Publicidade

WhatsApp agora permite reagir às mensagens com qualquer emoji

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Julho de 2022 às 11h36

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta segunda-feira (11) que as reações com qualquer emoji estão liberadas para todos os usuários do WhatsApp. O recurso é uma expansão da versão anterior, que limitava o uso a apenas seis carinhas predefinidas.

Agora, você poderá usar qualquer emoji dentre as mais de 3,6 mil opções para reagir a mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios e arquivos no app. A novidade vai permitir também o uso de diferentes tons de pele para cada ação, o que abre espaço para melhor representatividade nas conversas individuais ou em grupos.

Continua após a publicidade

Para ver se você já foi contemplado, é só pressionar por alguns segundos sobre alguma mensagem. Após isso, veja se aparece uma sétima opção ao lado dos emojis tradicionais: trata-se de um botão circular cinza com o símbolo de adição (+).

Tocar neste local vai abrir o seletor de emojis para escolher qualquer uma das imagens — é possível usar a ferramenta lupa para pesquisar a desejada. U autor da mensagem será notificado quando alguém reagir e poderá saber quem usou aquela expressão específica se clicar nas imagens dos emojis, posicionadas abaixo da mensagem.

É possível reagir com somente um emoji a cada mensagem, provavelmente para evitar spam de reações. O formato é interessante porque mantém as reações atuais e mais usadas, mas também abre possibilidades para outras interações úteis. Nem sempre os seis emojis existentes expressam seu desejo, portanto a adição é bem-vinda.

Reaja com qualquer expressão

Continua após a publicidade

O recurso estava em desenvolvimento há vários meses, mas estava em testes com os cadastrados no WhatsApp beta desde o final de junho. O formato chegou a ser experimentado no ano passado, mas acabou sendo adiado em prol da versão simplificada com apenas seis emojis predefinidos: polegar para cima (👍), coração (❤️), chorar de rir (😂), assustado (😮), triste (😢) e rezando (🙏).

As reações com emoji chegaram ao WhatsApp oficialmente no dia 5 de maio de 2022. A adição faz parte de um pacotão de novidades voltado para o recurso de Comunidades e também contou com a liberação de envios de arquivos com até 2 GB de tamanho e a possibilidade de criar grupos com até 512 participantes.

Homenagem aos emojis

A liberação é parte das comemorações do Dia Mundial do Emoji, celebrado em 17 de julho. A ideia é incentivar o uso de emojis menos conhecidos nas conversas, especialmente os recentes. Confira os destaques do WhatsApp:

Continua após a publicidade
  • Rosto derretendo (🫠): usado para dar um toque de sarcasmo às conversas. Muita gente utiliza a imagem com o significado literal de simbolizar o calor no verão ou como forma de demonstrar constrangimento, vergonha ou gafe sobre alguma afirmação.

  • Boné azul (🧢): em inglês, a expressão "cap" (boné) é usada de forma não literal para indicar quando alguém está mentindo ou exagerando sobre uma história. Usar esse emoji lá fora significa que a pessoa não acreditou naquele conteúdo ali. Em português, o uso também costuma ser mais informal, como mentir, trapacear ou "dar um chapéu" em alguém.

  • Caveira (💀): é uma representação da morte oficialmente. Alguns usuários, contudo, usam a imagem para reagir a uma mensagem engraçada (morrendo de rir) ou para representar alguém em apuros por ter sido flagrado em algo errado.

  • Chorando (😭) ou vomitando (🤮 ): são emojis clássicos, mas que podem ser usados em contexto diferente do tradicional. Muita gente usa a figurinha do choro para representar algo muito engraçado (embora a figurinha oficial seja outra) e a do vômito para mostrar espanto, emoção extrema ou choque.

  • Olhos abertos (👀): Este emoji é usado como "estou de olho" ou para indicar algum significado oculto por trás de uma mensagem/conteúdo postado online. Também é usado por algumas pessoas para transmitir alguma suspeita ou surpresa.

Com as reações liberadas para qualquer emoji, é preciso estar atento ao significado de cada um. O Canaltech tem um guia completo com os significados ocultos de cada um deles que você acessar e tirar suas dúvidas.

Segundo o mensageiro, as reações também são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Como de costume, o recurso pode não estar disponível de imediato para todos, mas chegará gradualmente nos próximos dias. Lembre-se de acessar a loja de aplicativos do seu celular Android (Google Play Store) ou iPhone (App Store) para garantir ter a versão mais recente instalada.