Publicidade

Barra de endereço do Chrome deve ganhar visual modernizado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2022 às 12h22

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google Chrome para Android redesenhou a barra de URL e deve trazer uma nova interface com sugestões de sites. Esse visual só será exibido quando você tocar na barra, fazendo com que os resultados sejam melhor otimizados para a tela de toque.

As sugestões de pesquisa e endereços dos sites agora ficam em uma caixa com cantos arredondados e destacados em seu próprio cartão com un fundo mais escuro. Isso possibilita melhor visualização de cada um, facilitando a escolha das opções no display e o acesso às ações rápidas, como copiar a URL ou compartilhá-la em outro app.

Continua após a publicidade

Essa mudança parece ser uma estratégia da empresa para unificar os visuais do buscador, do navegador e da pesquisa do Pixel 6 e Pixel 6 Pro. Seria uma forma de criar maior familiaridade das pessoas com um design específico, pensado para ser o padrão do Android puro.

Quando chega a nova barra de endereços do Chrome?

O redesenho está previsto para chegar somente a partir do Chrome 108, que ainda está em fase de desenvolvimento. Quem usa o navegador de testes Canary pode ter uma pequena prévia de como tudo deve funcionar.

Descoberto pelo site 9to5Google, o recurso está escondido por um sinalizador. Quem quiser testar, deve abrir o Chrome Canary e digitar chrome://flags/#omnibox-modernize-visual-update. Essa flag diz exatamente o que ocorrerá quando ativada: a exibição de uma nova interface de usuário modernizada na omnibox (barra de URL ou de endereços).

Continua após a publicidade

Curiosamente, os desenvolvedores dizem que esta é a "etapa 1" do plano de reformulação da omnibox, o que significa que mais etapas devem vir em atualizações futuras. Por enquanto, tudo ainda está na fase interna de planejamento, então é impossível saber quais são os planos do Google para o navegador Chrome.

As URLs e sugestões de pesquisa são importantes para qualquer navegador moderno, mas são essencialmente relevantes para o Chrome, já que o Google é o maior buscador do mundo. É provável que mudanças significativas na interface cheguem em breve, afinal os concorrentes Edge, Safari e Firefox seguem na luta para destronar o Chrome.