Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp agora envia arquivos de até 2 GB e amplia testes com enquetes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Junho de 2022 às 11h29

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a liberar o envio de documentos com até 2 GB de tamanho. A mudança deve permitir ao usuário usar o programa de mensagens para transferir arquivos de trabalho, como vídeos, fotos em alta resolução ou arquivos zipados com grande volume.

Para saber se você já foi contemplado, é só tentar enviar qualquer arquivo com mais de 100 MB e menos de 2 GB em uma conversa. Se o programa completar a operação, significa que está liberado, mas se der erro será necessário aguardar uma nova atualização.

Continua após a publicidade

Trata-se de uma melhoria fundamental para tornar a experiência mais profissionalizada. O WhatsApp faz parte da rotina de muitos ambientes de trabalho, mas a impossibilidade de se trabalhar com arquivos maiores era um empecilho. O temor dos desenvolvedores era que a plataforma fosse usada para disseminar pirataria, como filmes, episódios de séries ou games.

WhatsApp pronto para arquivos com até 2 GB

Esta adição foi vista na versão 2.22.13.6 do WhatsApp beta para Android. É preciso estar cadastrado no programa de testes do app e atualizá-lo para a versão mais recente para chegar se será possível mandar arquivos de tamanho grande.

A autorização de envio de arquivos maiores estava em testes desde março de 2022 com usuários na Argentina. No mês passado, pessoas fora do país começaram a ter acesso também, embora ainda de modo restrito.

Continua após a publicidade

Outra mudança que pode chegar junto com a limitação ampliada são as informações sobre transferências de arquivos no app. Como documentos de até 2 GB levam muito mais tempo para baixar, o mensageiro pode implementar uma espécie de cronômetro com o tempo estimado de envio e de download.

Resultados de enquete

Hoje, o WhatsApp também começou a liberar um novo modelo de visualização dos resultados das pesquisas feitas em grupos. A versão 22.12.0.73 para iOS, exclusiva dos testadores beta no iPhone, traz uma opção para exibir os números finais das enquetes.

Essa é uma adição voltada para fortalecer as Comunidades, afinal os grupos agora podem receber até 512 participantes. Em uma amostra maior, enquetes podem se mostrar mais relevantes — ainda mais se juntarem os resultados de múltiplos grupos.

Continua após a publicidade

O print de tela publicado pelo site WABetaInfo mostra como será a exibição dos resultados. Todos poderão ver qual opção foi a vencedora, a quantidade de votos somados e o percentual. Serão mostrados também o total de votantes e a porcentagem das pessoas que participaram — se todas tiverem votado, o resultado será 100%.

A opção mais votada será fixada no topo da pesquisa e chamada "Top option" (Melhor opção, em tradução livre). Não é possível visualizar quem selecionou cada opção, mas isso provavelmente pode ser uma das configurações da pesquisa (voto aberto ou fechado).

Este recurso ainda está em fase de desenvolvimento e pode levar algum tempo para que o programa faça o lançamento oficial. Antes disso, é provável que testadores beta no iOS e Android possam experimentar a novidade, que promete levar mais integração para as conversas do WhatsApp.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo [1] e [2]