Netflix

"Com a Netflix, você tem o controle."
  • Fundação

    Estados Unidos, em 20 de Agosto de 1997

A Netflix foi fundada por Reed Hastings e Marc Randolph em 1997. Na época, a empresa trabalhava com locação de filmes, mas um ano mais tarde o serviço passou a oferecer entrega de DVDs pelos Correios através do site da companhia. Atualmente, a Netflix oferece filmes e séries por streaming e conta com cerca de 117 milhões de assinaturas ao redor do mundo. 

O modelo atual de negócio teve início em 2007. Na plataforma, os assinantes pagam uma mensalidade e têm acesso a milhares de títulos 24 horas por dia. Os conteúdos podem ser acessados em TVs conectadas, smartphones, tablets e videogames. Além da transmissão de filmes e séries de terceiros, desde 2013 a Netflix vem produzindo conteúdos originais, como House of Cards, Orange is the New Black, Stranger Things, Narcos e 13 Reasons Why.

A missão da Netflix é permitir que o acesso a filmes e programas de TV seja simples. Para isso, basta que o usuário faça um cadastro na plataforma e desfrute do serviço gratuitamente por 30 dias. Após o período de teste, o usuário pode se tornar assinante, ficando responsável por um pagamento mensal para ter acesso ilimitado aos títulos.

A Netflix chegou ao Brasil em 2011, quando anunciou contratos de licença com a Paramount Pictures, Sony Pictures Television, NBCUniversal International Television, TV Bandeirantes, ABC Television, CBS Television, Dorimedia, MGM, Lionsgate, Summit, Miramax, Relativity, BBC Worldwide, Televisa, Telemundo, TV Azteca, Caracol, Telefe e Disney.