Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive terá novos e belíssimos widgets inspirados no Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 18h25

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Desde a semana passada que o Google colocou o pé no acelerador para entregar o visual Material You para os principais aplicativos do Workspace no Android 12. O Drive foi um dos primeiros a passar pela revitalização, mas ainda não havia notícias de alterações nos widgets dele, que permitem o acesso facilitado aos arquivos sem precisar abrir o app.

Agora, o serviço de hospedagem na nuvem contará com os novos utilitários criados especialmente para a identidade visual atualizada. A principal novidade fica por conta da praticidade que eles trarão para a rotina do usuário: você poderá pesquisar um arquivo, passar OCR em uma imagem, fazer upload ou criar um novo documento de modo bem mais ágil.

Continua após a publicidade

Serão quatro modelos de widgets, sendo o menor no tamanho 3x1 e um único atalho para fazer upload de um documento. Há uma alternativa 4x1 que conta com três atalhos extras (busca, foto e novo documento) e uma terceira com formato 5x1, igual à anterior, porém com mais espaçamento entre os ícones.

A quarta e última opção é a mais espaçosa, com formato da letra "X", apesar de conter os mesmos recursos dos modelos anteriores — a diferença é o espaço ocupado, de 3x3, que proporciona uma visualização mais equilibrada dos atalhos. Nos quatro exemplos, os widgets contam com suporte às cores do plano de fundo, o que dá um toque equilibrado ao visual.

Novo Google Drive

Continua após a publicidade

O redesenho do Google Drive foi bastante singelo, com pequenas mudanças na barra inferior (mais alta) e indicadores em forma de pílula para destacar em qual guia você está. Botões adotaram o formato quadrado com bordas arredondadas, a barra de pesquisas perdeu o sombreado e ficou mais chapada, além de algumas tonalidades alteradas graças ao recurso Dynamic Color, que deixa o visual com a mesma paleta de cores do papel de parede.

Para acessar a aparência renovada dos widgets do Google Drive, é preciso atualizar o aplicativo para a versão 2.21.357, que pode não estar liberada para todos de imediato. É fundamental lembrar que essa configuração de design só está presente para quem é testador beta do Android 12, o que inclui usuários da linha de telefones Pixel e outras marcas compatíveis.

Fonte: 9to5Google