planeja implementar) ao longo de 2022. Aqui, estarão listadas todas as ferramentas para chat, expansões em recursos já existentes e adições que a plataforma já disponibilizou no app, anunciadas oficialmente ou vazadas pelo aplicativo.

Todas as novidades do WhatsApp de 2022

Continua após a publicidade

Reações com emojis no WhatsApp

Primeiro, o WhatsApp disponibilizou reações com apenas seis opções de emojis, mas era só questão de tempo até todo o catálogo de figurinhas ser liberado para incrementar o bate-papo. Desde junho, é possível reagir a mensagens enviadas ou recebidas no app com qualquer figurinha disponível na bandeja, seja no PC ou no celular.

Silenciar em chamadas de voz

Continua após a publicidade

Se você estiver numa chamada de voz e algum dos participantes estiver fazendo barulho demais, agora dá para silenciá-lo individualmente. Também em junho, o WhatsApp implementou a função para “mutar” pessoas específicas e tornar a conversa em tempo real mais tranquila para todo mundo.

Mensagens diretas durante chamadas

Numa conversa de voz em grupo, também dá para enviar mensagens privadas para participantes específicos. Um atalho adicionado ao app tornou o contato por fora mais simples: toque sobre a foto do participante, toque em “Conversar com [contato]” e inicie o papo por texto sem sair da chamada.

Continua após a publicidade

Envio de arquivos de até 2 GB

O WhatsApp aumentou o tamanho máximo arquivos enviados no mensageiro para até 2 GB. Arquivos enviados como documentos podem ser ainda maiores no app, possibilitando o compartilhamento com mais liberdade em grupos ou conversas individuais.

Chamadas de voz com até 32 pessoas

Desde abril deste ano, o WhatsApp permite fazer ligações no app com até 32 pessoas ao mesmo tempo. A adição enfim possibilita que grupos grandes consigam se comunicar em tempo real sem precisar de um app alternativo, como Google Meet ou Discord.

Continua após a publicidade

Ainda em desenvolvimento

Esconder o “Online”

Em breve, o WhatsApp permitirá ocultar o indicador “Online” para quem o usuário quiser. O incremento em privacidade será uma opção adicional da visibilidade do “Visto por último” e poderá ser escondido de números desconhecidos, contatos específicos ou para todo mundo.

Continua após a publicidade

Mensagens mantidas em chats temporários

Envios feitos em chats temporários (individuais ou em grupo) poderão ser mantidos para além do prazo de autodestruição. O WhatsApp prepara uma forma para manter mensagens trocadas em conversas efêmeras para facilitar a consulta posterior, preservando-as mesmo após o tempo de desaparecimento.

Continua após a publicidade

Reações rápidas no Status

Sabe as reações rápidas com emojis no Stories do Instagram? Esse mesmo recurso deve desembarcar no WhatsApp. A plataforma fornecerá emojis para responder rapidamente ao post do Status do WhatsApp — é só tocar para enviar.

Exportar backup como arquivo

Continua após a publicidade

O WhatsApp prepara uma forma de exportar o backup de conversas (incluindo mensagens, mídia, áudios e figurinhas) como um arquivo, em vez de salvar exclusivamente na nuvem do Google ou da Apple. A função ainda está em desenvolvimento e possivelmente será uma alternativa à cobrança pelo espaço utilizado no armazenamento pelo lado do Google, mas também é uma importante adição para refinar o nível de controle e privacidade dos usuários sobre as próprias informações.

Comunidades

As grandes Comunidades do WhatsApp ainda não têm data definida para chegar — especialmente no Brasil, com eleições cada vez mais iminentes — mas elas devem desembarcar no app em 2023. A ferramenta servirá como “guarda-chuva” de grupos tradicionais, unindo-os para facilitar a comunicação dos administradores.

Continua após a publicidade

Recuperar mensagens excluídas

Apagou uma mensagem somente para você e se arrependeu? O WhatsApp permitirá rever essa decisão. Foi flagrado no app o desenvolvimento do botão “Desfazer” para remoção de mensagens. O atalho aparecerá assim que você selecionar a opção “Apagar para mim” (que some com o envio somente no seu app).

Continua após a publicidade

Fotos de capa para contas comerciais

Para incrementar a personalização no app, o WhatsApp permitirá adicionar uma foto de capa em contas comerciais. A imagem aparecerá na seção “Informações de contato” do app.

Enquetes

Continua após a publicidade

O WhatsApp permitirá enviar enquetes públicas com até cinco opções para facilitar a tomada de decisões em conjunto ou brincar de quizcom seus amigos e familiares nos grupos do app.

WhatsApp Premium

O WhatsApp prepara uma versão paga para contas comerciais. Donos de empreendimentos poderão optar pelo WhatsApp Premium para ter acesso a recursos exclusivos, como acesso simultâneo em até 10 dispositivos, links personalizados para chats e mais.

Ocultar número de telefone em Comunidades

Para evitar contatos indesejados, o WhatsApp permitirá ocultar o próprio telefone nas futuras Comunidades da plataforma. O recurso foi encontrado em desenvolvimento em agosto deste ano e enfim dará maior discrição para a sequência numérica, ao menos dentro dos grupões do app.