Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 | Veja como são os novos temas dinâmicos do sistema do Google

Por| 22 de Fevereiro de 2021 às 14h45

Link copiado!

@kdrag0n/Reprodução
@kdrag0n/Reprodução

O Android 12 mal chegou às mãos dos desenvolvedores e já teve várias das suas novidades visuais destrinchadas. Dessa vez, o programador @kdrag0n compartilhou capturas de tela ainda não vistas com os temas dinâmicos em ação na atualização do sistema operacional.

A descoberta foi feita através de uma profunda investigação do profissional. Dela, @kdrag0n encontrou códigos relacionados à ferramenta “Monet”, identificada como responsável pela variação de temas em tempo real. O software parece estar com sua estrutura contida no sistema em estágios iniciais, ainda sem muitas opções e com funcionamento inconsistente, mas antecipam a aparência do Android 12.

Continua após a publicidade

Assim que habilitado, o programador testou papeis de parede nas cores roxa, laranja e azul, mas o Monet não acompanhou todas as transições. Ao que parece, o sistema ainda não sabe distinguir qual a cor predominante do plano de fundo quando a paleta de cores é muito diversa e ainda não há opções para ajustes no menu de Configurações.

Dá para observar que todas as cores relacionadas ao sistema operacional (a barra de notificações, menu de configurações e seção de configurações rápidas) são totalmente customizadas pelo recurso. Aplicativos nativos como câmera, ligações, mensagens e contatos também devem ser personalizados com as cores do papel de parede.

Para os donos de telas OLED ou AMOLED, a confirmação dos temas dinâmicos é um alívio. Assim que atualizado, o Android 12 substituiu o tema escuro totalmente preto por um tom bem escuro de azul. A variação gerou espanto, visto que a novidade eliminaria qualquer economia de energia proporcionada pelos pixels desativados.

Continua após a publicidade

A mudança, neste caso, foi confirmada como a introdução dos temas dinâmicos. O Google deve ter preparado parte do terreno para colocar o Monet em ação, mas liberou uma versão para desenvolvedores com ele ainda desabilitado.

O programador responsável pela descoberta se viu surpreso pelos bons resultados do tema dinâmico, mas ressalta que ainda faltam importantes recursos para gerenciamento das cores. O Google deve adicionar opções mais interessantes e acesso mais rápido às configurações de tema em futuras versões de testes e, quem sabe, traga de volta o tema escuro com modificações apenas na cor dos botões.

Ainda não há previsão para lançamento do Android 12, mas sua apresentação deve acontecer em meados de setembro deste ano.

Fonte: Twitter