WWDC 2020 | Confira o que podemos esperar do evento da Apple

Por Ariane Velasco | 03 de Março de 2020 às 19h40
The Verge
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple WWDC (Apple Worldwide Developers Conference, ou Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple) é um evento anual que acontece na Califórnia, onde a empresa anuncia novos softwares e recursos para desenvolvedores.

Tradição desde o ano de 2003, a conferência costuma reunir um bom número de pessoas e, em 2017, ultrapassou 10 mil participantes. O evento é um dos mais esperados pelos fãs da marca e costuma ser exibido ao vivo.

WWDC 2020: o que é 

Embora ainda não tenha uma data oficial, que provavelmente será divulgada durante março, a WWDC costuma acontecer durante as primeiras duas semanas de junho. No entanto, vale a pena ficar de olho nas novidades, já que ainda não se sabe se o evento acontecerá normalmente ou será cancelado devido à epidemia do coronavírus, assim como aconteceu com outras convenções importantes de empresas como o Facebook e Microsoft, que acharam melhor não colocar a saúde dos participantes em risco.

A respeito disso, Tim Cook, CEO da Apple, se mostrou otimista em uma entrevista para a Fox Business, dizendo que o evento poderá acontecer normalmente: “Me parece que a China está controlando o Coronavírus. Você olha os números diminuindo dia após dia, por isso estou muito otimista (...)”.

WWDC 2020: como assistir à transmissão ao vivo

Para assistir à transmissão ao vivo da WWDC 2020, você deve entrar na página de eventos da Apple. No Mac, você deve estar utilizando o Safari - desde que o software de seu dispositivo tenha sido atualizado para as versões mais recentes.

Também é possível assistir no PC, desde que você use o Microsoft Edge no Windows 10. Agora, see você usa iPhone, iPad ou iPod touch, basta acessar o site usando o Safari com iOS 9 ou mais novo.

A WWDC 2020 vai poder ser acompanhada no site da Apple (Captura de tela: Ariane Velasco)

A WWDC 2020 também será transmitida na Apple TV, desde que o modelo seja da segunda geração (ou superior). O software também precisa estar atualizado. Caso sua TV cumpra os requisitos, é só acessar o aplicativo Apple Events e se divertir.

Se a Apple repetir o que aconteceu durante a edição passada, a WWDC 2020 poderá ser transmitida ao vivo também em lojas físicas da marca. Resta aguardar a confirmação para verificar as localidades disponíveis no site.

WWDC 2020: o que esperar

SiriOS

Sim, foi isso mesmo que você leu. Rumores indicam que a WWDC 2020 vai trazer uma novidade quentíssima para os entusiastas da Siri: um sistema operacional que funcionaria através do reconhecimento de voz, assim como a assistente pessoal da Apple. O rumor partiu de um documento intitulado “Voice Tech” (“Tecnologia de Voz”) ainda no ano passado, que menciona o “SiriOS” como um sistema independente, ou seja, sem ligação direta com o iOS.

Um sistema operacional que funciona inteiramente sob comando de voz? Essa é uma possibilidade na WWDC 2020 (Foto: reprodução)

iMac com novo design

Se novidades no design do iMac eram o que muitos consumidores estavam esperando, os rumores mostram que há esperança: para a WWDC 2020, ano em que o dispositivo completa 22 anos desde seu lançamento, são esperadas melhorias em seu design, embora ainda não seja claro se a Apple escolherá implementar mudanças primeiro no iMac Pro e se elas podem chegar, de fato, no iMac.

As mudanças esperadas - seja no iMac ou no iMac Pro - estão relacionadas ao visual do aparelho. Em janeiro deste ano foi descoberto um projeto - embora não existam evidências suficientes para confirmar que ele será seguido pela Apple - onde o iMac aparece com uma cara completamente nova (e feita quase que completamente de vidro!).

As bordas, por sua vez, aparecem mais finas, quase que imperceptíveis, o que sem dúvida tornaria a experiência dos usuários muito melhor ao usar o Mac para assistir um filme, por exemplo.

Suposto projeto do macOS desenvolvido pela Apple (Imagem: Mac World)

Inspirado pelo desenho, o designer Jermaine Smitreated criou uma imagem onde é possível visualizar como o iMac ficaria caso o design fosse realmente aplicado. Ela foi compartilhada no site LetsGoDigital e parece ser bem animadora - sem dúvida, não seria nada mau ver um filme em uma tela dessas:

Design do suposto macOS a ser lançado na WWDC 2020 (Foto: Jermaine Smitreated/LetsGoDigital)

As duas medidas mais comuns nas telas do iMac são 27 e 21.5 polegadas. Se o design mostrado acima realmente for adotado pela Apple em 2020, podemos esperar telas bem maiores que poderiam facilmente chegar a 24, 30 ou 32 polegadas - isso tudo devido ao tamanho menor das bordas.

MacBook

Os rumores a respeito de um novo MacBook giram em torno da esperança de um processador feito pela Apple, ao invés do Intel, utilizado atualmente.

