Publicidade

Realme UI 3.0 é oficialmente revelada com Android 12; veja todas as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2021 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/Realme
Reprodução/Realme
Tudo sobre Realme

O Android 12 foi lançado oficialmente no começo de outubro de um jeito diferente do convencional e, com isso, também foi dada a largada para as interfaces personalizadas baseadas nele — nesta quarta (13), foi a Realme quem mostrou o que logo chegará aos celulares de seus clientes. Neste artigo, o Canaltech reúne tudo que a marca apresentou para o novo sistema operacional, que começa a chegar para o grande público este ano.

Realme UI 3.0: novidades

Continua após a publicidade

Novo visual

A Realme UI 3.0 não quebrou a tradição e, assim como o sistema anterior, trouxe uma interface retrabalhada, com ícones e vários elementos visuais novos, tudo sob as regras da nova Fluid Space Design.

São ícones novos, animações mais fluidas e uma série de outras modificações para dar sensação de agilidade para o smartphone. Para completar, o mecanismo AI Animation Engine dá o toque final nas transições para otimizar os efeitos na tela.

Continua após a publicidade

A Material You ficou de fora praticamente em sua totalidade, então não espere nada como as Cores Dinâmicas e os efeitos agregados em aplicativos. Contudo, a Realme abraçou uma pequena parte do conceito e introduziu uma seleção de cores bem ampla para dar um retoque nos menus e em alguns poucos botões.

Novos recursos da Realme UI 3.0

Novos Omoji

Continua após a publicidade

A atualização introduz ao ecossistema Realme os Omojis, as figurinhas tridimensionais animadas da marca. Elas são bem parecidas com os Memoji da Apple, então não espere tantas surpresas: seu grande apelo está na personalização, permitindo que usuários se expressem através das figurinhas bem caricatas.

Inteligência artificial para desempenho

Outro recurso baseado em inteligência artificial adicionado na Realme UI é a AI Smooth Engine, cuja função é aprimorar a performance de componentes para execução de tarefas banais. A funcionalidade basicamente toma conta da otimização do consumo de memória, em especial agilizando a abertura de aplicativos.

Continua após a publicidade

Em ganhos, a AI Smooth Engine resulta em 30% menos consumo de memória e inicialização de apps 13% mais rápida em usos normais, quando comparado com a versão anterior do sistema. A bateria também tem ganhos pela novidade, e apresenta 12% mais economia com o novo sistema operacional.

Always On Display aprimorado

A personalização profunda também chegou para o Always On Display (AOD) do sistema da Realme. A proteção de tela de bloqueio exibe informações importantes sobre a atividade do celular (que podem ser ocultadas), ao mesmo tempo que ressalta a versatilidade de paineis OLED com o novo estilo único, que exibe somente os contornos de uma foto escolhida pelo usuário.

Continua após a publicidade

Outra adição também é a presença do Realmeow, o mascote da marca. O bichano pode ser utilizado como uma figurinha na tela de bloqueio. É mais uma camada de personalização que pode ajudar usuários a deixar o celular do jeito que quiserem.

Painel de privacidade

A Realme aproveitou todos os conceitos de privacidade introduzidos pelo Google no Android 12 e, na Realme UI 3.0, destaca o Painel de Privacidade. A seção dá ao usuário controle profundo sobre permissões e acesso de componentes especiais do telefone, exatamente como a Gigante das Pesquisas mostrou no Google I/O deste ano.

Continua após a publicidade

Compartilhar fotos em smartphones com Realme UI 3.0 também será mais seguro, já que informações sobre a captura (data, detalhes da câmera e do celular) poderão ser removidas antes do envio para alguém. Além disso, a permissão para fornecer a "localização aproximada" em vez da posição exata no GPS, também foi adicionada como uma solução de privacidade.

As ferramentas nativas de proteção, o Phone Manager, também foi atualizado. A Realme não foi clara em quais foram as novidades para cada ferramenta, mas a presença do App Lock, do bloqueador de chamadas e da ocultação de apps são garantidas.

Continua após a publicidade

Realme UI 3.0: data de lançamento e celulares compatíveis

Apesar do anúncio, a Realme não informou datas específicas para a chegada do novo sistema em celulares compatíveis. Além disso, a companhia se restringiu a dizer que os donos de celulares da linha Realme GT serão os primeiros a receber a atualização, que eventualmente alcançará os demais dispositivos compatíveis com a Realme UI 3.0.

Por enquanto, como a Realme garante dois anos de suporte para seus aparelhos, é possível sugerir que todos os aparelhos lançados a partir de 2020 vão receber a atualização.