Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Estudo destaca quais são as marcas mais fortes e valiosas do Brasil em 2022

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

Nubank, Google e Mercado Livre são as marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com um estudo global do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta da agência de publicidade WPP. O resultado foi apresentado no prêmio As Marcas Mais Valiosas do Brasil 2022, evento realizado na sexta-feira (10).

O Nubank liderou o ranking As Marcas Brasileiras Mais Fortes, enquanto Google esteve no topo da lista Marcas Internacionais Mais Fortes Presentes no Brasil, e o Mercado Livre esteve à frente das Marcas Brasileiras Mais Valiosas — o grupo foi criado na Argentina, mas tem forte representação no Brasil.

A análise de dados e a elaboração dos rankings foi realizada pela Superunion, consultoria de marca da WPP, e pela TM20. A Economatica, Brazil Panels, ESPM e Grey foram parceiras do projeto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como foram os estudos das maiores marcas do Brasil

O primeiro estudo, das marcas brasileiras mais fortes, só considerou empresas de origem brasileira ou com operação forte no país. Os dados do BAV para o Brasil se baseiam em pesquisa qualitativa com 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1.600 marcas.

Foram consideradas marcas fortes aquelas com motores de crescimento e geração de valor, com base em um pilar chamado Força da Marca (Brand Strength), que por sua vez é composto pela combinação de Diferenciação e Relevância. A lista mostrou-se diversificada, com nomes que vão à Tramontina (utensílios de aço) a Sebrae (incentivo a empresas).

Para a de marcas internacionais mais fortes no Brasil, foi aplicada a mesma pesquisa de dados, que viu uma consolidação de empresas multinacionais de tecnologia, plataformas de redes sociais, streaming, produtos e plataformas tecnológicas. A Disney foi a única do top 10 que não tem origem no mundo digital.

Já no terceiro ranking, de marcas brasileiras mais valiosas, houve um cruzamento dos dados do BAV e dos parceiros Economatica e Brazil Panels com uma análise financeira de valoração da TM20. Assim, o estudo calculou os valores das principais marcas brasileiras. O líder Mercado Livre atingiu R$ 11,4 bilhões.

“Muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, explica Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil.

Marcas mais fortes do Brasil

Continua após a publicidade

1. Nubank
2. Tramontina
3. iFood
4. O Boticário
5. Lojas Americanas
6. Magazine Luiza
7. Natura
8. Sebrae
9. Cacau show
10. Brastemp

Marcas Globais mais Fortes no Brasil

1. Google
2. YouTube
3. WhatsApp
4. Netflix
5. Instagram
6. Windows
7. Samsung
8. Android
9. Disney
10. Apple

Marcas mais Valiosas do Brasil

Continua após a publicidade

1. Mercado Livre - R$ 11,4 bilhões
2. Itaú - R$ 8,2 bilhões
3. Bradesco - R$ 4,2 bilhões
4. Vivo - R$ 3,7 bilhões
5. Nubank - R$ 3,6 bilhões
6. Natura - R$ 2,9 bilhões
7. Magazine - R$ 2,5 bilhões
8. Skol - R$ 1,7 bilhão
9. Petrobras - R$ 1,7 bilhão
10. Atacadão (Carrefour) - R$ 1,6 bilhão

Fonte: Mundo do Marketing