Como saber o processador do seu MacBook

Por Lucas Wetten | 12 de Março de 2021 às 20h20
Foto: Alexandre Debiève (Unsplash)

É sempre importante ficar por dentro da configuração do processador que está presente no seu Mac, seja para verificar a possibilidade de instalar novos softwares, jogos, ou para análise de comparações ao trocar de máquina.

Para saber detalhadamente tudo sobre o processador do seu MacBook, siga o passo a passo abaixo. Este tutorial se aplica a todos os produtos Macs que rodam o macOS, como Mac Mini, Mac Pro e MacBooks em geral.

Passo 1: na tela inicial, vá até o menu de navegação, clique no ícone da maçã e depois em "Sobre Este Mac".

Clique no ícone da maçã e depois em "Sobre Este Mac". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: uma janela vai se abrir com as informações básicas da sua máquina. Importante: caso vá compartilhar essas informações com alguém, evite mostrar a linha de "Número de Série", pois é referente unicamente à sua máquina. Para ver mais detalhes, clique em "Relatório do Sistema...".

Informações básicas do sistema já estarão disponíveis nesta tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: nesta nova janela, você terá uma visão geral do hardware do seu MacBook. Importante: assim como na janela anterior, caso vá compartilhar essas informações com alguém, evite mostrar a linha de "Número de Série (sistema)".

Informações mais detalhadas do sistema estarão nesta tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: para saber também qual a geração do processador do seu Mac, abra a lista de aplicativos, entre na pasta "Outros" e clique no aplicativo "Terminal". Outra maneira de abri-lo é pelo Spotlight, apertando Command + Espaço ou clicando direto no ícone de lupa do topo direito do menu de navegação e digitando para buscar por "Terminal".

Na lista de aplicativos, geralmente o Terminal fica na pasta "Outros". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: uma tela branca vai se abrir com duas linhas escritas, referentes a essa abertura do aplicativo. Copie o seguinte texto entre aspas, sem as aspas: "sysctl -n machdep.cpu.brand_string" e dê Enter.

O texto destacado em fundo preto é o colado de dentro das aspas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: pronto! O tipo de processador são os dois primeiros caracteres (i3, i5, i7 ou i9), enquanto a geração do processador do seu MacBook estará logo após o tipo. Caso comece com 2, se trata da segunda geração; caso comece com 3, se trata da terceira e assim por diante. No caso da imagem abaixo, se trata da quinta geração, pois começa com 5, onde está escrito "5350U" após o "i5".

Logo após o "i5", a numeração seguinte começa com 5, indicando que o processador se trata da quinta geração. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.