Aqui estão todas as novidades do iOS 14.3

Por Bruno Salutes | 14 de Dezembro de 2020 às 19h50
Unsplash

Anunciado em junho na Worldwide Developers Conference (WWDC), o iOS 14 chegou somente em setembro para os consumidores finais. O sistema operacional trouxe mudanças significativas na tela inicial, melhorias na Siri e diversos ajustes que otimizaram a interface.

Depois de algumas versões de teste, a Apple lançou, nesta segunda-feira (14), o iOS 14.3 para que os usuários possam instalá-lo em seus dispositivos. A nova atualização trouxe a opção de espelhar a câmera frontal em modelos antigos de iPhone, compatibilidade com os novos AirPods Max e mais. Confira neste artigo os principais recursos que a nova atualização do sistema trouxe!

iOS 14.3: principais novidades

A terceira versão do iOS 14 agora permite espelhar a câmera frontal de modelos mais antigos de iPhones, indo do 6s ao X, capas animadas para álbuns no Apple Music, novas informações de privacidade na App Store, suporte para o Apple ProRAW nos iPhones 12 e 12 Pro e mais. Confira abaixo:

iOS 14.3: espelhamento de câmera frontal para iPhones antigos

Embora o iOS 14 já tivesse oferecido o recurso de espelhamento de câmera frontal, este recurso não estava disponível para modelos mais antigos de iPhone. Com o lançamento do iOS 14.3, os modelos iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X agora podem acessar e habilitar este recurso.

iOS 14.3: apps com ícones personalizados

O iOS 14 também já oferecia a função de personalizar o ícone de todos os apps da sua biblioteca através do app “Atalhos”. Porém, ao abrir um atalho criado, a aplicação abria o “Atalhos” antes de abrir o destino real dele. Agora, será exibido apenas uma notificação no canto superior.

iOS 14.3 mais privacidade na App Store

A App Store ganhou um novo recurso de privacidade. Agora, é possível acessar uma nova seção de informações que incluem um resumo de como os desenvolvedores podem gerenciar os seus dados.

A App Store ganhou uma seção que inclui um resumo de recursos que os apps oferecem (Captura de tela: Bruno Salutes/Canaltech)

iOS 14.3: App Apple TV+

Com o iOS 14.3, o App TV ganhou uma nova aba do Apple TV+, que auxilia os usuários a descobrirem novos títulos originais do serviço de streaming. Além disso, ele ganhou uma nova busca que oferece categoria, gênero, buscas recentes e sugestões em tempo real.

O App TV ganhou uma aba dedicada às produções originais do Apple TV+ (Captura de tela: Bruno Salutes/Canaltech)

iOS 14.3: novas opções para a Câmera

Uma grande novidade do iOS 14.3 chegou para aqueles que possuem os modelos do iPhone 12 e iPhone 12 Pro: o modo Apple ProRAW. Este novo formato, destinado a profissionais, além de armazenar muito mais informações em camadas que um arquivo JPG ou PNG, permite uma melhor manipulação das fotos, que pode ser realizada diretamente no app “Fotos”.

Além disso, aqueles que gravam vídeos com seus iPhones agora podem gravá-los utilizando o formato PAL (Phase Alternating Line), que foi amplamente difundido na Europa. Uma das novas funcionalidades desse formato é a opção de gravar vídeos com 25 FPS.

Com o iOS 14.3, os usuários podem gravar vídeos no formato PAL, a 25 FPS(Captura de tela: Bruno Salutes/Canaltech)

iOS 14.3: AirPods Max

A nova versão do iOS 14 é a primeira a vir com suporte nativo aos novos AirPods Max, novos modelos de fone de ouvido da Apple que possuem um design over-ear (circumaural), além de uma série de recursos premium, como cancelamento ativo de ruído e equalizador adaptativo.

iOS 14.3: mudanças no Safari

Uma das grandes novidades do iOS 14 foi permitir que os usuários configurassem apps de terceiros como “Padrão”. Agora, além do Google, Yahoo, Bing e DuckDuckGo, os usuários agora podem configurar o Ecosia como buscador do Safari.

Agora o Safari permite que você selecione o Ecosia como buscador padrão (Captura de tela: Bruno Salutes/Canaltech)

O Ecosia é um buscador bastante conhecido por doar pelo menos 80% de sua receita excedente a organizações sem fins lucrativos que concentram seus esforços em reflorestamento.

iOS 14.3: álbuns animados no Apple Music

Alguns dos álbuns disponíveis no app Apple Music ganharam um novo recurso: capas animadas. Por ora, são poucos aqueles que oferecem a novidade, como “Gigaton”, do Pearl Jam, ou “Detroit 2”, de Big Sean.

iOS 14.3: novos recursos no app Saúde

O app Saúde ganhou novos recursos que permitem agora indicar gravidez, lactação ou uso de contraceptivos. Na seção “Acompanhamento de Ciclo”, as usuárias podem acompanhar melhor as previsões de menstruação e até mesmo do período fértil.

iOS 14.3: Apple Fitness+

O Apple Fitness+ é um serviço de assinaturas que oferece treinos e exercícios para quem possui um Apple Watch. Embora ainda não esteja disponível no Brasil, o serviço vai oferecer vídeos semanais de exercícios, além de playlists com curadoria de treinadores.

