Pesquisa destaca as 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2021; veja a lista
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

A consultoria Interbrand divulgou, na sexta-feira (10), seu ranking de 2021 com as 25 marcas brasileiras mais valiosas. O banco Itaú liderou com valor estimado em R$ 40,5 bilhões. O top 5 foi o mesmo do levantamento de 2020; na sequência vieram o banco Bradesco (R$ 27,5 bilhões), as cervejas Skol (R$ 18,8 bilhões) e Brahma (R$ 12,7 bilhões), e os cosméticos Natura (R$ 10,2 bilhões).
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Completam o top 10 o Banco do Brasil em sexto lugar (R$ 9,89 bilhões); a petrolífera Petrobras em sétimo (R$ 3,27 bilhões), a rede de lojas Magazine Luiza em oitavo (R$ 2,9 bilhões), a operadora Vivo em nono (R$ 2,83 bilhões) e outra rede de lojas, a Americanas (R$ 1,79 bilhão), no décimo posto. Das 25 empresas, 24 estão na B3, a Bolsa de valores brasileira.
A edição deste ano trouxe duas empresas novatas: a operadora Claro, com valor estimado em R$ 1 bilhão — e a'única dentre as 25 a não constar na B3 — e a fabricante de roupas Hering, com R$ 520 milhões. As 25 marcas listadas este ano somadas valem R$ 144 bilhões, o que significou um crescimento de 7% na comparação com o ano passado.
Para chegar aos valores de marca estimados, o levantamento usa uma metodologia criada em parceria com a London School of Economics com indicadores como performance financeira, percepção e influência das marcas nos consumidores. A Interbrand também analisa a Força de Marca com base em uma pesquisa quantitativa de outra consultoria, a Provokers.
“A Força de Marca é um diagnóstico de como a marca está performando e onde precisa melhorar. A nota final deste item é baseada em dez atributos divididos em três pilares: liderança, engajamento e relevância. As empresas selecionadas para o ranking recebem para cada atributo uma nota de 1 a 10 e a soma de todos os atributos resulta na Força de Marca. Se for maior ou igual a 50 pontos, está apta a entrar no índice”, explicou Laura Miloski, diretora executiva da Interbrand São Paulo, em entrevista à imprensa.
Além da Força de Marca, a empresa ou produto precisam seguir cinco critérios para estarem aptos a entrar no estudo,: ser uma empresa de origem brasileira; ter informações financeiras públicas; publicar os resultados individuais das marcas que possui; e gerar lucro econômico positivo.
Uma observação de Laura é como o valor cresceu ao longo do tempo. "Em 2010, a 25ª posição valia R$ 87 milhões, em 2017 a última empresa do ranking valia R$ 413 milhões. Neste ano, a Hering vale R$ 520 milhões", disse. Veja o ranking completo abaixo.
Empresas mais valiosas | Valor de marca | Posição no ranking de 2020 | |
1 | Itaú | R$ 40,53 bilhões | 1 |
2 | Bradesco | R$ 27,51 bilhões | 2 |
3 | Skol (Ambev) | R$ 18,82 bilhões | 3 |
4 | Brahma (Ambev) | R$ 12,78 bilhões | 4 |
5 | Natura | R$ 10.22 bilhões | 5 |
6 | Banco do Brasil | R$ 9,89 bilhões | 6 |
7 | Petrobras | R$ 3,27 bilhões | 7 |
8 | Magazine Luiza | R$ 2,9 bilhões | 9 |
9 | Vivo | R$ 2,83 bilhões | 8 |
10 | Americanas | R$ 1,79 bilhão | 12ª |
11 | XP Inc. | R$ 1,77 bilhão | 10 |
12 | Renner | R$ 1,74 bilhão | 11 |
13 | Ipiranga | R$ 1,16 bilhão | 13 |
14 | Claro | R$ 1,08 bilhão | Não estava |
15 | Cielo | R$ 1,06 bilhão | 14 |
16 | Drogasil | R$ 1,05 bilhão | 15 |
17 | Porto Seguro | R$ 883 milhões | 16 |
18 | Havaianas | R$ 860 milhões | 17 |
19 | Casas Bahia | R$ 706 milhões | 18 |
20 | Assaí | R$ 654 milhões | 19 |
21 | Atacadão | R$ 608 milhões | 20 |
22 | PagSeguro | R$ 570 milhões | 22 |
23 | SulAmerica | R$ 564 milhões | 21 |
24 | Localiza | R$ 551 milhões | 23 |
25 | Hering | R$ 520 milhões | Não estava |
Fonte: Money Times, Infomoney