Publicidade

Android 12 é finalmente lançado; conheça todas as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2021 às 14h55

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

O Android 12 finalmente está entre nós, e agora de verdade. Depois de disponibilizar a versão AOSP em 4 de outubro, nesta terça (19), o Google lançou a versão final da atualização. A novidade, como de costume, chega primeiro aos celulares da marca própria da empresa, mas em breve começa a pipocar em todos os modelos elegíveis de outras companhias.

Android 12: celulares compatíveis

No momento do lançamento, apenas celulares da linha Pixel vão receber a atualização — e nem todos, mas apenas modelos lançados de 2018 para cá. A lista completa de celulares que recebem o Android 12 ainda hoje (ou nos próximos dias) é a seguinte:

Continua após a publicidade

Android 12: todas as novidades

A cara nova do Android

A personalização tem um lugar de destaque quando se trata do Android 12. Quando você troca o papel de parede do celular, por exemplo, a cor predominante dele vai respingar sobre todo o sistema, indo desde o menu de configurações aos ícones de apps nativos.

Continua após a publicidade

Essa alteração acontece graças à presença do tema dinâmico (chamado pelo Google de “extração de cores”), por vezes comentado aqui no Canaltech. O recurso faz parte da linguagem única de design nomeada Material You, desenvolvida através da colaboração de equipes de software, hardware e do Material Design.

A identidade trabalhou figuras e até o comportamento de alguns itens, dando destaque para a apresentação de conteúdo. Elementos do Android 12 se adequam ao tamanho da tela e dão prioridade ao fornecimento de informações, sem que isso desrespeite a personalização do usuário.

Continua após a publicidade

Aplicativos também não ficaram de fora da renovação visual e também foram retrabalhados de cabo a rabo em alguns casos. Gmail, Agenda, Google Fotos e Chrome são alguns exemplos de programas que tiveram a interface ajustada para combinar com o restante do sistema — e parte das mudanças também estão sendo distribuídas para as versões mais antigas do Android, mas sem o tema dinâmico.

Mais funcionalidades

O Android 12 está longe de ser só uma roupagem para a família de SOs e também acompanha uma série de novidades funcionais interessantíssimas para o dia a dia.

Continua após a publicidade

A primeira delas é a Game Dashboard, o painel dedicado para jogos nativo. A função copia alternativas criadas por fabricantes parceiras, como Xiaomi, com um conjunto de ferramentas específico para a gameplay — incluindo compartilhamento rápido de capturas e uma barra de atalhos dedicada.

Finalmente, o Android 12 raíz se torna capaz de tirar prints mais compridos, incluindo partes do app que estejam fora da tela. Esse recurso também já foi visto em outras iterações do sistema, mas aqui ganha um capricho do próprio Google.

Novos Widgets

Em uma merecida renovação, o Google finalmente deu nova cara aos widgets da tela principal. A atualização incluiu todo um novo conjunto de complementos, com visual profundamente retrabalhado e funcionalidades ajustadas para essa nova geração.

Continua após a publicidade

Os widgets também não serão exclusivos do Android 12 e atualizações para as versões antigas já começaram a surgir. Entretanto, o visual uniforme deve ser uma novidade mais presente do SO recém-lançado, então não espere ter um visual totalmente retrabalhado no Android 11 (ou mais antigos).

Notificações e configurações rápidas

Continua após a publicidade

Garantir a exibição de informações claras a partir da bandeja de notificações sempre foi um foco das atualizações do Android e, dessa vez, não poderia ser diferente. A seção foi refeita, mas o Google não abriu mão dos acertos anteriores.

Balões de notificações são segmentados de acordo com a finalidade do aplicativo em questão, seja para controlar a música que está tocando ou verificar as mensagens das várias plataformas que podem estar no celular. Cores distintas facilitam a visualização das informações, evitando que a seção se transforme num aglomerado de alertas pendentes.

Algo semelhante acontece com o menu de Configurações Rápidas, tradicional do Android. Na nova versão, ferramentas de uso recorrente, como: Wi-Fi, Bluetooth, tema escuro e lanterna, foram colocadas em destaque, aparecendo logo acima das notificações.

