Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome usará barra lateral para otimizar buscas no Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Novembro de 2022 às 13h40

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt

O Chrome começou a receber uma barra lateral para facilitar a realização de pesquisas. O recurso permite expandir a busca na parte direita do navegador, sem precisar abrir uma nova guia nem trocar do site atual.

Essa novidade já tinha aparecido para algumas pessoas em versões antigas do navegador, mas agora parece ter sido expandida para mais gente. O Google sabe da importância do buscador para o Chrome, por isso a barra lateral pode renovar a maneira de fazer pesquisas.

Para ver se você foi contemplado, é só fazer uma pesquisa pela barra de URL do Chrome. Antes de abrir os resultados na página do Google, o navegador vai perguntar se você deseja fazê-lo no side panel. A mensagem aparece destacada com o símbolo do "G" ao lado dos ícones de compartilhar e dos favoritos.

Continua após a publicidade

Essa pode ser uma excelente solução para quem precisa fazer uma consulta rápida a algo no buscador. A principal vantagem é de o resultado continuar sendo exibido na tela, sem que você precise alternar entre as guias. O usuário poderá continuar digitando ou fazendo qualquer outra coisa enquanto vê os sites/informações ali do lado.

Barra lateral do Chrome

Antes, a barra lateral era testada apenas para permitir o acesso rápido aos favoritos e à lista de leitura do Chrome. Ambos são recursos úteis, mas menos utilizados do que a busca oficial do Google. Trata-se de um recurso que parece ter se inspirado no Microsoft Edge, que também começou a focar em uma barra lateral de utilitários nos últimos meses.

Continua após a publicidade

O Chrome deve trazer em breve um novo sistema de monitoramento de preços para o programa, que permitirá aos utilizadores encontrarem os melhores preços para alguns produtos. Ao usar a funcionalidade, a pessoa será notificada quando o valor do produto cair via e-mail.

O sistema ainda está em fase de desenvolvimento e é compatível apenas com algumas lojas inseridas no Google Shopping. Futuramente, deve ser expandido para outros sites, permitindo a comparação de modo mais amplo. Isso já existia na ferramenta de compras, mas não era integrado ao Chrome.

Senhas compartilhadas em qualquer lugar

Continua após a publicidade

Outra novidade que o Chrome está prestes a lançar é o compartilhamento de senhas entre múltiplos dispositivos. Você já pode usar o login para acessar facilmente sites e aplicativos em computadores sincronizados. A partir de agora, será possível fazer isso também com o seu celular.

É só baixar o Chrome para iOS ou Android e fazer o login com a sua conta Gooogle. Depois, vá até as configurações e ative a sincronização para começar a usar esse recurso. Se houver alguma informação errada, é possível alterar o e-mail ou a senha e salvar — a mudança será automaticamente feita em todos os dispositivos vinculados.

Além disso, o navegador vai permitir a fixação de uma guia no mesmo lugar. A ideia é fazer com que a página fique na frente de qualquer outra aberta depois, facilitando o acesso rápido ao que importa. Quem quiser desafixar, poderá fazê-lo simplesmente tocando com o botão direito do mouse para desmarcar a opção "Fixar".

Continua após a publicidade

Hoje, já é possível salvar guias para serem automaticamente abertas ao inicializar o navegador, mas o modelo funciona diferente deste proposto. As guias reabertas podem ser ordenadas como você quiser, mas as fixadas ficarão sempre nas primeiras posições, imutáveis e menores, não importando quantas novas páginas sejam abertas. Para mover a guia para outra janela, será preciso clicar com o botão direito do mouse e arrastar para o local desejado.

Todas essas novidades estão previstas para chegar no Chrome 108, que deve ser lançado em meados de novembro. A versão atual é a 107, que oferece novos modos de energia e melhor controle de uso de bateria.