Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 106 é lançado com melhorias do tradutor integrado e novos atalhos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2022 às 10h15

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Nesta quarta (28), chegou a vez do Chrome 106 ser distribuído para todos os usuários do navegador. A atualização estável introduz pequenas melhorias em usabilidade, incluindo uma nova integração com o Google Tradutor para adaptações parciais de uma página e a continuação do desenvolvimento do leitor de RSS nativo do app, que há meses foi visto no código do programa.

Google Tradutor nativo

Traduzir páginas da internet é uma capacidade bastante antiga do Chrome: sempre que um site com idioma desconhecido é acessado, o usuário recebe a opção de adaptá-la para uma língua conhecida. No processo, porém, toda a página é afetada pela tradução — e no Chrome 106, haverá uma nova opção de “tradução parcial”.

Continua após a publicidade

A função, que por enquanto está disponível de forma experimental no menu chrome://flags, permitirá traduzir trechos específicos de um texto e consultá-lo sem mudar a página inteira. O processo é bem direto: selecione a seção desejada, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Traduzir para [idioma]” — semelhante ao que acontece na extensão do Google Tradutor.

Para habilitar a novidade, o usuário deve entrar em chrome://flags/#desktop-partial-translate, ativar o recurso e reiniciar o navegador. Se tudo estiver certo, a funcionalidade já estará disponível a partir do menu de contexto.

Tags para Omnibox

Continua após a publicidade

Na barra de endereços, o usuário agora pode adicionar atalhos como @history, @bookmarks ou @tabs para consultar informações específicas da própria navegação. Essas novas tags criam mais uma forma de navegar em itens de acesso recorrente, mas sem precisar do mouse.

Essa adição é uma ramificação do conhecido Chrome Actions, um conjunto de ferramentas introduzido em 2021 que tornava a Omnibox mais útil para acessar em seções do app. Novamente, esse recurso também está disponível em versão experimental, neste caso chrome://flags/#omnibox-site-search-starter-pack.

Leitor de RSS em andamento

O Google continua o desenvolvimento do leitor de RSS nativo do Chrome. Na versão 106, a função chrome://flags/#following-feed-sidepanel, em teoria, evolui o painel lateral dedicado à leitura de conteúdo de sites favoritos, mas ainda não funciona como deveria.

Continua após a publicidade

Para quem não conhece: o leitor de RSS da Gigante das Pesquisas é construído para facilitar o consumo de conteúdo da web, eliminando distrações e colocando tudo numa interface mais uniforme. Faz bastante tempo que o Google trabalha nesse leitor de RSS, e, ao que parece, a novidade pode ser uma alternativa interessante para órfãos do Google Reader.

Pop-ups padronizados

Embora não sejam tão comuns atualmente, pop-ups de páginas web ainda servem como alternativa para chamar a atenção do usuário. No Chrome 106, o Google parece dedicar esforços na construção de uma API dedicada a esse elemento.

Continua após a publicidade

Basicamente, a função busca padronizar as pop-ups tanto em disposição, quanto em interação com o navegador. Se adotada, a API fará com que o pop-up seja exibido ao centro da tela em primeiro plano e já pré-selecionado para interação via teclado, tornando a navegação (e, provavelmente, o fechamento da janela) mais simples.

Exibição com base na localização

Uma nova API incluída no Chrome 106 também tornará a exibição de datas, hora e outros detalhes mais apropriada para cada região. Assim, desenvolvedores não precisam se preocupar em desenvolver cada uma alternativa para cada idioma, deixando o trabalho todo para o programa.

Atualização distribuída gradativamente

Continua após a publicidade

A atualização Chrome 106 é distribuída de forma automática para todos os usuários do navegador. A entrega, porém, pode levar alguns dias para alcançar todo mundo, então não se espante se a compilação não chegou ao seu PC ainda.