Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome no iOS ganha novidade essencial no preenchimento automático de senhas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2022 às 09h26

Link copiado!

Luis Cortés/Unsplash
Luis Cortés/Unsplash

O Google Chrome está prestes a virar um gerenciador de senhas para iPhone e iPad. A versão M104 do navegador para iOS ganhará a capacidade de preencher automaticamente as credenciais gravadas, inclusive em outros aplicativos. O programa também terá um sistema de navegação segura melhorado e novas ações.

O Gerenciador de Senhas é um recurso nativo do Chrome no Android, que tira proveito da integração com o sistema do Google para fazer login nos aplicativos do seu celular. No iOS, contudo, isto chega como uma novidade interessante para contrapor ao iCloud e outras soluções alternativas.

Continua após a publicidade

A navegação segura aprimorada vai verificar se o site acessado é perigoso, com ataques de phishing ou disseminação de malware. O Chrome avisará se o nome de usuário e a senha foram violados ou expostos em algum lugar da web. Se isto tiver ocorrido, você poderá alterar as credenciais ali mesmo e todos os serviços associados serão atualizados.

Já o Chrome Actions é uma ferramenta para limpar dados de navegação ou abrir uma guia no iOS. Em vez de abrir o menu de três pontos e localizar a opção, basta digitar um comando na barra de endereços para executar a ação. Se você digitar "excluir histórico", por exemplo, o programa exibirá a opção correspondente ao lado do ícone do navegador e a frase "Remover dados de navegação". Estes são os comandos disponíveis:

  • Excluir histórico
  • Guia anônima
  • Definir Chrome como navegador padrão

Mudança na home e traduções

Continua após a publicidade

Uma novidade que chegará para iPhone (e futuramente para Android) é a página inicial renovada. Quando você reabrir o Chrome após algum tempo ou abrir uma nova guia, o app exibirá a tela com atalhos para fazer pesquisas, acessar páginas visitadas com frequência, descobrir novos conteúdos ou reabrir guias recentes. No modelo atual, você recomeça de onde parou, mesmo se ficar dias sem acessar o programa.

Quem lida com conteúdo em outras línguas poderá usar a ferramenta de tradução atualizada com identificação de idioma. A nova versão ajudará o usuário a saber com melhor precisão qual é o idioma da página visitada e traduzi-la para a língua padrão.

Por fim, o menu principal passará a ser automaticamente ajustável conforme o uso mais recorrente do usuário. Dessa forma, você verá coisas como seu histórico, senhas e configurações mais utilizadas em destaque no topo da tela. Segundo o Google, esse mecanismo usará aprendizado de máquina para entender individualmente o comportamento de cada usuário para posicionar coisas mais relevantes.

Continua após a publicidade

Todos estes recursos devem chegar para o Chrome no iOS "nas próximas semanas", mas sem uma data específica. O lançamento deve ocorrer alguns dias depois do lançamento do Chrome 104 para desktops, previsto para o final de julho ou agosto.

Fonte: Google