Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual o navegador mais usado no mundo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Outubro de 2022 às 18h12

Link copiado!

Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash

O navegador mais usado do mundo é o Google Chrome. Atualmente, o programa do Google detém cerca de 65,7% do mercado, segundo estatísticas do StatCounter, sendo a opção de aplicativo favorita da maioria das pessoas tanto no PC quanto no celular por uma larga vantagem em relação ao segundo colocado.

Lançado inicialmente em setembro de 2008, o programa da Gigante das Pesquisas inovou o mercado com uma interface gráfica limpa, fácil de usar e focada em conteúdo. Hoje, o programa dita tendências do segmento em vários aspectos e, de certa forma, é parte da estrutura do Microsoft Edge, um dos principais rivais, através do Projeto Chromium.

Continua após a publicidade

Apesar da fama de ser "comilão" de memória RAM, o Chrome conquistou o segmento ao longo dos anos e deixou para trás um gigante que parecia invencível: o Internet Explorer. O programa está bem longe de ter os mesmos problemas do passado, mas sua usabilidade simples, personalização profunda e interface descomplicada permanecem praticamente inalterados.

Os navegadores mais usados do mundo

A lista dos seis navegadores mais usados na atualidade (somados aí uso em computadores e em dispositivos móveis) é a seguinte:

  1. Google Chrome (65,7%)
  2. Apple Safari (18,66%)
  3. Microsoft Edge (4,32%)
  4. Mozilla Firefox (3,14%)
  5. Samsung Internet (2,75%)
  6. Opera (2,25%)
Continua após a publicidade

Por que o Chrome é mais usado que os rivais?

Uma das características que favoreceram a popularidade do Chrome é a sua ampla disponibilidade. O app pode ser baixado gratuitamente no PC, no Android, no iOS, no Mac e no Linux — e todas essas versões são bem parecidas em recursos e usabilidade.

Essa vantagem também garante melhor interoperabilidade, uma vez que basta ter uma conta Google para sincronizar toda a atividade no app entre os dispositivos. Dá para sair do celular e continuar a navegação no PC e vice-versa sem esforço.

Continua após a publicidade

Novidades com frequência

A frequência de atualizações do Chrome também torna o navegador uma opção bem atrativa. Mensalmente, o Google libera uma nova compilação para o programa, muitas das vezes com adições que incrementam a rotina de uso do usuário, mesmo que sejam mudanças pequenas. A versão mais recente do Chrome é a 106. Essa última compilação introduziu melhorias para o Google Tradutor embutido, apresentou novos atalhos e mais.

Personalização levada a sério

Cada usuário lida com a navegação web de uma forma diferente, e o Chrome respeita essa individualidade. Desde sua fundação, o Google apoia bastante o uso de extensões, que basicamente são complementos que fornecem funções extras ao programa.

Continua após a publicidade

Há uma variedade enorme de ferramentas complementares para se baixar no Chrome — e a maioria delas pode ser encontrada na Chrome Web Store. Há tradutores automáticos, corretores gramaticais, recursos para controle remoto, funções para assistir streaming com amigos à distância e muito mais.

Além disso, há os temas. Dificilmente o Chrome terá a mesma aparência para dois usuários. Dá para escolher cores, papeis de parede, disposição de atalhos na barra superior e vários outros detalhes.