Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retrospectiva | Todas as novidades do Google Chrome em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Dezembro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Chrome passou por várias mudanças em 2022. A maioria das novidades foram bem singelas ou mais voltadas para a parte técnica do navegador, mas há outras que vieram para facilitar a vida do usuário.

Com a mudança no cronograma de atualizações, o navegador do Google passou a receber updates mais encurtados neste ano. Isso ajudou sob a ótica da segurança, afinal as brechas são fechadas mais rapidamente, mas renunciou a novidades mais relevantes em cada lançamento.

O Canaltech fez uma grande retrospectiva das principais novidades do Google Chrome neste ano. Confira:

Continua após a publicidade

Novidades do Google Chrome em 2022

Suporte a seletores de data no PC

Os elementos de entrada HTML passaram a adotar um método chamado "showPicker()" para exibir um seletor do navegador para elementos de entrada, como cores, datas e horas. Isso é algo comum nas versões mobile de sites, mas era menos pouco usual em desktops.

Continua após a publicidade

Os seletores já vêm prontos para o desenvolvedor usar nas suas aplicações web, sem precisar criar tudo do zero. Todo formulário HTML que tiver esse formato de entrada já poderá adicionar o recurso automaticamente. Para o usuário, a interface facilita a escolha, ainda mais quando estão em telas de toque

Painel lateral com opções

O navegador Chrome para desktop ganhou um painel lateral e acesso rápido aos favoritos. A novidade também permitiu adicionar uma lista de leitura dos itens marcados.

Continua após a publicidade

O botão fica posicionado entre o painel Extensões e a imagem de avatar do seu perfil, no canto superior direito. O ícone dele é um quadrado com uma parte vazada e outra pintada, exatamente para representar o painel lateral.

Atalho para silenciar abas

O Chrome 100 trouxe um atalho para silenciar abas inteiras num clique. O recurso é conhecido por usuários de navegadores rivais, como o Edge, mas tinha sido excluído do Chrome em 2018.

Continua após a publicidade

O ícone de caixa de som é exibido no topo na guia onde a mídia está sendo reproduzida. Para silenciar, é só clicar com o mouse sobre o ícone para silenciar de imediato a guia — o vídeo ou música continuará sendo tocado, mas você não escutará.

Grupos de guias no desktop

O Chrome 101 passou a permitir o ordenamento das guias do navegador em grupos temáticos. O Chrome já havia lançado um recurso para criar grupos que possibilita melhor organização, mas a atualização permitiu salvar um grupo para usar mais tarde.

Continua após a publicidade

Além de manter os grupos registrados na memória, o usuário pode removê-lo por um tempo e voltar depois de algum tempo, como se tivesse carregado um documento de Word, por exemplo. No modelo antigo, se você desfizesse um grupo, ele era perdido para sempre.

Essa melhora foi uma baia conquista para quem precisa trabalhar com múltiplas abas abertas, mas gosta de fazer isso de maneira organizada.

Análises de lojas online

Continua após a publicidade

O Google Chrome 102 introduziu um conjunto de novidades para quem deseja fazer compras online com mais segurança. O navegador passou a oferecer detalhes sobre lojas desconhecidas do usuário.

Uma das melhorias é um pop-up abaixo da barra de endereços para informar sobre a quantidade de avaliações do site de comércio eletrônico. Se você decidir vê-las, terá comentários de usuários do Google sobre a empresa e os produtos, com informações valiosas para saber se deve ou não comprar ali.

Reordenar guias com o teclado

Continua após a publicidade

O Google Chrome 102 liberou a possibilidade de reordenar guias pelo teclado. Em vez de usar o mouse para arrastar as abas de um local para outro, a pessoa poderá apenas usar atalhos para agilizar tudo. Isso chegou primeiro para PCs com Windows e levou mais alguns meses para desembarcar no navegador para Linux.

O sistema de ordenamento das guias é bem intuitivo pelo mouse: você arrasta para a direita ou esquerda para levá-la para o lado desejado. Mas quando o assunto é praticidade, muita gente não abre mão dos atalhos, que podem ser bem mais ágeis para quem sabe usar.

Captura de tela com editor embutido

Continua após a publicidade

O Google Chrome recebeu um editor de capturas de tela nativo. A ferramenta permite modificar prints com recursos básicos, tais como recorte, marcadores, figuras e desenhos.

A ferramenta não oferece tantas opções quanto um editor de imagens completo, mas é útil para "quebrar um galho" quando você está fora do seu PC ou sem um app de edição por perto.

Preenchimento de senhas no iOS

Continua após a publicidade

O Google Chrome demorou, mas finalmente distribuiu seu gerenciador de senhas para iPhone e iPad. A versão M104 do navegador para iOS ganhou a capacidade de preencher automaticamente as credenciais gravadas, inclusive em outros aplicativos.

