Publicidade

6 carros que vão sair de linha no Brasil em 2023

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/General Motors
Divulgação/General Motors

O ano de 2023 já registrou seu adeus a alguns carros que fizeram história no Brasil, como o Volkswagen Gol, o também alemão Voyage e o Renault Sandero. E o clima de nostalgia tende a aumentar nos próximos meses.

Há pelo menos mais 6 carros que vão sair de linha no Brasil até dezembro de 2023, embora nem todos tenham a aposentadoria confirmada oficialmente pelas montadoras envolvidas — pelo menos até a produção desta lista.

Confira abaixo quais são os modelos de carros que já têm o destino traçado e definido para deixar a linha de produção até o fim do ano e, futuramente, um espaço vazio no coração dos fãs.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

6. Chevrolet Cruze

Abrindo a lista de carros que vão sair de linha em 2023 está o Chevrolet Cruze. E a aposentadoria será em dose dupla, já que a General Motors deixará de vender tanto a versão hatch quanto a sedan no Brasil.

Os dois modelos do Cruze são produzidos na fábrica de Santa Fé, na Argentina, e importados para cá, mas a baixa nas vendas em 2023 (emplacaram menos de 400 unidades até o fim de abril) antecipou o fim da linha para o “Último dos Moicanos” no segmento dos hatches e para um dos sedans mais injustiçados do país.

5. Chevrolet Camaro

Mais um representante da General Motors pronto para pendurar as chuteiras, ou melhor, os pneus, é o Chevrolet Camaro. O muscle car terá suas últimas unidades produzidas na planta de Lansing Grand River, em Michigan (EUA), e encerrará uma linda história de mais de 50 anos no mercado.

A GM, porém, pensa em recolocar o Camaro em jogo no futuro, mas como um carro totalmente diferente, inclusive na motorização, que deverá ser elétrica. A nova versão do muscle car pode ser feita sobre a plataforma Ultium, que já dá origem a outros modelos elétricos da GM: o Hummer EV e o Cadillac Lyriq.

Continua após a publicidade

4. Ford Mustang

O Ford Mustang é mais um representante do segmento dos muscle cars que faz parte da relação dos que vão sair de linha no Brasil em 2023. Assim como o rival Camaro, ele também não dará um adeus “definitivo” ao mercado, mas encerrará um capítulo importante.

A montadora estadunidense já confirmou que a versão a combustão só tem unidades em estoque para venda no país e, como por enquanto não há previsão da chegada do modelo elétrico por aqui, dezembro marcará, ao menos temporariamente, o adeus do esportivo ao mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

3. Renault Captur

O Renault Captur, SUV compacto da montadora francesa, também deixará de ser fabricado no Brasil e sairá de linha no país antes do final de 2023. O carro, inclusive, já deixou de ser fabricado na planta localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A montadora pretende lançar no mercado um SUV com propulsor elétrico — o Megáne E-Tech —, e este deve acabar ocupando o lugar do Captur aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

2. Renault Logan

Mais um representante da Renault que está com os dias contados para sair de linha no Brasil ainda em 2023 é o Logan. O carro já passou por mudanças profundas, mas não adiantou muito.

O sedan, a exemplo do Captur, não caiu no gosto do público e, entre janeiro e abril, emplacou somente 722 unidades, segundo a Fenabrave. A planta de São José dos Pinhais também já teria parado de produzir o carro, segundo as informações de bastidores.

Continua após a publicidade

1. Chevrolet Bolt EUV

Deixamos para fechar a lista de carros que vão sair de linha no Brasil em 2023 com o caso mais curioso de todos: o Chevrolet Bolt EUV, versão SUV do compacto Bolt.

O Bolt EUV chegou ao Brasil oficialmente em maio, pouco depois de ter feito sua primeira aparição no festival Lollapalooza, no finzinho de março.

Continua após a publicidade

Testado pelo Canaltech, que até participou do evento em que o carro elétrico estabeleceu um novo recorde mundial de autonomia, o Bolt EUV terá sua produção descontinuada nos Estados Unidos, conforme anunciado pela própria CEO global da GM, Mary Barra.

O fim do Bolt EUV deverá abrir caminho para a chegada de novos e maiores SUVs ao mercado brasileiro, como Equinox e Blazer, ambos já confirmados em suas versões eletrificadas para o país.