O que é iPadOS
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O iPadOS é o sistema operacional desenvolvido pela Apple especificamente para os aparelhos iPad. A solução foi lançada em 2019 com uma adaptação do iOS e projetada para oferecer funções e recursos otimizados para a capacidade, versatilidade de uso e tamanho de tela dos iPads.
Antes do iPadOS, os modelos de iPad rodavam as mesmas versões do sistema iOS utilizadas em iPhones.
História do iPadOS
O primeiro iPad chegou ao mercado em janeiro de 2010 com o sistema ainda chamado de iPhone OS 3.2, que apresentava uma adaptação para o novo aparelho de tela maior.
Logo em seguida, em junho do mesmo ano, no lançamento da quarta geração, a Apple decidiu rebatizar o sistema operacional para iOS. A mudança de nome tinha o objetivo de destacar a utilização do mesmo sistema para diferentes produtos da empresa.
Nos primeiros anos, o iOS mantinha recursos similares entre os três aparelhos que rodavam o sistema — iPhone, iPod Touch e iPad —, com algumas variações de aplicativos instalados e alterações na interface para se adequar ao tamanho de tela.
Com a evolução dos iPads, o iOS começou a introduzir recursos dedicados e exclusivos para esses aparelhos. O iOS 9, de 2015, por exemplo, lançou o modo picture-in-picture para a reprodução de vídeos ou a realização de videochamadas durante a execução de outros aplicativos.
Já o iOS 11, de 2017, aproximou o iPad de operações mais comuns em computadores, como a opção de arrastar e soltar para mover arquivos de texto ou imagens entre diferentes aplicativos em execução. Outra novidade foi a apresentação de um dock mais parecido com o macOS para obter acesso rápido aos aplicativos mais utilizados.
Em 2019, a Apple anunciou que a versão do iOS para iPad seria chamada de iPadOS a partir da 13ª geração do sistema. A mudança sinalizou a intenção de desenvolver soluções próprias e diferentes para cada tipo de aparelho.
Desde o iPadOS 13, portanto, lançado em setembro de 2019, a Apple apresenta novas versões com melhorias e atualizações anualmente, que acompanham as novidades dos outros sistemas da companhia — que, além do iOS, incluem também macOS, watchOS, tvOS e visionOS.