iOS 14.3: iPhones compatíveis

A Apple confirmou que o sistema operacional está disponível para modelos a partir do iPhone SE (1ª geração) até os modelos mais recentes. Abaixo você pode conferir a lista completa:

iOS 14: principais novidades

O sistema operacional chegou com diversas novidades na interface, com a presença de widgets e a App Library, que organiza melhor os apps da tela inicial do seu iPhone, novos recursos para a Siri, para o Apple Maps e muito mais. Confira abaixo:

iOS 14: App Library

Com esta função, os usuários vão poder organizar melhor a tela inicial do seu iPhone. O novo recurso separa em pequenos grupos apps que possuem funções similares, facilitando o seu acesso. Além disso, é possível esconder telas iniciais, sem perder acesso aos apps instalados.

O iOS 14 agora conta com a Appl Library, que organiza os apps da tela inicial do iPhone (Captura de tela: Bruno Salutes)

iOS 14: widgets

A Apple manteve a tela inicial do iOS sem mudanças por bastante tempo, porém, com o iOS 14, agora, é possível adicionar widgets nela, um recurso que já estava disponível em dispositivos Android.

Eles oferecem informações de notícia, clima, podcasts, calendário, mas depende de cada desenvolvedor oferecê-lo para seus apps. É possível acessar esta função diretamente na aba “Galeria de widgets”, com várias opções de tamanhos diferentes para você personalizar a tela inicial do seu iPhone.

O iOS também possui a opção de Widgets na tela inicial (Captura de tela: Bruno Salutes)

Com o widget de clima, os usuários podem acessar informações sobre eventos climáticos, incluindo previsão de chuva, de maneira fácil e rápida.

iOS 14: Picture-in-Picture (PiP)

Com a função Picture-in-Picture, os usuários do iOS 14 podem continuar assistindo a um vídeo em uma janela separada enquanto acessam outras abas. E um ponto positivo é que a função também está disponível até mesmo para os vídeos da sua galeria.

Com a função Picture-in-Picture, é possível continuar assistindo a um vídeo e acessar outras abas (Captura de tela: Bruno Salutes)

iOS 14: design compacto

Falando em design, agora, as chamadas do telefone e do FaceTime aparecem de forma reduzida na parte superior da tela, em vez de usarem a tela inteira.

iOS 14: grupos no app Mensagens

Uma novidade no app Mensagens é a nova organização dos chats, com agrupamento de respostas diretas a um comentário, criando um tópico a partir da mensagem original. Além disso, também é possível citar outros membros de um grupo nas conversas.

iOS 14: novos recursos do Apple Maps

O app de mapas da Apple ganhou diversas funções. Agora, ele oferece rotas para bicicletas e mais recursos para quem possui um carro elétrico, exibindo a localização de estações de recarga compatíveis com o seu veículo.

O Apple Maps recebeu atualizações para rotas de bicicleta (Captura de tela: Bruno Salutes)

Além disso, o aplicativo irá exibir lugares de interesse para visitar na sua região, ou em regiões que você esteja visitando.

iOS 14: mudanças na Siri

A assistente virtual da Apple está ainda mais inteligente, e ganhou novas funções. Além disso a assistente recebeu um ícone maior exibido na tela, para você visualizar melhor quando ela atende ao seu chamado.

A Siri está mais inteligente, e agora você pode enviar áudios (Captura de tela: Bruno Salutes)

Somado a essas novidades, agora é possível enviar mensagens de áudio para a Siri diretamente no iOS e no CarPlay.

iOS 14: Translate

Ainda falando sobre a Siri, a assistente agora possui a habilidade de traduzir novos idiomas. A lista inclui idiomas como inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol e até português.

iOS 14: App Clips

A função App Clips é uma maneira rápida e fácil de interagir com apps que você ainda não tem instalado no seu celular. E, se você gostou de algum app utilizando o recurso, poderá baixá-lo na íntegra em seguida.

iOS 14: central de Controle

A Central de Controle do seu iPhone recebeu novas sugestões automatizadas e opções de ajustes. Agora, é possível ajustar um controle de luz adaptável em lâmpadas inteligentes de maneira automática, e câmeras de segurança reconhecem automaticamente amigos e familiares.

iOS 14: AirPods mais inteligentes

Com o iOS 14, é possível trocar o dispositivo pareado com os fones de ouvido sem fio da Apple com mais facilidade. Além disso, um novo recurso de áudio espacial vai oferecer som de cinema para os AirPods Pro.

iOS 14: outras novidades

  • Chaves digitais para veículos: usando um iPhone, ou Apple Watch, os usuários poderão destrancar veículos e até dar partida neles. E, sem precisar tirar o celular do bolso, pois tudo é realizado através do NFC;
  • Find My: o aplicativo que encontra seu iPhone agora vai poder buscar acessórios e produtos de outras fabricantes;
  • App Health: o app possui monitoramento de sono e recursos para ajudar o usuário a monitorar melhor a sua saúde;
  • Memoji: receberam novas opções de penteados, chapéus e idade, além de novos gestos.
  • Acessibilidade: a reprodução de áudio e vídeos possui mais sons, para se tornar mais claro, além da detecção de linguagem de sinal nos grupos do FaceTime.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.