Americanas
Fundação
3 de setembro de 1929 em Rio de Janeiro, Brasil
As Lojas Americanas foram fundadas em 1929 por John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger (americanos) e Max Landesmann (austríaco) e é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1.700 estabelecimentos.
Em 2021, a companhia se fundiu com a B2W, empresa do comércio eletrônico que já operava diversas plataformas, incluindo o site Americanas.com, e deu origem ao conglomerado Americanas S.A. que abrange tanto o comércio físico quanto o virtual.
Atualmente, a holding também concentra as operações de lojas como Submarino, Shoptime e Soub! (Sou Barato), além da fintech Ame Digital, a plataforma de logística Let’s e a Mais Aqui, que opera com crédito, seguros, cartões de conteúdos, serviços e venda assistida. Em 2022, foi fundada a Americanas Entrega, com soluções para os comerciantes que operam nos marketplaces da companhia.
Sua primeira loja foi inaugurada em Niterói (RJ) e tinha o slogan "menos de 2 mil réis", inspirado no modelo de “tudo por cinco ou 10 centavos” que fazia sucesso nos Estados Unidos. Ao fim de 1929, a rede já contava com 4 lojas.
Além da operação eletrônica, as Americanas continuam trabalhando com dois modelos de lojas físicas: o tradicional, com área média de 1.500 m² e um catálogo de 60 mil itens, e o Express, com 400 m² e 15 mil itens.
Em janeiro de 2023, a Americanas revelou um rombo contábil de R$ 20 bilhões, que forçou um pedido de recuperação judicial. O escândalo colocou suspeitas sobre a gestão da companhia e sobre os acionistas majoritários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.