Chrome com visual Material You chega também a versões antigas do Android

Chrome com visual Material You chega também a versões antigas do Android

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2021 às 12h35
Reprodução/Google

Semana passada, o Chrome 94 começou a ser distribuído para todos e, no pacote, os primeiros traços da Material You no navegador foram revelados. Contudo, assim como foi no Gmail, as novidades em interface não serão exclusivas para celulares com o Android 12.

A Material You em versões anteriores perde a capacidade de trocar de cor de forma dinâmica, recurso exclusivo da próxima edição do sistema do Google, mas seus outros elementos visuais são bem aproveitados. Cantos arredondados, apelo para uma interface mais colorida e novo formato para botões fazem parte do conjunto.

A atualização introduz mudanças mais discretas no app Chrome para versões antigas do Android (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

A parte do navegador que mais mudou, no caso das versões antigas, foi o painel de guias. A aba mais recente é envolvida por um contorno azul, enquanto as demais ficam em acinzentadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tema dinâmico? Só no Android 12

É na versão mais recente (ainda em testes) do Android que a Material You brilha de verdade. Para testadores oficiais, o navegador ficou ainda mais colorido, agora extraindo cores diretamente do papel de parede, graças ao recurso de Cores Dinâmicas.

No Android 12, o Material You suporta o tema dinâmico (Imagem: Renato Santino/Canaltech)

A paleta variada é aplicada no painel de guias e na barra de endereços (a chamada Omnibox). Em vez de ser apresentado em um azul comum, a cor que destaca as páginas abertas no programa é derivada do tema dinâmico.

A barra de endereço levemente colorida é também uma modificação da Material You (Imagem: Renato Santino/Canaltech)

Mesmo que já esteja recheado de cores, mais mudanças devem estar a caminho. O menu de Configurações do navegador, cujas cores dinâmicas foram vistas em testes anteriormente, ainda não aparecem no Chrome 94, consequentemente há alterações pendentes reservadas às próximas atualizações.

Atualize seu navegador

O Chrome 94 está sendo distribuído pelo Google já há quase uma semana, então já deve estar presente em boa parte dos celulares e computadores. No seu Android, você pode conferir se está na versão mais recente fazendo uma visitinha à Play Store — se houver algum download pendente, faça e depois reinicie o navegador para verificar as adições.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.