Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira os novos Google Meet, Drive e Docs com visual Material You no Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Setembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Kris Gaiato/Canaltech
Kris Gaiato/Canaltech

Parece que o Beta 5 do Android 12, o último antes do lançamento oficial, realmente deu uma sacudida nos desenvolvedores. De quarta-feira para cá, vários apps do Google passaram por renovação visual para deixar suas soluções alinhadas ao design Material You. Agora, chegou a vez de mais ferramentas de produtividade do Workspace ganharem o redesenho: Meet, Drive, Agenda, Docs, Planilhas e Apresentações.

O Google Meet é o próximo da fila a ganhar o visual renovado, com a chegada da versão 2021.09.19, prevista para 19 de setembro. A aparência dele lembra bastante a do Gmail, com possibilidade de uso das cores dinâmicas para se diferenciar dos demais. Há três modos: o Material (atual), Material You simples e Material You Dynamic Color (com as cores ajustadas ao papel de parede). Veja:

Continua após a publicidade

O Google Drive também se adaptará às mudanças, assim como Agenda, Docs, Planilhas e Apresentações. A agenda de compromissos deve começar a exibir a nova aparência somente em 20 de setembro, mas os demais começam a desfrutar da novidade já a partir de hoje. Note não haver mudanças em termos de layout ou funcionalidades em nenhum deles, porque apenas o esquema de cores será afetado.

O Material You é uma evolução do estilo de design do Android que possibilita a integração de toda a interface, incluindo ícones, botões e telas, dos aplicativos com a aparência do sistema. A paleta de cores é alinhada ao padrão do plano de fundo e deixa todas as aplicações com o visual unificado, desde que os desenvolvedores façam os ajustes necessários.

Antes, os aplicativos do Relógio, Gmail e Calculadora já tinham passado pela mudança. Dispositivos da linha Pixel e de outras companhias com acesso ao Beta do Android 12 podem desfrutar dos novos visuais nos apps citados. A expectativa é que o tema atualizado também seja liberado para clientes do Google Workspace, clientes de planos Suite Basic e Business, além de contas pessoas na sequência.

Continua após a publicidade

Como de costume, o Google costuma fazer a entrega de forma escalonada para evitar a sobrecarga nos servidores, o que pode levar até duas semanas. Provavelmente, mais aplicativos devem contar com a renovação visual nos próximos dias: fique ligado no Canaltech para ver em primeira mão.