Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp prepara mais controle sobre backups de conversas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2022 às 09h34

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp permitirá exportar o backup de conversas e mídias do Google Drive, revelou o site WABetaInfo. Uma nova opção encontrada no código do menu de configurações antecipou a chegada da novidade que, no futuro, pode servir como uma alternativa ao armazenamento em nuvem da Gigante das Pesquisas.

O backup do WhatsApp no Google Drive inclui todo o histórico de mensagens do usuário, incluindo mensagens, fotos, vídeos, arquivos e mais. É a partir deste pacotão de informações que o mensageiro resgata os papos anteriores ao trocar de um celular para outro ou após reinstalar o app.

Continua após a publicidade

Além da opção de exportar o backup, o WhatsApp também permitirá importá-lo novamente no mesmo menu, dando melhor controle sobre as informações ao usuário.

Motivo misterioso

Não está claro o que motivou o WhatsApp a criar a função, porém, há rumores de que o Google não mais oferecerá backup ilimitado para conversas do WhatsApp. Quando isso acontecer, o arquivo passará a dividir espaço com os demais arquivos salvos na nuvem (fotos, vídeos, documentos e mais) e, em muitos casos, pode ocupar boa parte do armazenamento. Aí, ficaria a critério do usuário deixar lá ou hospedar os arquivos em outro serviço do gênero.

Outra possível razão seria a transferência de conversas entre sistemas operacionais (Android para iOS e vice-versa). Uma vez capaz de exportar e importar o histórico, se torna possível transferir o papo de uma plataforma para outra com menos dificuldade — isso, porém, não é garantido e depende da implementação de função semelhante no sistema da Apple.

Continua após a publicidade

Enquanto este mesmo recurso não for encontrado nos dois sistemas, é difícil cravar a razão da sua existência. Não existe previsão para o lançamento do botão de exportar o backup do WhatsApp e nem testadores têm acesso ao recurso ainda.

Fonte: WABetaInfo