Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como é o novo Google Fotos com visual inspirado no design Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 10h17

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

E o Google continua com o pé no acelerador para oferecer a todos os seus aplicativos compatibilidade com o design Material You. Hoje é a vez do Google Fotos ganhar a necessária atualização para contar com um visual padronizado, alinhado aos apps-irmãos da suíte da companhia.

A nova versão 5.59 do gerenciador de fotos chegou com o característico redesenho: formas mais arredondadas, botões maiores e sem cantos pontiagudos, além da famigerada cor adaptável. Apesar disso, ele ainda não possui suporte ao recurso Dynamic Color, que altera planos de fundo e barras e elementos visuais passam a ter as cores baseadas na paleta do papel de parede do usuário.

Continua após a publicidade

Na parte inferior do app, é possível ver as mudanças na barra de navegação mais alta, com cores adaptadas e "pílulas" em formato oval em volta da seleção. O campo de pesquisas perdeu o sombreado e agora tem um visual chapado na tela. Na guia Biblioteca, os botões Favoritos, Arquivo e Lixeira cresceram e receberam os cantos arredondados para deixar tudo mais simétrico.

Por enquanto, parece que os desenvolvedores se preocuparam apenas em liberar os novos elementos visuais, sem dar ênfase ao tema dinâmico. Para uma futura atualização, é provável que o app chegue com a reformulação completa, afinal o desembarque do Android 12 estável está cada vez mais próximo.

Aplicativos em fase de adaptação ao Material You

O Material You traz um conjunto novo de aprimoramentos de design, além de suporte a tecnologia de IA capaz de combinar as cores dos aplicativos com as do seu fundo de tela. Essa possibilidade entrega uma experiência visualmente agradável e padronizada, com impacto em todo o sistema operacional.

Continua após a publicidade

O redesenho já chegou a populares aplicativos do Google, como o Gmail, Meet, Tradutor, Drive, Docs, Apresentações, Planilhas, Agenda, Calculadora e Gboard. Também já alterou elementos internos do Android como o relógio e o widget de clima. Ontem, a empresa anunciou a troca de logomarca do app Tarefas, com intuito de alinhá-la ao design futuro.

A previsão de lançamento do Android 12 é para o início de outubro, mas ainda não há uma data oficial definida. Proprietários da linha de telefones Pixel têm a oportunidade de testar essas inovações em primeira mão, mas os demais precisarão aguardar até o desembarque final da versão 12.

Fonte: XDA-Developers