Dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu Mac

Dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 19 de Abril de 2021 às 19h50
Imagem: twenty20photos/Envato Elements

A vida útil da bateria em dispositivos portáteis é um assunto que gera bastante interesse, e muitos mitos, sobre como prolongar a durabilidade deste componente e como fazê-lo durar mais. Por ser uma parte do hardware sensível e fundamental, além do alto investimento para conserto, é natural a curiosidade pelo tema.

Neste artigo, vamos responder algumas questões que os donos de MacBook possam ter sobre a preservação da vida do útil da bateria. Além disso, quebraremos algumas crenças de modelos antigos, e ainda fáceis de encontrar no Google, que causam mais dúvidas e provocam o efeito contrário, danificam a bateria do notebook.

Aumente a vida útil da bateria do MacBook

Como funciona a bateria do MacBook?

Os MacBooks costumam ter um desempenho excelente de bateria em relação à concorrência. A Apple constantemente melhora sua tecnologia de durabilidade e preservação, tanto do componente físico quanto do software de gerenciamento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, a bateria dos novos MacBooks é composto por polímeros de lítio. Apesar da maioria de notebooks Apple ainda serem compostos de íons de lítio, a diferença é mínima e as instruções deste artigo servem para ambos os modelos.

Uma importante mensuração da saúde de bateria de um MacBook é determinado pela sua contagem de ciclos. Quanto maior for o resultado, menor tempo de vida útil.

A Apple garante até 1000 ciclos de recarga antes de iniciar a perda de capacidade da bateria. Isso não significa que ela vai deixar de funcionar, mas que não conseguirá reter 100% de carga, diminuindo progressivamente.

Mas o que são as contagens de ciclo da bateria?

Contagem de ciclos da bateria

O uso de energia da bateria provoca a movimentação de íons de lítio, em consequência, há perda de uma porcentagem pequena da sua capacidade total. Isso explica o processo de contagem de ciclo do macOS, visto que 1 ciclo se completa quando a bateria é carregada totalmente.

Quer saber como anda a contagem de ciclos da bateria do seu MacBook? Acesse o menu "Apple", clique em "Sobre Este Mac" > "Relatório de Sistema..." > "Alimentação" e visualize a informação contida em "Contagem de Ciclo".

Descubra quantos ciclos foram utilizados pela bateria do MacBook - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como manter a bateria saudável

Os novos MacBooks com chip M1 duram em torno de 16 horas longe do carregador. Para se ter uma ideia, em uma rotina de 5 a 6 horas por dia de uso, o notebook da Apple tem capacidade para durar pelo menos 6 anos, ou mais.

Porém, algumas recomendações básicas são necessárias para que o MacBook dure por mais tempo. Um dos principais fatores que prejudicam a saúde da bateria é a exposição em excesso ao calor. Em um país tropical como o nosso, é recomendável seguir as dicas abaixo para evitar o problema:

  • Mantenha-o longe da exposição ao sol por longos períodos.
  • Não o deixe sob a cama, sofá ou superfícies que tapam a circulação interna de ar.
  • É recomendável utilizar suportes para notebook para facilitar a ventilação.

Não tenha receio de utilizar programas pesados, jogos ou renderizações que costumam aumentam a temperatura interna do MacBook. A Apple mantém controle sobre a quantidade de calor que o notebook suporta. As dicas valem para situações extremas, em que a bateria esquenta mais do que o computador consegue gerenciar.

Outra recomendação básica é utilizar sempre carregadores originais, de preferência os que acompanham o MacBook, ou marcas famosas e bem recomendadas. Os novos notebooks da Apple utilizam alimentação via cabo USB-C e muitos hubs de portas de entrada oferecem a opção de carregamento. Nunca economize com esses dispositivos e, na dúvida, dê preferência aos que são vendidos no site oficial da Apple.

Como carregar a bateria do MacBook?

A grande dúvida dos usuários de notebook é a forma correta de utilizar seu aparelho e como deve carregá-lo para a bateria durar mais. A princípio, a melhor resposta sobre como usar o notebook é usá-lo exatamente como um notebook. Não entendeu? Vamos explicar.

Muitas pessoas ainda possuem a crença de que a bateria dos computadores viciam, e esse mito não surgiu do acaso. Muitos componentes de energia antigos tinham o costume de falhar rapidamente e apresentar vícios de funcionamento. Essa tecnologia é ultrapassada e devemos abandonar este termo. As baterias de íons de lítio não viciam, mas precisam de certos cuidados para manter sua vida útil prolongada por mais tempo.

Manter o MacBook o tempo todo na tomada, por exemplo, não é saudável para a bateria. Isso porque as baterias de íons de lítio precisam se movimentar para manter a sua estabilidade de funcionamento.

Se você trabalha o dia todo com o equipamento na tomada, não tem problema, basta, ocasionalmente, aproveitar pequenos intervalos de tempo (para almoçar ou tomar banho) e deixar a bateria trabalhar. Outra dica pode ser tirar o carregador da tomada antes de dormir e voltar a colocá-lo no outro dia. O ideal é que, por vezes, a bateria consuma de 10% a 15% da energia.

Se você utiliza o MacBook fora da tomara por longos períodos, não se preocupe, um notebook foi feito para isso. Certifique-se de, antes de tirá-lo da tomada, o MacBook esteja 100% carregado. Para evitar grandes desgastes com o descarregamento total, tente manter a bateria entre 20% e 80% de carga. Esse é o nível ideal para mantê-lo saudável por mais tempo.

Aviso: evite uma rotina frequente de descarga total da bateria. Além de prejudicar a saúde do componente, estará perdendo muitos ciclos e comprometendo a vida útil. Sempre que tiver uma tomada por perto aproveite para conectar ao MacBook (sempre seguindo as dicas anteriores).

Como o macOS gerencia a bateria do MacBook?

A cada atualização de sistema, a Apple tem melhorado bastante o gerenciamento e consumo de energia do MacBook. Além de ter recursos para aumentar a duração do aparelho longe da tomada, o macOS entende sua rotina de uso e funciona para não sobrecarregar a bateria com o descarregamento completo ou a sobrecarga de energia.

Por exemplo, se você costuma trabalhar das 10 horas às 18 horas com o conector ligado e, em seguida, passa a usar a bateria durante a noite, o sistema carrega a energia até os 80%. Então, um pouco antes do horário que você tira do carregador, completa a carga. Isso faz uma diferença enorme na vida útil da bateria. Por isso, mantenha sempre o seu MacBook atualizado.

Deixe sempre que o macOS trabalhe pelo bom funcionamento da sua bateria. Para verificar esse e outro parâmetros do gerenciamento de energia, acesse o menu "Apple" > "Preferências do Sistema..." > "Bateria". Na tela estará o histórico de consumo e os recursos de economia de energia.

Confira o relatório e gerenciamento de energia do macOS - Captura de tela: Lucas Watten (Canaltech)

Minha bateria deu problema, e agora?

Caso a sua bateria não esteja funcionando adequadamente, procure o Suporte Oficial da Apple com o número de série em mãos para resolver o seu caso.

Para achar o número de série, acesse o menu "Apple" > "Sobre Este Mac" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

A Apple poderá verificar se o aparelho está na garantia ou avaliar o custo de reparo. Seu MacBook também pode estar em um programa de recall, portanto, é importante verificar se a bateria está qualificada para conserto sem custos adicionais.

Esperamos ter esclarecido este assunto tão importante para a vida útil da bateria do MacBook. Mantenha sempre os cuidados de preservação e aproveite bem seu notebook Apple.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.