Continua após a publicidade

Aqui também foram adicionados controles do Google Home, para gerenciar dispositivos inteligentes espalhados pela casa, e acesso rápido ao Google Pay, para agilizar pagamentos por proximidade. Obviamente, qualquer um deles pode ser removido da área se não for importante para o seu dia a dia.

Entretanto, quando expandido, os botões ficam maiores e outros recursos ganham espaço, assim como a possibilidade de alternar entre as várias páginas disponíveis. O tema dinâmico também atua na seção ao determinar a cor que diferenciará os recursos ativados dos desativados, integrando-o ao visual predominante do Android 12.

Animações suaves e mais leves

Continua após a publicidade

Somando a experiência personalizável, o Google elaborou novas animações para o Android 12. A companhia afirma que “você sentirá como se ele ganhasse vida a cada toque, deslize ou rolagem” enquanto navega pelo celular.

Do outro lado, a dona do Android quer garantir que essas animações não sejam pesadas para o hardware do aparelho. Por isso, o sistema foi retrabalhado internamente para reduzir o consumo de recursos, proporcionando maior eficiência energética e até 22% de redução do tempo de processamento da CPU para renderizar as transições.

Privacidade e segurança

A apresentação do dia confirmou os rumores relacionados ao uso de recursos do celular — câmera, localização e microfone. Sempre que aplicativos acessarem esses elementos, serão dedurados na barra de notificações na parte superior, para que o usuário sempre saiba o que está acontecendo com o celular.

Continua após a publicidade

Ainda sobre restrição de acessos, as Configurações Rápidas também receberam "interruptores" que bloqueiam qualquer tentativa de acesso às câmeras ou ao microfone do aparelho, independente das permissões concedidas ao app anteriormente. A praticidade eleva o recurso ao nível dos celulares construídos com foco total em segurança, eventualmente embarcados com recurso semelhante, entretanto, diferente desses modelos, a alternativa do Android 12 é menos poderosa e não corta a energia dos componentes.

Tanto o alerta quanto o bloqueio são alguns dos braços do novo Painel de Privacidade, uma área totalmente dedicada ao controle de permissões. A partir dele, é possível conferir quais aplicativos acessaram recursos do sistema, arquivos, lista de contatos e outras áreas pessoais nas últimas 24 horas; se algo parecer estranho ou indesejado, você pode revogar permissões a partir desse espaço.

Continua após a publicidade

As permissões sobre o acesso à localização também receberam atenção. O usuário poderá mascarar sua posição exata com a área aproximada para o aplicativo que quiser, impedindo que o sistema libere tal informação tão delicada para qualquer app instalado.

Essa função pode não ser útil para pedir comida por delivery ou acionar caronas, mas é uma alternativa para aplicativos de previsão do tempo ou o próprio buscador do Google, que não precisam saber exatamente onde você está para funcionar.

De acordo com a desenvolvedora, o Android 12 fará a estreia do Android Private Compute Core, um mecanismo que permite uso de novas tecnologias privadas por essência. Na prática, isso tenta assegurar que o tratamento de dados será feito de forma privada, e uma das alternativas para isso é compactar parte da inteligência artificial do Google para dentro do celular, permitindo que o aparelho forneça legendas em tempo real, identifique músicas e encontre respostas rápidas para e-mails sem precisar se comunicar com os servidores da gigante.

As proteções do Private Compute Core são todas de código aberto, livres para serem estudadas pela comunidade de programadores. O Google trabalha em mais recursos de segurança e pretende lançá-los ainda este ano, mas não especificou quais seriam as futuras novidades.

Como instalar o Android 12

Diferente do que acontece no desktop, a distribuição de atualizações do Android para celulares acontece de forma bem mais lenta e gradual. Primeiro, são os smartphones Pixel que recebem a novidade — e, assim que estiver disponível, não deve demorar para aparecer como uma notificação.

Contudo, o cenário geral é de espera. Para que os usuários recebam a novidade, as fabricantes normalmente desenvolvem soluções próprias e as disponibilizam somente para os dispositivos que estiverem no período de suporte.

Nesta corrida estão Samsung e Xiaomi, por exemplo. Ambas já estão com as próprias soluções de software em preparação — a One UI 4.0 está até em testes —, mas o progresso nessas compilações não depende mais do Google. Do mesmo jeito, assim que estiver disponível para o seu celular, a atualização deve aparecer como uma notificação.