O programa também recebeu um sistema de navegação segura melhorado e novas ações. O Gerenciador de Senhas é um recurso nativo do Chrome no Android, que tira proveito da integração com o sistema do Google para fazer login nos aplicativos do seu celular, mas que só desembarcou nos aparelhos da Apple em 2022.

Alerta de senhas fracas

Continua após a publicidade

O Google Chrome começou a avaliar a força das senhas e comunicar sempre que alguma for ruim. O recurso usa uma inteligência artificial nativa para analisar a resistência das credenciais sem precisar de extensões ou ferramentas complementares.

A função foi acrescentada no Chrome 106 e faz a varredura automaticamente. As senhas fracas são marcadas com a recomendação de alterá-las, se juntando à ferramenta de verificação de credenciais comprometidas.

Guias anônimas protegidas por senha

O Chrome para Android trouxe mais de privacidade para as guias anônimas graças à proteção com autenticação biométrica. O recurso foi integrado aos celulares e tablets para evitar que pessoas não autorizadas vejam suas abas.

Após ativar a opção, e o programa pedirá o uso da biometria para desbloquear a navegação pelas guias anônimas quando o usuário tentar reabrir o programa com elas abertas. Você pode escolher entre a impressão digital na tela ou o seu rosto para desbloquear a visualização.

Visual mais moderno da barra de endereços

O Google Chrome para Android redesenhou a barra de URL e mudou a interface com sugestões de sites. Esse visual só é exibido quando você tocar na barra, fazendo com que os resultados sejam melhor otimizados para a tela de toque.

As sugestões de pesquisa e endereços dos sites ficam em uma caixa com cantos arredondados e destacados. Cada um tem seu próprio cartão com um fundo mais escuro. O redesenho chegou no Chrome 108 para todos os usuários.

Barra lateral de pesquisas

O Chrome recebeu uma barra lateral para facilitar a realização de pesquisas pelo navegador. O recurso permite expandir a busca na parte direita do navegador, sem precisar abrir uma nova guia nem trocar do site atual.

A opção fica localizada na parte direita da barra de endereços, próximo aos ícones de compartilhar e tornar favorito. O botão fica camuflado sobre o ícone da letra G, com as cores do Google, e abre a barra quando clicado.

Tradutor parcial de páginas

O Chrome 106 adicionou a integração com o Google Tradutor para adaptações parciais de uma página. Embora a tradução exista há algum tempo, não era possível alterar somente um fragmento do texto.

Com a mudança, o trecho selecionado é automaticamente inserido na caixa do Google Tradutor para transformar a frase ou o parágrafo de outro idioma no seu favorito. Quem preferir o modelo antigo ainda poderá traduzir automaticamente uma página de outro idioma para o português assim que acessá-la ou com a opção no clique do botão direito do mouse.

Cores dinâmicas do Material You

As Cores Dinâmicas do Material You chegaram ao Chrome 110. É possível definir o tema do programa de acordo com a paleta do papel de parede escolhido no celular.

Embora a novidade seja inspirada em um recurso exclusivo do Android, o navegador para PCs também é compatível. O recurso vai favorecer quem deseja ter um programa com a coloração alinhada ao plano de fundo e visual uniforme.

Atalhos para recursos pela barra de endereços

O Chrome habilitou o uso de atalhos digitados na Omnibox do aplicativo para computador. A funcionalidade é para filtrar pesquisas a partir de tags digitadas na barra superior, em um modelo com o uso de arroba (@) e comandos que remetem aos aplicativos de conversa.

Com a novidade, usuários podem conferir resultados específicos contidos no navegador. Para encontrar um site acessado e registrado no Histórico de Navegação, basta digitar “@histórico [nome do site]” para ver sugestões de endereços contidas na seção.

Monitor de preços nativo

O Google Chrome ganhou um monitor de preço nativo no aplicativo para Android e no PC. O navegador permite que o usuário escolha produtos específicos durante a pesquisa online para acompanhar promoções espalhadas pela internet.

Após ativar, aplicativo ficará vigiando o preço do produto em questão, notificando o usuário se for encontrada alguma oferta interessante em lojas da internet. O funcionamento é como um "Google Alertas", porém voltado para compras online.

Fim das senhas

O Chrome 108 começou a preparar o mercado para acabar com as famigeradas combinações de login e senha. As passkeys podem ser utilizadas em sites e aplicativos que suportam o mecanismo de autenticação.

A criação de uma chave de acesso depende da verificação de identidade do usuário, o que pode ser feito por PIN ou por biometria no caso de dispositivos Android. Diferente de senhas, passkeys não podem ser roubadas em grandes vazamentos de dados.

É claro que outras mudanças foram aplicadas ao Google Chrome em 2022, principalmente no campo da segurança digital. Porém, em termos de funcionalidades, este texto traz um resumão de tudo que o popular navegador apresentou ao mundo neste ano.