Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome 101 já está disponível; confira todas as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Maio de 2022 às 11h26

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google Chrome chegou à versão 101 como uma atualização menor, com poucas mudanças visíveis para o usuário, já que quase todas estão escondidas das pessoas. A maioria dos ajustes foi feito no código do navegador, voltados para otimizar a experiência, mas ainda estão em fase de finalização.

O principal "lançamento" para o usuário não está liberado publicamente e foca no gerenciador de senhas integrado do programa. Ao ativar o sinalizador (chrome://flags/#password-note), é possível adicionar notas de texto às senhas gravadas.

A ideia é adicionar contexto ou detalhes importantes a alguma credencial, como a data em que você trocou de senha ou alguma menção à resposta para as perguntas de segurança. Isso ainda está em fase de testes, portanto pode chegar oficialmente apenas em uma versão futura do Chrome.

Continua após a publicidade

Grupos de guias no desktop

É praticamente impossível achar alguém que use o Chrome no desktop sem ter várias guias abertas simultaneamente. O Chrome já havia lançado um recurso para criar grupos que possibilita melhor organização, mas esta atualização agora permite salvar um grupo para usar mais tarde.

Além de manter os grupos registrados na memória, o usuário pode removê-lo por um tempo e depois voltar, como se tivesse carregado um documento de Word, por exemplo. No modelo antigo, se você desfizesse um grupo gravado, ele era perdido para sempre.

Continua após a publicidade

Tal qual o outro recurso citado, o salvamento de grupos de guias precisa ser ativado com um novo sinalizador: chrome://flags/#tab-groups-save. As páginas serão gravadas na exata ordem e com os nomes de grupos atribuídos na barra de favoritos, assim a pessoa consegue manter o acesso rápido sem precisar deixar sites abertos, que consomem toda a sua memória RAM.

Interface de downloads melhorada

Não é de hoje que os desenvolvedores do Chrome buscam otimizar os downloads, principalmente porque o sistema do navegador parece meio defasado se comparado a outras soluções (inclusive as baseadas no Chromium). Agora, em vez de apenas colocar os arquivos transferidos naquela barra inferior, o programa passará a exibi-los em um menu à direita da barra de endereços.

Continua após a publicidade

O ajuste também possibilita ver o progresso individual de cada transferência e o usuário pode clicar com o botão direito do mouse no item desejado para ter ações rápidas, como abrir ou cancelar um download. Essas opções ainda podem mudar e também estão escondidas atrás de um sinalizador: chrome://flags/#download-bubble.

Fora esses recursos ocultos, o Chrome 101 traz uma opção para que sites esqueçam dispositivos USB conectados anteriormente. A ideia é limpar aquela longa lista de aparelhos e gadgets antigos que você não usa mais e atrapalham o fluxo de trabalho. Há também uma ferramenta de otimização do algoritmo de carregamento para determinados sites, bem como para exibir os recursos utilizados.

Vale lembrar que a maioria das mudanças mencionadas são para o Chrome 101 no desktop, portanto não funcionam na versão para iOS nem para Android. Se você já tem o programa, atualize-o ao clicar no Menu de três pontos > Ajuda > Sobre o Google Chrome. Espere concluir o download, reinicie o software e desfrute das novidades do navegador mais popular do mundo.

Fonte: Android Police