Publicidade

Novo Gmail com visual Material You chega a versões antigas do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2021 às 10h09

Link copiado!

Guadalupe Carniel/Captura de tela
Guadalupe Carniel/Captura de tela

O Material You não será uma característica exclusiva do Android 12 — pelo menos, não no aplicativo do Gmail. Nesta quinta-feira (16), celulares com sistemas do Android 10 em diante começaram a receber uma atualização com a mudança visual no cliente de e-mail do Google, já com todas as características da nova linguagem de design (exceto o tão aguardado tema dinâmico, que parece ser mesmo exclusivo da versão mais recente do sistema).

A própria atualização é mais interessante para os usuários de Android do que as novidades por si só. Se o Gmail recebe as mudanças visuais mesmo em edições antigas do Sistema do Robozinho, então há a chance de outros aplicativos também desembarcarem com novo visual nesses aparelhos em algum momento.

Continua após a publicidade

As alterações do Gmail foram descritas pelo Canaltech no começo de setembro, quando o Material You começou a dar sinal no app. Botões em novo formato (cápsula, em sua maioria) e barra de pesquisa em nova cor são os mais marcantes do update, mas em versões anteriores ao Android 12, o tema dinâmico é substituído por uma paleta genérica em azul.

Novo widget do Gmail

Mais uma adição empolgante foi o widget renovado do Gmail, que também desembarcou na atualização mais recente. Nele, o Google finalmente abandonou o visual antigo do complemento, substituindo-o por algo mais moderno, com cantos arredondados e cores menos chamativas.

Continua após a publicidade

No widget, ainda parece que há trabalho a ser feito. Ao procurá-lo na bandeja de widgets do Android, ele segue ilustrado com o complemento antigo (quadradão e na cor branca); porém, inseri-lo na tela principal muda seu visual totalmente para a versão nova.

Em celulares da redação do Canaltech, a novidade apareceu em uma atualização baixada no dia 13 de setembro, de número 2021.08.24.396045863. É bem provável que o Google esteja distribuindo o pacote gradativamente, então não se desespere se o seu Gmail ainda está com o visual antigo.

O Android 12 ainda não tem data oficial de lançamento, mas ele está previsto para dia 4 de outubro deste ano.