iOS 14: todas as novidades da nova versão do sistema da Apple

Por Felipe Junqueira | 22 de Junho de 2020 às 14h55
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple anunciou as novidades do iOS 14 durante a WWDC 2020, realizada em um evento online nesta segunda-feira (22(. A nova versão do sistema operacional deve ser lançada oficialmente no segundo semestre do ano, com versões beta começando a chegar um pouco antes.

Há vários novos recursos, e os principais soarão bem familiares para quem utiliza o Android. Veja abaixo as novidades do iOS 14 anunciadas pela Apple no evento.

Novidades do iOS 14

App Library: basicamente, uma gaveta de aplicativos para organizar melhor a tela inicial do seu iPhone. A ideia da Maçã é permitir que o usuário esconda algumas das telas em seu celular sem perder acesso a todos os apps instalados. Assim, pode-se organizar duas ou três telas inciiais com os mais usados.

App Library é uma gaveta de aplicativos no iOS (Imagem: Reprodução/Apple)

Widgets: mais uma forma de organizar a tela inicial do iPhone, agora com janelas interativas. São pequenos widgets que mostram notícias, clima, podcasts, calendário e afins. O recurso está disponível no sistema, mas depende de cada desenvolvedor oferecê-lo seu app.

Picture in Picture (PiP): será possível continuar a assistir um vídeo no YouTube, por exemplo, e usar outros aplicativos enquanto a reprodução acontece em uma janela separada. Pelo que a Apple demonstrou, o PiP será ativado automaticamente quando você deslizar de um vídeo na galeria, por exemplo.

Vídeo em uma pequena janela quando o usuário sai do app (Imagem: Reprodução/Apple)

Grupos: uma novidade no app Mensagens é a nova organização dos chats, com agrupamento de respostas diretas a um comentário, criando um tópico a partir da mensagem original. Também será possível citar outros membros de um grupo de conversas para que todos saibam com quem você está falando com mais facilidade.

App Clips: uma maneira rápida e fácil de interagir com serviços de aplicativos que você ainda não tem instalados em seu iPhone. O App Clips vai se associar a produtos ou comércios específicos, facilitando um pedido de café, por exemplo, sem a necessidade de instalar o aplicativo completo em seu iPhone. E, para facilitar ainda mais, será possível fazer o pagamento via Apple Pay e logar automaticamente com a sua conta da Apple.

App Clips dá acesso a produtos e serviços de maneira rápida e descomplicada (Imagem: Reprodução/Apple)

Novas maneiras de explorar o mundo com Apple Maps: o aplicativo de mapas da Apple agora ganha mais poder e passa a competir um pouco mais de igual para igual com o Google Maps. Entre as novidades estão caminhos para bicicletas e veículos elétricos, incluindo locais para recarregar o carro neste último. Segundo a Apple, apenas locais de recarga compatíveis com o seu veículo serão mostrados. Também há uma lista de lugares interessantes para visitar na sua vizinhança ou em cidades que está de visita.

Novo visual na Siri e mensagens de áudio: a assistente virtual da Apple fica ainda mais inteligente, ganha um ícone maior para você ver quando ela atende seu chamado e permite o envio de mensagens de voz.

Translate: em adição às novidades da Siri, a assistente vai ter habilidade de traduzir alguns idiomas. A lista inclui inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol e até português.

Lista de idiomas que a Siri vai traduzir com o iOS 14 (Imagem: Reprodução/Apple)

Home app: novas sugestões automatizadas e opções de ajustes no Centro de Controle. Dá para ajustar um controle de luz adaptável em lâmpadas inteligentes de maneira automática, e câmeras de segurança reconhecem automaticamente amigos e familiares.

AirPods mais inteligentes: no iOS 14 será possível trocar o dispositivo pareado com os fones de ouvido sem fio da Apple com mais facilidade. E um novo recurso de áudio espacial vai oferecer som de cinema nos AirPods Pro.

Chave do carro digital: o usuário poderá usar o iPhone ou Apple Watch para destrancar o veículo e dar a partida. E nem precisa tirar o celular da bolsa, o reconhecimento será via NFC. Também será possível compartilhar a chave pelo app Messages e bloquear um dispositivo caso ele se perca.

Encontre acessórios com o Find My: o aplicativo que encontra seu iPhone agora vai poder buscar acessórios e produtos de outras fabricantes com a nova rede do programa. Fabricantes e desenvolvedores já podem preparar seus produtos para compatibilidade com o Find My.

Melhorias em privacidade: aplicativos de rastreio agora vão pedir permissão do usuário, e também será possível compartilhar localização aproximada. O Safari também tem novos recursos para tornar a navegação mais segura, como lista de sites que rastreiam o histórico e foram bloqueados.

Mais saúde: o app Health também tem novidades, com monitoramento do sono, níveis de áudio que podem afetar a audição e recursos para ajudar o usuário a manter a saúde em dia e monitorada.

Widget de clima: o usuário poderá acessar informações sobre eventos climáticos de maneira fácil e rápida no widget de clima, incluindo previsão de chuva.

Recursos de acessibilidade: amplificação de sons para tornar a reprodução de áudio em músicas e vídeos mais clara, detecção de linguagem de sinal nos grupos do FaceTime. E o VoiceOver reconhece automaticamente o que está escrito na tela para incluir mais apps e sites para pessoas com deficiência visual.

iOS 14 Beta

iOS 14 está previsto para o último trimestre (Imagem: Reprodução/Apple)

A Apple começa a distribuir a prévia para desenvolvedores do iOS 14 ainda hoje, no developer.apple.com. O beta público está previsto para ser disponibilizado no próximo mês, julho, em beta.apple.com. A versão final chega a todos os modelos do iPhone a partir do 6s gratuitamente no outono do hemisfério norte (primavera no Brasil).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.