Google Drive terá novos e belíssimos widgets inspirados no Material You

Google Drive terá novos e belíssimos widgets inspirados no Material You

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 18h25
Canaltech

Desde a semana passada que o Google colocou o pé no acelerador para entregar o visual Material You para os principais aplicativos do Workspace no Android 12. O Drive foi um dos primeiros a passar pela revitalização, mas ainda não havia notícias de alterações nos widgets dele, que permitem o acesso facilitado aos arquivos sem precisar abrir o app.

Agora, o serviço de hospedagem na nuvem contará com os novos utilitários criados especialmente para a identidade visual atualizada. A principal novidade fica por conta da praticidade que eles trarão para a rotina do usuário: você poderá pesquisar um arquivo, passar OCR em uma imagem, fazer upload ou criar um novo documento de modo bem mais ágil.

Estas são as quatro opções de widgets do Drive (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Serão quatro modelos de widgets, sendo o menor no tamanho 3x1 e um único atalho para fazer upload de um documento. Há uma alternativa 4x1 que conta com três atalhos extras (busca, foto e novo documento) e uma terceira com formato 5x1, igual à anterior, porém com mais espaçamento entre os ícones.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A quarta e última opção é a mais espaçosa, com formato da letra "X", apesar de conter os mesmos recursos dos modelos anteriores — a diferença é o espaço ocupado, de 3x3, que proporciona uma visualização mais equilibrada dos atalhos. Nos quatro exemplos, os widgets contam com suporte às cores do plano de fundo, o que dá um toque equilibrado ao visual.

Novo Google Drive

O visual do Google Drive mudou pouco no Material You (Imagem: Reprodução/Android Headlines)

O redesenho do Google Drive foi bastante singelo, com pequenas mudanças na barra inferior (mais alta) e indicadores em forma de pílula para destacar em qual guia você está. Botões adotaram o formato quadrado com bordas arredondadas, a barra de pesquisas perdeu o sombreado e ficou mais chapada, além de algumas tonalidades alteradas graças ao recurso Dynamic Color, que deixa o visual com a mesma paleta de cores do papel de parede.

Para acessar a aparência renovada dos widgets do Google Drive, é preciso atualizar o aplicativo para a versão 2.21.357, que pode não estar liberada para todos de imediato. É fundamental lembrar que essa configuração de design só está presente para quem é testador beta do Android 12, o que inclui usuários da linha de telefones Pixel e outras marcas compatíveis.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.