Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome para PC testa ferramenta de captura de tela com editor embutido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 09h51

Link copiado!

Firmbee.com/Unsplash
Firmbee.com/Unsplash

O Google Chrome pode enfim receber um editor de capturas de tela nativo. Na mais recente atualização do Chrome Canary, uma das versões de teste do navegador, a ferramenta foi implementada como um recurso experimental no menu chrome://flags e permite modificar prints com recursos básicos, tais como recorte, marcadores, figuras e desenhos.

A adição sinaliza que, apesar de estar no topo, o Google se atenta às melhorias implementadas por concorrentes: tanto o Firefox quanto o Edge, dois dos principais rivais do segmento, possuem uma ferramenta de prints nativa. A adição, embora possa ser redundante com funcionalidades do sistema operacional, favorecem a usabilidade do programa e tornam a criação de capturas mais prática.

Continua após a publicidade

A primeira vez em que esse recurso apareceu foi há 10 meses, segundo o informante Leopeva64-2, também responsável pela descoberta da vez. Naquela época, porém, a opção ainda não funcionava de forma apropriada e, mês a mês, o Google demonstrou que ainda o desenvolvia.

Captura de tela nativa do Chrome

Diferente da concorrência, a ferramenta de edição de capturas do Chrome é bem robusta. Com ela é possível adicionar figuras geométricas, setas, fazer desenhos, colocar texto, recortar e até inserir emojis. Não é uma gama de opções tão vasta quanto um editor de imagens completo, mas é útil para fazer modificações discretas antes de enviar um arquivo — e certamente é mais versátil do que a função encontrada no Windows 10 e no Windows 11.

Continua após a publicidade

Quando ativada, a ferramenta de captura fica disponível no menu “Compartilhar”, posicionado no canto superior direito da Omnibox do Chrome. Dali, é só clicar em “Captura de tela” para tirar print da tela e depois em “Editar”, se for necessário fazer modificações.

Ainda em testes

Pelo que sugere a descrição de Leopeva64-2, o recurso está na versão mais recente do Chrome — portanto, de número 103. Para ativar, é necessário habilitar as funções #sharing-desktop-screenshots e #sharing-desktop-screenshots-edit no menu chrome://flags e reiniciar o navegador.

Naturalmente, por ainda ser um recurso experimental, podem acontecer bugs com mais frequência do que o normal — então, esteja pronto para isso caso esteja interessado em testar. Atualmente, a versão estável do Chrome está na compilação de número 101, portanto esse recurso deve ser liberado para todos em, pelo menos, dois meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Leopeva64-2, Neowin