Publicidade

Guias anônimas do Chrome serão protegidas com biometria no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2022 às 11h40

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google Chrome pode trazer um pouco mais de privacidade para suas guias anônimas graças à proteção com autenticação biométrica. O recurso seria integrado aos celulares e tablets que rodam o Android para evitar que pessoas não autorizadas vejam suas abas.

A novidade está escondida sob um sinalizador no Chrome 105 no menu de funções experimentais do navegador, portanto ainda é uma funcionalidade em desenvolvimento. Muitos ajustes ainda podem ser feitos pelo Google para otimizar a ferramenta, que evitaria o acesso indevido a essas guias privativas por quem mexer no seu celular.

Continua após a publicidade

Se quiser testar, é só digitar chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android na barra de endereços e mudar o botão de "Default" para "Enabled". Após reiniciar o programa, a opção "Bloquear guias anônimas ao sair do Chrome" deve surgir nas configurações "Privacidade e segurança".

Ative a opção e o programa pedirá que você use a biometria para desbloquear a navegação pelas guias anônimas quando você tentar reabrir o programa com elas abertas. Você poderá escolher entre a impressão digital na tela ou o seu rosto.

Biometria demorou, mas chegou ao Chrome

O desbloqueio as guias anônimas com impressões digitais está em desenvolvimento há mais de um ano, desde o Chrome 94. A versão para iOS já tem suporte ao recurso desde esta época, mas o Android levou mais tempo até deixar a biometria funcional — não se sabe o porquê dessa demora.

Continua após a publicidade

No iPhone, além do desbloqueio com o dedo na tela, as pessoas também podem ativar o Face ID para liberar o acesso nas configurações do Chrome. Aliás, o Google parece ter se saído melhor com a biometria no ecossistema da Apple: Drive, Busca e Authenticador são apps da empresa com suporte ao mecanismo de segurança no iOS.

Como a ferramenta está na versão estável do Chrome, ainda que escondida, é provável que chegue em uma das próximas atualizações para Android. É bom ficar atento no lançamento do Chrome 106 para, quem sabe, deixar o seu celular um pouco mais protegido dos bisbilhoteiros.

Vale ressaltar que a navegação anônima do Chrome não deixa o usuário anônimo de verdade, já que não impede que o seu provedor de internet ou determinados aplicativos o monitorem. O recurso apenas oculta o seu histórico de navegação e impede a gravação de cookies sobre a sua sessão em sites.