No entanto, embora seja esperado que a WWDC 2020 mencione novidades a respeito disso, tudo indica que o possível lançamento acontecerá somente em 2021, uma vez que a informação parece ter partido de Ming Chi Kuo, analista do TF International Securities, indica um processo de pesquisa e desenvolvimento para um processador próprio da Apple a ser usado ainda na primeira metade do ano que vem.

iOS 14

Se o iOS 13 foi apresentado por Tim Cook durante a WWDC 2019, ao tudo indica, nova versão do software da Apple será anunciada neste ano. Essa expectativa é reforçada por rumores a respeito de sua compatibilidade, conectividade, segurança e novos aplicativos.

Ao que tudo indica, o iOS 14 vai trazer maior compatibilidade entre iPhones: segundo o site iPhoneSoft, todos os modelos que usam o iOS 13 (versão mais recente do sistema) poderão atualizar para o iOS 14. Sendo assim, a lista abaixo indica os supostos modelos compatíveis com o novo sistema:

Rumores indicam que iPhones a partir do 6s serão compatíveis com o iOS 14 (Foto: reprodução)

A tecnologia 5G também pode ser implementada no iOS 14, uma vez que a Apple não costuma perder esse tipo de novidade e já está trabalhando nisso. Tudo indica que o iPhone 12 já vai poder contar com esse tipo de conexão. A interatividade entre os usuários do iPhone e outros dispositivos da Apple também pode receber uma atenção extra na WWDC 2020, com emojis personalizados e novas possibilidades de interação que podem deixar o uso dos aparelhos ainda mais divertido.

A WWDC 2020 também pode anunciar inovações na segurança dos dispositivos. Ao que tudo indica, essa é uma das preocupações da Apple para este ano, que deve melhorar fatores como os comandos de voz - a Siri é uma ferramenta que parece estar sob o olhar da empresa ultimamente.

Possível iPhone 12, com conexão 5G e outras novidades (Foto: reprodução)

Por falar em segurança, o bloqueio de chamadas é uma função que pode estar na mira da Apple, já que o iOS 13 não agradou tanto nesse aspecto.

Outra novidade sobre o iOS 14 que pode chegar até a WWDC é a de um sistema operacional adaptável para smartphones dobráveis - já que a concorrente Samsung apresentou recentemente o Galaxy Fold. Os aplicativos da próxima versão do iOS, conforme também afirmado por rumores, podem ser adaptados para proporcionar uma experiência mais intuitiva ao usuário. As expectativas giram em torno de mudanças na home do sistema (que só permite mudar os ícones dos apps de lugar em todos os iPhones). Além disso, a dinamicidade dos apps que já existem e mudanças na tela parecem ser algo palpável pela Apple, desde que a empresa queira melhorar a experiência do usuário também nesse quesito.

iPadOS 14

O iOS não é o único software que pode receber uma atualização na WWDC 2020. Ao que tudo indica, o iPadOS 14 também será lançado - e já conta com uma suposta lista de dispositivos compatíveis com ele, que segue logo abaixo:

  • iPad Pro de 11” e 12.9”;
  • iPad Pro de 10.5” e 12.9”;
  • iPad Pro de 9.7”;
  • iPad Pro de 12.9”;
  • iPad 7ª geração;
O iPad Pro é um dos dispositivos da Apple que podem receber o iPadOS 14 (Foto: divulgação)
  • iPad 6ª geração;
  • iPad 5ª geração;
  • iPad Air 3ª geração.

As supostas novidades trazidas por ele giram em torno da possibilidade de silenciar alarmes por um certo período de tempo (durante feriados, por exemplo), suporte atualizado para o uso de mouse (e, esperamos, mais intuitivo de usar), suporte para o Apple Watch, teclado que pode ser usado separado assim como nos modelos mais antigos e uma pasta para posicionar aplicativos sem que eles fiquem espalhados pela tela.

macOS 10.16

Se a WWDC do ano passado anunciou o macOS Catalina, a de 2020 pode trazer a sua ova versão: o macOS 10.16 (ou, caso a Apple finalmente decida mudar, macOS 11). As especulações não perdoaram nem prováveis nomes para o novo sistema, que variam entre:

  • Marin;
  • Monterey;
  • Sacramento;
  • Sequoia;
  • Ventura;
  • Sonoma;
  • Tahoe.
macOS Catalina, versão atual do software (Imagem: Reprodução)

A data de lançamento, assim como todas as outras possíveis novidades, permanece uma incógnita, mas os usuários mais dedicados da Apple já têm o seu palpite com base em acontecimentos anteriores. As atualizações do macOS tendem a ser lançadas entre setembro e outubro, todos os anos, em dias que variam entre segunda, terça ou quarta. Quem sabe em 2020 não acontece da mesma maneira?

De acordo com Ming-Chi Kuo, da TF Securities, a Apple poderá começar a usar seus próprios processadores série A nos Macs. Se isso é mesmo verdade, porém, teremos que esperar até a WWDC 2020 para saber.

Outros dois softwares que poderão receber atualizações na WWDC 2020 são o tvOS (com o tvOS 14) e o watchOS (com o watchOS 7).

E você, o que espera para a WWDC 2020? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: Mac World, Mac Magazine.  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.