Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Material You leva o Android 12 a um novo universo de personalização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2021 às 16h12

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou, durante a conferência Google I/O, o lançamento de um recurso que permitirá a completa personalização do Android 12. Da tela de bloqueio às configurações, do relógio até os aplicativos: tudo terá uma paleta de cores 100% ajustada pelo usuário.

Essa novidade é chamada de Material You e abrirá as portas para a harmonização de uma paleta de cores no celular de forma inédita. Os tons do papel de parede servirão de base para criar um tema próprio e guiar todas as combinações do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Ao selecionar o seu wallpaper, será possível definir se deseja usar as cores dominantes ou complementares para criar a identidade visual do Android. A partir disso, tudo o mais será configurado para rodar com as cores padrão — botões, notificações, planos de fundo e outros.

Essa possibilidade vai afetar os aplicativos compatíveis com o recurso, como no Google Assistente, citado pelo Canaltech no começo da semana. Mais do que modo claro e escuro, agora a adaptação será total e unificada, se os desenvolvedores assim quiserem.

Redefinição visual

Continua após a publicidade

Além de poder ajustar as cores, as configurações rápidas também serão completamente personalizáveis. E isso vai além de selecionar os ícones rápidos, como ocorre hoje: dará para escolher o tamanho de tudo e adicionar opções que antes eram impossíveis, como o acesso ao Google Pay e o controle a funções de casa inteligente.

O novo visual vai contar com iluminação dinâmica para ajustar melhor o conteúdo à visão do usuário. Os botões estão mais arredondados e maiores para facilitar o toque, além de contar com widgets também personalizáveis. O relógio na tela de bloqueio deve ocupar quase a tela inteira quando não houver notificações.

Essa novidade deve chegar primeiro para proprietários da linha de telefones Google Pixel no último trimestre de 2021. A expectativa é que o recurso seja liberado em seguida para os aparelhos que atualizarem para o Android 12.

Continua após a publicidade

No dia em que o Google anunciou que seu sistema operacional embarca mais de 3 bilhões de celulares em todo o mundo, essa novidade pode ser uma adição mais do que bem vinda para deixar o seu aparelho com o seu estilo.

O que achou do visual mais colorido e harmônico? Use o campo de comentários abaixo e deixe sua opinião.