Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é watchOS?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2024 às 08h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Apple

O watchOS é o sistema operacional do relógio Apple Watch munido de recursos de saúde e para monitorar atividades físicas. Além de ser integrado ao ecossistema da Apple, o software tem acesso à App Store e faz até ligações de voz sem ter o celular por perto.

História do watchOS

O watchOS começou a ser distribuído em 2015, junto ao lançamento do primeiro Apple Watch. Na época, o sistema operacional já posicionava os ícones dos apps em uma espécie de colmeia, que é controlada com a coroa digital ou com a tela sensível ao toque.

Continua após a publicidade

Outros recursos nativos já estavam presentes, como os apps de saúde para acompanhar atividades físicas e coletar dados de saúde, como a frequência cardíaca. Mas, ao contrário do iOS, a plataforma não teve alteração de nome e sempre foi conhecida como watchOS.

Recursos do watchOS

Com foco em saúde, o watchOS traz uma série de recursos para monitorar batimentos cardíacos, exercícios e muito mais. Com exceção das gerações anteriores ao Apple Watch Series 3 e de toda a linha SE, também dá para fazer um eletrocardiograma (ECG) por meio de um app dedicado.

As versões atuais do sistema operacional, com exceção do Apple Watch SE, também são capazes de medir o nível de oxigenação do sangue através do oxímetro do relógio inteligente.

Além de saúde, os usuários têm acesso às tarefas do dia a dia pelo calendário e outros aplicativos nativos, incluindo pagamentos via NFC pelo Apple Pay. A App Store também traz uma série de programas desenvolvidos por terceiros.

O sistema também é altamente personalizável graças às diversas opções de temas e de combinações de estilos para personalizar a tela inicial do relógio da Apple.

Conheça outros recursos:

Continua após a publicidade
  • Aplicativo para saúde mental;
  • Chamada de voz via FaceTime;
  • Calculadora, timer e cronômetro nativos;
  • Detecção de quedas.

Integração

O Apple Watch é um grande aliado para quem está integrado ao ecossistema da Apple. Para começar, o dispositivo funciona apenas no iPhone e permite a emissão de notificações no relógio, controle de música em reprodução e muito mais. Você também pode desbloquear o Mac com o vestível e conectá-lo rapidamente ao AirPods.

Continua após a publicidade

Existe, ainda, a possibilidade de fazer ligações direto pelo pulso. Esse recurso é garantido através da conexão com o celular ou pela rede móvel, caso tenha um Apple Watch do modelo “GPS + Cellular”.