Publicidade

Chrome com visual Material You chega também a versões antigas do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2021 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Semana passada, o Chrome 94 começou a ser distribuído para todos e, no pacote, os primeiros traços da Material You no navegador foram revelados. Contudo, assim como foi no Gmail, as novidades em interface não serão exclusivas para celulares com o Android 12.

A Material You em versões anteriores perde a capacidade de trocar de cor de forma dinâmica, recurso exclusivo da próxima edição do sistema do Google, mas seus outros elementos visuais são bem aproveitados. Cantos arredondados, apelo para uma interface mais colorida e novo formato para botões fazem parte do conjunto.

Continua após a publicidade

A parte do navegador que mais mudou, no caso das versões antigas, foi o painel de guias. A aba mais recente é envolvida por um contorno azul, enquanto as demais ficam em acinzentadas.

Tema dinâmico? Só no Android 12

É na versão mais recente (ainda em testes) do Android que a Material You brilha de verdade. Para testadores oficiais, o navegador ficou ainda mais colorido, agora extraindo cores diretamente do papel de parede, graças ao recurso de Cores Dinâmicas.

Continua após a publicidade

A paleta variada é aplicada no painel de guias e na barra de endereços (a chamada Omnibox). Em vez de ser apresentado em um azul comum, a cor que destaca as páginas abertas no programa é derivada do tema dinâmico.

Mesmo que já esteja recheado de cores, mais mudanças devem estar a caminho. O menu de Configurações do navegador, cujas cores dinâmicas foram vistas em testes anteriormente, ainda não aparecem no Chrome 94, consequentemente há alterações pendentes reservadas às próximas atualizações.

Atualize seu navegador

Continua após a publicidade

O Chrome 94 está sendo distribuído pelo Google já há quase uma semana, então já deve estar presente em boa parte dos celulares e computadores. No seu Android, você pode conferir se está na versão mais recente fazendo uma visitinha à Play Store — se houver algum download pendente, faça e depois reinicie o navegador para verificar as adições.