Publicidade

One UI 4.0: o que esperar da próxima versão da interface da Samsung

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Outubro de 2021 às 16h05

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

O Android 12 é o fio condutor de todas as versões atualizadas de modificações que existem por aí e sua chegada iminente puxa o bonde para outras fabricantes também apresentarem suas novidades. Na lista de sistemas operacionais mais aguardados, a One UI 4.0 se destaca por dar vida aos smartphones Samsung, a marca favorita dos brasileiros.

Em meados de setembro, a Samsung deu início à fase beta da One UI 4.0 e, na ocasião, revelou várias das novidades da sua nova personalização do Android. Para deixar todas as informações em dia, o Canaltech reuniu os achados mais importantes da atualização

One UI 4.0: data de lançamento e disponibilidade

Continua após a publicidade

A One UI 4.0 ainda não tem data de lançamento, mas considerando que o próprio Android 12 já fez a sua estreia (em sua versão mais pura), não deve demorar para a personalização da Samsung atingir seu estado mais polido.

Atualmente, os testes da ROM da Samsung acontecem exclusivamente na linha S21 de países selecionados (o que não inclui o Brasil). Segundo relatos de experimentadores, o sistema roda bem, mas eventuais bugs ainda o distanciam da estreia definitiva. Para participar do período Beta, é necessário ser residente de um dos países selecionados, entrar no aplicativo Samsung Members e se inscrever por lá.

One UI 4.0: novidades no visual

Quando foi apresentado no Google I/O 2021, o Android 12 foi adjetivado como uma das maiores renovações visuais da história do Robozinho — felizmente, a Samsung pretende seguir esta onda. No beta 2 da One UI 4, a testadores puderam vislumbrar o visual renovado construído pela fabricante sul-coreana.

Continua após a publicidade

Como de costume, a Samsung não parece abraçar totalmente o visual padrão do Android, adicionando também seus toques no design. A interface está até bem parecida com as versões anteriores do sistema personalizado, mas as Cores Dinâmicas da Material You foram finalmente implementadas — menus, botões, menu de notificações e várias seções do sistema são coloridos com os tons predominantes do papel de parede.

One UI 4.0: novos recursos

Continua após a publicidade

Tela dividida em todos os apps

A One UI 4.0 aproveita bastante da herança garantida pelo Android 12, mas a Samsung não se limitou às novidades implementadas pelo Google. Entre as principais adições está o novo recurso experimental para tela dividida, que promete separar o display até em aplicativos sem suporte ao recurso, como Instagram ou apps de banco.

Misturador de emojis nativo

Continua após a publicidade

O teclado Samsung recebeu um misturador de emojis, mas que está longe de ser tão elaborado quanto o do Gboard. Em vez de criar uma versão única da fusão de um ou mais figurinhas, o teclado da Samsung cria uma figurinha nova que é, basicamente, formada pelos dois adesivos.

Novos menus

Algumas seções do sistema operacional também mudaram: seleção de widgets, Configurações, Assistência do Aparelho e até o app nativo de câmera foram algumas das alterações. No geral, porém, a Samsung parece bem econômica nas alterações da versão de testes, com boa parte dos ícones e menus ainda intactos no beta recente.

Continua após a publicidade

Foco em privacidade

Direto do Android 12, chega à One UI 4.0 o painel de privacidade que, mesmo com um visual um tanto diferente da visão do Google, atende o mesmo propósito: dar acesso rápido às permissões e monitorar o acesso de aplicativos aos recursos especiais do celular.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, vale ressaltar a adição dos indicadores de uso de câmera e microfone — uma luz verde que aparece no canto da tela —, e o fornecimento de localização aproximada, recursos estes que foram introduzidos no Android puro. O Private Compute Core, central de gerenciamento de dados salvos no celular, também foi encontrado na compilação de testes.