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Pesquisa destaca as 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2021; veja a lista

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Dezembro de 2021 às 17h20

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Reprodução/Jeff Sheldon/Unsplash
Reprodução/Jeff Sheldon/Unsplash

A consultoria Interbrand divulgou, na sexta-feira (10), seu ranking de 2021 com as 25 marcas brasileiras mais valiosas. O banco Itaú liderou com valor estimado em R$ 40,5 bilhões. O top 5 foi o mesmo do levantamento de 2020; na sequência vieram o banco Bradesco (R$ 27,5 bilhões), as cervejas Skol (R$ 18,8 bilhões) e Brahma (R$ 12,7 bilhões), e os cosméticos Natura (R$ 10,2 bilhões).

Completam o top 10 o Banco do Brasil em sexto lugar (R$ 9,89 bilhões); a petrolífera Petrobras em sétimo (R$ 3,27 bilhões), a rede de lojas Magazine Luiza em oitavo (R$ 2,9 bilhões), a operadora Vivo em nono (R$ 2,83 bilhões) e outra rede de lojas, a Americanas (R$ 1,79 bilhão), no décimo posto. Das 25 empresas, 24 estão na B3, a Bolsa de valores brasileira.

A edição deste ano trouxe duas empresas novatas: a operadora Claro, com valor estimado em R$ 1 bilhão — e a'única dentre as 25 a não constar na B3 — e a fabricante de roupas Hering, com R$ 520 milhões. As 25 marcas listadas este ano somadas valem R$ 144 bilhões, o que significou um crescimento de 7% na comparação com o ano passado.

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Para chegar aos valores de marca estimados, o levantamento usa uma metodologia criada em parceria com a London School of Economics com indicadores como performance financeira, percepção e influência das marcas nos consumidores. A Interbrand também analisa a Força de Marca com base em uma pesquisa quantitativa de outra consultoria, a Provokers.

“A Força de Marca é um diagnóstico de como a marca está performando e onde precisa melhorar. A nota final deste item é baseada em dez atributos divididos em três pilares: liderança, engajamento e relevância. As empresas selecionadas para o ranking recebem para cada atributo uma nota de 1 a 10 e a soma de todos os atributos resulta na Força de Marca. Se for maior ou igual a 50 pontos, está apta a entrar no índice”, explicou Laura Miloski, diretora executiva da Interbrand São Paulo, em entrevista à imprensa.

Além da Força de Marca, a empresa ou produto precisam seguir cinco critérios para estarem aptos a entrar no estudo,: ser uma empresa de origem brasileira; ter informações financeiras públicas; publicar os resultados individuais das marcas que possui; e gerar lucro econômico positivo.

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Uma observação de Laura é como o valor cresceu ao longo do tempo. "Em 2010, a 25ª posição valia R$ 87 milhões, em 2017 a última empresa do ranking valia R$ 413 milhões. Neste ano, a Hering vale R$ 520 milhões", disse. Veja o ranking completo abaixo.

Empresas mais valiosasValor de marcaPosição no ranking de 2020
1Itaú R$ 40,53 bilhões1
2BradescoR$ 27,51 bilhões2
3Skol (Ambev)R$ 18,82 bilhões3
4Brahma (Ambev)R$ 12,78 bilhões4
5NaturaR$ 10.22 bilhões5
6Banco do BrasilR$ 9,89 bilhões6
7PetrobrasR$ 3,27 bilhões7
8Magazine Luiza R$ 2,9 bilhões9
9VivoR$ 2,83 bilhões8
10AmericanasR$ 1,79 bilhão12ª
11XP Inc.R$ 1,77 bilhão10
12RennerR$ 1,74 bilhão11
13IpirangaR$ 1,16 bilhão13
14ClaroR$ 1,08 bilhãoNão estava
15CieloR$ 1,06 bilhão14
16DrogasilR$ 1,05 bilhão15
17Porto SeguroR$ 883 milhões16
18HavaianasR$ 860 milhões17
19Casas BahiaR$ 706 milhões18
20AssaíR$ 654 milhões19
21AtacadãoR$ 608 milhões20
22PagSeguroR$ 570 milhões22
23SulAmericaR$ 564 milhões21
24LocalizaR$ 551 milhões23
25HeringR$ 520 milhõesNão estava

Fonte: Money Times, Infomoney