Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que você precisa saber antes de comprar um MacBook usado

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Novembro de 2019 às 09h19

Link copiado!

O que você precisa saber antes de comprar um MacBook usado
O que você precisa saber antes de comprar um MacBook usado
Tudo sobre Apple

Comprar um MacBook é, literalmente, fazer um investimento. Logo, sua compra precisa ser a mais consciente possível para que seu produto tenha uma vida longa. Está pensando em comprar um MacBook em breve? Então fique de olho nas dicas que reunimos a seguir para você.

Processador

Se você pretende comprar um MacBook para utilizá-los por muitos anos, deve pôr em consideração o modelo do processador. A Apple está realizando a transição de chips da Intel para o Apple Silicon, baseados em ARM.

Continua após a publicidade

Embora grandes atualizações de sistema ainda continuem sendo disponibilizadas para a linha Intel nos próximos anos, tenha em vista que algumas novidades do macOS estarão disponíveis apenas para computadores com chip da Apple.

Entre em contato com o vendedor e pergunte sobre o modelo de processador equipado no MacBook que você deseja comprar. Uma dica valiosa é pedir print da janela "Sobre Este Mac" para não restarem dúvidas sobre esta informação.

Continua após a publicidade

Danos físicos

Avaliar as condições físicas de um produto é requisito bastante importante antes de fechar negócio, sobretudo um laptop como o MacBook. Peça fotos e vídeos ao vendedor e, se possível, agende uma avaliação do produto pessoalmente.

É importante que você tenha garantias que o hardware do MacBook está em perfeito estado, o que inclui o funcionamento do teclado, do trackpad e a preservação da tela. Danos físicos desvalorizam o produto e seu valor de revenda, além de se tornar um problema em curto prazo.

Continua após a publicidade

Teste ainda a conectividade de portas USB e de carregamento de energia. De modo geral, veja se a carcaça, provavelmente feita em alumínio, não está com riscos aparentes, amassados, manchas ou descascamentos.

Programa de recall

A vantagem de comprar um produto de "segunda mão" é que seus problemas de fábrica ou vícios já são conhecidos. Muitos problemas são relatados em fóruns e pela imprensa, o que facilita a busca por problemas que podem ser característicos de determinados modelos ou peças de hardware.

Continua após a publicidade

É comum que apareçam problemas em MacBook após algum tempo, seja na tela, no teclado ou na bateria. O site da Apple reúne uma lista com todos os produtos elegíveis ao recall - ou Programas de extensão de reparo e troca, como a Apple chama - e você pode acessá-la clicando aqui.

Questione se o vendedor tem conhecimento do recall disponível para o produto que você está interessado e se já precisou recorrer ao serviço. Se você vier a comprar um MacBook que esteja dentro de um programa de extensão de reparo e troca, considere levá-lo à loja da Apple ou autorizada mais próxima para que o reparo seja feito com suporte oficial, peças originais e sem custos.

Continua após a publicidade

Ciclos da bateria

Saber quantos ciclos de carga a bateria tem e quantos ainda restam ajuda a determinar quando é necessário substituir a bateria. Para obter melhor desempenho, a Apple recomenda a substituição da bateria quando ela atingir a contagem máxima de ciclos, o que irá depender do modelo do MacBook.

Por padrão, a contagem máxima de um laptop convencional é de 1.000 ciclos. Consulte clicando aqui o modelo do MacBook que você está interessado e qual é a capacidade limite de contagem de seu ciclo de bateria. Depois, peça ao vendedor para que o mesmo diga a você qual é o ciclo atual da bateria do Mac que você quer comprar.

Continua após a publicidade

Para isso, ele precisará abrir o aplicativo Informações do Sistema, que vem instalado no macOS, clicar em "Alimentação" e, depois, olhar a numeração que aparece em "Contagem de Ciclo" (imagem abaixo). Considere pedir um desconto pelo produto caso a capacidade máxima tenha sido excedida, ou coloque em seu orçamento o custo para substituição da bateria do seu próximo MacBook em curto prazo.

Atualizações do macOS

Por fim, chegamos ao ponto onde olhamos para o software, o macOS, no caso. Atualmente, MacBooks selecionados lançados a partir de 2015 podem ser atualizados para a mais recente versão do sistema da Apple, o 12.0 Monterrey. No próximo ano, ou seja, em 2022, os Macs de 2015, por exemplo, devem começar a perder compatibilidade com a próxima versão do macOS, e assim sucessivamente.

Continua após a publicidade

Ter o sistema mais recente significa que o MacBook usado provavelmente ainda tem um certo fôlego de vida. Quanto mais novo o software compatível, mais fácil será a manutenção do seu próximo laptop.

E aí, gostou das nossas dicas?