Tecnologia domina lista das 10 marcas mais influentes no Brasil
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

O Google liderou a lista de dez marcas mais influentes do Brasil, trazida pela nona edição do estudo “The Most Influential Brands”. O ranking, realizado no Brasil pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos e divulgado na terça-feira (12), mostra oito das dez primeiras posições ocupadas por companhias de tecnologia.
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Veja o top 10:
- Samsung
- YouTube
- Netflix
- Lojas Americanas
- Amazon
- Facebook e Mastercard
- Natura e Nestlé
- Mercado Livre
- Microsoft
A influência das marcas é avaliada por seis temas: inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento online e o desempenho das marcas durante a pandemia de covid. O Google teve índices de 38% em inovação, 29% de confiança, 17% de presença, 11% de responsabilidade social, 5% de engajamento e 0% de resposta à covid.
Da lista acima, quatro são estreantes em relação à do ano passado: Netflix, Amazon e as nacionais Lojas Americanas e Natura. As Americanas foram um dos maiores destaques em engajamento onlline, enquanto a Natura foi mais associada à responsabilidade social.
Mesmo com tantas empresas de tecnologia na lista, cinco empresas do varejo ganharam seu espaço: além das citadas Lojas Americanas e Natura, tivemos a Nestlé, Mercado Livre e Amazon — as duas últimas também são do ramo do e-commerce, apesar do seu DNA digital. A Mastercard ainda aparece como a única representante do setor de crédito.
Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, a influência dessas empresas vai muito além da posição delas na lista. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas também formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.
Fonte: Ipsos